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Oportunidades gratuitas

Programa Território Criativo incentiva o crescimento de empreendedores

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Marcus Castro, Edição

O programa Território Criativo vai oferecer acesso gratuito a conteúdos, ferramentas e consultoria para empreendedores e estabelecimentos desenvolverem seu potencial criativo e de negócios no Distrito Federal.

O projeto de implementação do programa foi lançado nesta quarta-feira (30) pela Secretaria de Cultura do DF, em parceria com o Instituto Bem Cultural. Estão previstas quase duas mil horas de capacitação e consultorias, oferecidas por uma equipe multidisciplinar com atuação no Brasil e em outros países.

O time é formado por técnicos especializados em levar inspiração ao empreendedorismo de base e em despertar o olhar para as oportunidades da economia criativa. A curadoria dos conteúdos é coordenada pela especialista Ana Carla Fonseca, que já realizou projetos em 30 países.

Completam o time de consultores dez especialistas em diferentes áreas, como gestão, desenvolvimento de pessoas, design estratégico, prototipagem de ideias e projetos e legislação com foco em propriedade intelectual e direito autoral.

Para o secretário de Cultura, Guilherme Reis, o potencial do DF é grande, mas precisa de incentivo para gerar oportunidades. “Por isso criamos o Território Criativo, que fomenta o empreendedorismo na região de forma inclusiva e potencializa negócios para o desenvolvimento sustentável”, afirma.

A secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, acredita que essa via é fundamental para a sustentabilidade. “A gente tem uma visão de futuro na qual a cultura surge como um pilar muito importante para a economia e para o desenvolvimento social”, observa.

Para Leany, que representou o governador Rodrigo Rollemberg no evento, Brasília é “uma cidade vocacionada para a economia criativa e a inovação tecnológica”.

Roseane Braga, presidente do Instituto Bem Cultural, parceiro na gestão do programa, reafirmou o compromisso com as diretrizes do Território Criativo. “Estamos buscando dinamização e empoderamento deste setor em um momento muito difícil do País”, garante.

As atividades do Território Criativo terão início imediato com um circuito de encontros de formação em 14 regiões administrativas do DF. A primeira fase, entre setembro e dezembro de 2017, será voltada para empreendedores em atividade e aqueles interessados em atuar na área.

Vale para profissionais de segmentos diversos que usam a criatividade como diferencial, sejam desenvolvedores de tecnologia, pesquisadores, publicitários, comunicadores, editores, artistas, designers, artesãos, produtores e articuladores das áreas artística e cultural.

“Falamos de economia a partir de políticas públicas de cultura, e queremos promover também a inclusão das comunidades culturais historicamente excluídas”, explica o assessor especial para a Economia Criativa da Secretaria de Cultura, Gustavo Vidigal.

A segunda fase do programa, que se estende de janeiro a março de 2018, terá foco específico em empreendimentos com atuação nos setores de música, audiovisual e design.

Serão selecionados, por meio de convocatória, até 15 empreendimentos (cinco por setor) para um ciclo de aceleração em conteúdos mais avançados, além de mentoria com agentes de referência nos segmentos mobilizados.

DF se destaca no PIB criativo nacional

Os negócios relacionados à criatividade geraram uma riqueza de R$ 155,6 bilhões para o País, de acordo com a quinta edição do Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil, feito Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), com dados consolidados de 2015.

Os números mostram que Brasília tem grande potencial e ocupa o terceiro lugar do ranking do chamado PIB criativo, atrás apenas de São Paulo e Rio. Na comparação com a pesquisa anterior, o DF apresentou uma elevação de 20,4% no número de postos de trabalho da área.

A remuneração média mensal desses profissionais no DF é a segunda maior do País, abaixo apenas da de São Paulo.

O Território Criativo tem sede no anexo térreo da Biblioteca Nacional de Brasília, com sala de atendimento para consultorias e mentorias individuais ou de pequenos grupos, local de treinamento e área de coworking (compartilhamento de espaço de trabalho).

O espaço vai funcionar regularmente de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e tem como proposta ser um ponto de encontro e conexões de boas práticas para o empreendedorismo cultural do DF.

O plano de implantação desenvolve três eixos programáticos:

  • Atividades artísticas
  • Ações formativas
  • Residência de projetos

A primeira atividade após o lançamento será uma reunião de ocupação, nesta quinta-feira (31), das 15 às 17 horas.

