Órgãos do GDF terão de informar atividades realizadas e padrão de atendimento

Conhecer a função e os serviços de cada órgão público é primordial para que o cidadão desfrute plenamente de seus direitos. Com informação, ele não só sabe quem procurar, mas tem condições de exercer o controle social sobre o Estado e, assim, contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento. Ainda neste ano, ficará mais fácil para o brasiliense praticar a cidadania. Todos os órgãos do governo do Distrito Federal terão de elaborar a Carta de Serviços ao Cidadão.
É como se fosse um catálogo dos serviços executados. Além da descrição das competências em si, a carta deverá trazer os requisitos de acesso por parte do cidadão, as etapas do processo, os modos de prestação de atendimento e os prazos, entre outras informações. Os órgãos também terão de informar os padrões de qualidade de atendimento: as prioridades, o tempo de espera, os procedimentos para lidar com reclamações, os mecanismos de consulta sobre a execução do serviço, os meios alternativos na falta de sistema informatizado e as estruturas mínimas das unidades de atendimento.
O decreto que institui a Carta de Serviços ao Cidadão foi assinado na manhã desta quarta-feira (25) pelo governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, no Palácio do Buriti. Na ocasião, uma solenidade lembrou o Dia Nacional do Ouvidor — 16 de março. Durante o evento, o chefe do Executivo local relatou a experiência de viajar, no início da manhã de hoje, no Expresso Sul. Para ele, fazer o trajeto do Gama à Rodoviária do Plano Piloto foi uma oportunidade de conversar com os passageiros sobre os problemas cotidianos. “Temos a obrigação de ouvir a população, porque ela, mais do ninguém, conhece os problemas e consegue apontar caminhos para as soluções”, afirmou.
O controlador-geral do DF, Djacyr Cavalcanti de Arruda Filho, disse que a Carta de Serviços ao Cidadão é um instrumento de fiscalização. “A carta esclarece o que cada órgão oferece de serviços e é um compromisso do Estado com a população.”
De acordo com a norma, os órgãos terão 120 dias para apresentar a minuta do documento à Ouvidoria-Geral, subsecretaria da Controladoria-Geral do DF. Após a aprovação, a Carta de Serviços ao Cidadão deverá ser exposta em um ponto de fácil visualização em cada local de atendimento e publicada na respectiva página na internet.
O decreto assinado hoje também impõe aos órgãos a realização periódica de pesquisa de satisfação. O objetivo é assegurar a participação popular na avaliação dos serviços e subsidiar o gestor na tomada de decisões.
Presente à solenidade desta quarta, o ministro-ouvidor do Tribunal de Contas da União (TCU), José Lúcio Monteiro Filho, disse esperar que a Carta de Serviços ao Cidadão não seja apenas uma formalização da lei, mas uma ferramenta de trabalho. ” O ouvidor é um cidadão que tem a chance de conversar com cada um que começa indignado e, dependendo do tratamento, termina bem atendido.”

Aos domingos e feriados
Vai de Graça: passageiros comemoram transporte público gratuito

Brasilienses, bem como os demais cidadãos que circulam pela capital, agora contam com transporte público gratuito aos domingos e feriados, por meio do programa Vai de Graça, lançado pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Neste primeiro domingo (9) da iniciativa, as estações de ônibus e metrô registraram reforço na frota e aumento no número de viagens, garantindo maior conforto e satisfação aos passageiros.
“Acho que é uma iniciativa muito boa, porque nos proporciona mais possibilidades de lazer no domingo, sem pesar no bolso”, elogiou Marla Gabrielle Marques, 21, uma das beneficiadas pelo transporte público neste domingo e também durante o Carnaval.
Acompanhada pelo namorado e pela irmã, a analista de marketing aproveitou o Vai de Graça para ir do Guará a Santa Maria, onde foi visitar a mãe: “Já faríamos essa viagem, mas a gratuidade foi um incentivo a mais. Com isso, economizamos quase R$ 40”.
Matheus Marques, 28, também comemorou o benefício do transporte gratuito. Morador de Águas Claras, ele economizou R$ 55 ao viajar para o Plano Piloto.
“Eu pensava em pedir um transporte de aplicativo, mas tive essa excelente surpresa ao poder viajar de graça; é uma ótima economia, especialmente com o aumento dos preços”, reforçou Matheus, que planeja investir a quantia poupada no bem-estar de seus filhos pequenos.
Leydiane Jesus Tavares, 29, deixou cedo o terminal de BRT em Santa Maria, que está em processo de ampliação pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), para uma corrida de rua na Esplanada dos Ministérios.
Além da gratuidade, ela notou um aumento na frota de ônibus: “Foi muito bom, pois agora podemos nos programar com mais tranquilidade no fim de semana”. Ela economizou cerca de R$ 24 com a medida.
Já Carla Margareth Gomes, 43, soube da novidade assim que chegou ao metrô do ParkShopping. “Foi uma surpresa muito boa”, afirmou a professora, que tomava o rumo de Ceilândia para visitar uma amiga.
“Nos próximos domingos, vou me organizar melhor para aproveitar ainda mais essa iniciativa do governo”, disse ela, que estima ter economizado mais de R$ 10.
Resultado satisfatório
Com mais de 2,5 milhões acessos ao Vai de Graça nos quatro dias de folia, índice cerca de 46,5% maior do movimento total da população no feriado de Carnaval do ano passado, a iniciativa tem apresentado bons resultados.
“O programa Vai de graça foi um sucesso, e atingimos o objetivo, que é universalizar o acesso, ou seja, permitir que as famílias possam andar no transporte público e conhecer o DF”, ressaltou o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.
Acompanhando de perto o andamento e a adesão ao programa, o titular da Semob-DF anunciou: “Vamos monitorar e fazer os ajustes necessários para que todos possam ter acesso livre ao transporte público”.
O dia com maior movimentação durante o Carnaval foi a segunda-feira, quando foram transportados mais de 770 mil passageiros nas viagens de ida e volta. Mas o maior crescimento em relação ao ano anterior foi neste domingo, que registrou 491.985 acessos em 2025 contra 260.481 acessos em 2024, cerca de 89% de aumento.
Nesta segunda, 10 de março
Semana começa com 428 oportunidades de emprego no Distrito Federal

As agências do trabalhador do DF abrem nesta segunda-feira, 10 de março de 2025, com 428 oportunidades de emprego. Há vagas para candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência.
O posto que oferece mais oportunidades é o de auxiliar de cozinha. São 30 vagas para trabalhar na Zona Industrial do Guará, com salário de R$ 1.584,71. A chance não exige experiência e nem escolaridade.
Já o maior salário oferecido nesta segunda, R$ 4 mil + benefícios, é para o cargo de Operador de Pavimentadora (1 vaga), em Planaltina. O segundo maior salário do dia, R$ 3 mil + benefícios, é para a vaga de Apontador de Produção (1 vaga), também para trabalhar em Planaltina. Ambas oportunidades exigem experiência na área e ensino médio completo.
Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 14 agências do trabalhador. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.
Empregadores que desejam ofertar vagas ou utilizar o espaço das agências do trabalhador para entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou solicitar atendimento pelo e-mail [email protected]. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).
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