O projeto conta com a gestão da Secretaria de Cultura do DF, em articulação com os especialistas do Instituto Bem Cultural, consultores externos e organizações parceiras, como o Sebrae-DF.

O circuito de atividades da primeira etapa do Território Criativo tem caráter de sensibilização e oferece oficinas participativas de quatro horas de duração

Os conteúdos são relacionados ao futuro do trabalho e empreendedorismo criativo, com programação em espaços dedicados à cultura.

Regiões e calendário de implementação do Território Criativo

Lago Norte – 31 de agosto, das 14 às 18 horas, no Galpão Bambu
Paranoá – 31 de agosto, das 19 às 23 horas, no CEDEP
Núcleo Bandeirante – 1º de setembro, das 14 às 18horas, na Casa das Redes
Planaltina – 1º de setembro, das 19 às 23 horas, na Casa Verde Jardim Cultural
São Sebastião – 2 de setembro, das 9 às 13 horas, no Espaço Beija Flor
Sobradinho – 2 de setembro, das 14 às 18 horas, na Praça das Artes Teodoro Freire
Gama – 4 de setembro, das 14 às 18 horas, no Espaço Cultural Lábios da Lua
Varjão – 4 de setembro, das 19 às 23 horas, na Casa de Cultura
Cruzeiro – 5 de setembro, das 14 às 18 horas, no Círculo Operário
Recanto das Emas – 5 de setembro, das 19 às 23 horas, no Espaço Cultural Ubuntu
Plano Piloto – 6 de setembro, das 14 às 18 horas, no Espaço Território Criativo, Biblioteca Nacional
Ceilândia – 6 de setembro, das 19 às 23 horas, na Casa Ipê
Taguatinga – 11 de setembro, das 14 às 18 horas, no Mercado Sul
Guará – 11 de setembro, das 19 às 23 horas, no Urbanos

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Mais segurança

Uber em Brasília terá botão de emergência com ligação para a Polícia Militar (190)

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Ao Vivo de Brasília
Botão de emergência Uber
Foto/Imagem: Freepik

O botão de emergência do aplicativo da Uber agora será integrado ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), com o objetivo de agilizar a resposta da Polícia Militar do DF (PMDF) em situações críticas.

A iniciativa foi oficializada nesta quinta-feira (24), durante assinatura de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a SSP-DF e a empresa privada. Com a integração, ao acionar o botão de emergência no aplicativo, usuários e motoristas compartilham automaticamente com as forças de segurança a localização em tempo real e dados da viagem — como placa, modelo, cor do veículo e informações do usuário e do condutor. O sistema funciona por meio da empresa RápidOS, que interliga a Uber ao Ciob.

O Distrito Federal é a primeira Unidade da Federação do Centro-Oeste a contar com a integração do aplicativo da Uber ao canal de emergência 190. “O DF tem uma política inovadora de proteção. Temos os melhores índices de segurança pública da história e sermos referência na segurança dos aplicativos é, com certeza, uma grande alegria”, destacou a vice-governadora Celina Leão, durante a cerimônia.

“Com base nessas informações, vamos conseguir rastrear o veículo de imediato. Mesmo que o dispositivo seja descartado, ainda teremos o registro do local onde isso ocorreu, o que facilita a atuação da Polícia Militar”, explicou o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar. Ele afirmou ainda que a parceria é um passo importante para a segurança na capital e pode servir de modelo para outras empresas.

Para a comandante da PMDF, Ana Paula Habka, a integração contribui com o trabalho da corporação. “A PMDF está sempre em apoio aquilo que a gente faz de melhor, que é a segurança. Mas para isso é muito importante que a gente se una com a sociedade civil, os equipamentos privados e a segurança pública. A gente agindo juntos, termina um papel melhor que é dar segurança tanto ao trabalhador, quanto ao usuário da Uber”, destaca.

A iniciativa marca o primeiro passo da parceria, mas ainda será necessário um período de integração entre os sistemas da Uber e da PMDF para definir os desdobramentos técnicos e operacionais da implementação.

Como vai funcionar

O botão de emergência — representado por um escudo — aparece para motoristas e usuários assim que a corrida começa, durante todo o trajeto. Ao selecionar a opção “Ligar para a Polícia”, o sistema encaminha, de forma automática, os dados do veículo, do motorista e a localização exata da ocorrência para a central de segurança. Em seguida, o usuário realiza a ligação para relatar a situação, já contando com o suporte das informações enviadas previamente.

A ferramenta utiliza sinais de GPS e redes Wi-Fi, captados pelo celular, para identificar com maior precisão o posicionamento dos dispositivos. “Nada muda para o usuário e para o motorista. Ambos continuam usando o mesmo aplicativo. A única diferença é que agora, quando ele ligar para o 190 através do aplicativo, a polícia vai receber um dado ainda mais importante, que é a localização e dados daquela viagem”, explica o gerente de Comunicação para Assuntos de Segurança da Uber no Brasil, Yuri VillaCorta.

O usuário que tiver a solicitação de viagem feita por um terceiro, também consegue fazer a solicitação de emergência. “Hoje, quando você vai pedir uma viagem para uma outra pessoa, há uma ferramenta que possibilita que aquela tenha acesso como usuário ativo e também consiga ligar para polícia”, acrescenta Villacorta.

Capacitação e proteção de dados

O acordo prevê também a adaptação tecnológica dos sistemas, capacitação de agentes de segurança e respeito integral à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Distrito Federal (GDF) com o uso de soluções tecnológicas avançadas para a prevenção de crimes, a proteção da vida e a promoção de um ambiente urbano mais seguro.

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3.844 bilhetes premiados

Nota Legal: 2º sorteio de 2024 ainda tem R$ 430 mil à espera de resgate

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indicação créditos Nota Legal 2024
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

Ainda restam 3.844 bilhetes premiados do segundo sorteio de 2024 do Nota Legal cujos contribuintes contemplados não indicaram suas contas bancárias para o recebimento dos prêmios. O valor total a ser resgatado é de R$ 431,2 mil, segundo dados da Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF).

A maior quantidade de bilhetes pendentes é de moradores do Plano Piloto, com 770 prêmios, que somam mais de R$ 85,3 mil. Em seguida, está Taguatinga, com 290 tíquetes premiados, totalizando R$ 34,7 mil. Já o Sudoeste/Octogonal concentra 209 bilhetes, correspondentes a R$ 33,3 mil. Há ainda 355 cupons sem região administrativa identificada, que acumulam R$ 36,4 mil em prêmios.

“Estamos reforçando o alerta para que as pessoas verifiquem se foram sorteadas e façam a indicação antes do dia 12 de maio, que é o prazo limite para informar a conta bancária”, alerta o secretário de Economia, Ney Ferraz.

Entre os prêmios não resgatados há premiações de até R$ 10 mil. “Identificamos também contribuintes que não resgataram R$ 5 mil, R$ 1 mil, R$ 200 e R$ 100”, detalha a coordenadora de Cadastro, Escrituração e Documentos Fiscais Digitais da Seec, Giovanna Botelho.

“O importante é que façam dentro do prazo porque o contribuinte que não fizer a indicação até lá, está abrindo mão do direito ao prêmio”, complementa. O montante é, assim, recolhido ao Tesouro do DF. Giovanna explica que o segundo sorteio foi realizado em 13 de novembro de 2024, e os bilhetes pendentes de indicação pertencem ao 3º e último lote de contemplados.

Para indicar a conta bancária para recebimento dos valores, o contribuinte deve acessar o site do Nota Legal, fazer login na área restrita e preencher os dados solicitados. A Seec-DF também envia e-mails alertando sobre a necessidade da indicação, e informa que a consulta da premiação pode ser feita diretamente no portal do Nota Legal. Mas, fique atento: a Secretaria não utiliza o WhatsApp para esse tipo de comunicação.

Prêmio de R$ 1 milhão

O primeiro sorteio de 2025 do Nota Legal está previsto para 21 de maio. Serão 12.600 tíquetes premiados, que somarão R$ 3,5 milhões em prêmios. Pela primeira vez, o principal será de R$ 1 milhão — anteriormente, o valor era de R$ 500 mil. Para participar deste sorteio, é necessário estar habilitado conforme as regras do programa.

Os bilhetes do primeiro sorteio do ano estarão disponíveis para consulta a partir do dia 7 de maio. Por meio dessa verificação, os contribuintes poderão conferir quais bilhetes foram gerados a partir de suas notas fiscais.

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