Reforço à cidadania
Na Hora chega aos 15 anos com mais de 30 milhões de atendimentos realizados

Em 15 anos de existência, o Na Hora deu importante reforço à cidadania no Distrito Federal e já acumula mais de 30 milhões de atendimentos à população local. Em solenidade nesta quinta-feira (22), o governador Rodrigo Rollemberg parabenizou os servidores pela excelência do trabalho prestado.
Para Rollemberg, o Na Hora é uma conquista da população brasiliense. A entidade pública traz comodidade, conforto e principalmente agilidade para que as pessoas possam tirar documentos diversos ou resolver alguma pendência em órgãos do governo, tudo ao mesmo tempo.
Os resultados, segundo o governador, são relevantes nesses 15 anos do órgão, completados na terça-feira (20), e se explicam com o envolvimento dos trabalhadores. “O sucesso do Na Hora é graças a vocês, que fazem com que seja um dos serviços mais bem reconhecidos e mais bem avaliados pela população de Brasília”, pontuou.
Para marcar a data, um certificado de honra ao mérito foi entregue à primeira funcionária do órgão, Graziela Maria Fernandes das Neves. O governador fez as honras e agradeceu à servidora por sua dedicação.
Graziela começou a trabalhar em 2000 na concepção do projeto do Na Hora. Em junho de 2002, juntamente com a equipe responsável, ela inaugurou a primeira unidade, na Rodoviária do Plano Piloto. A servidora também atuou na criação das outras instalações.
Gestora de Políticas Públicas do Governo, Graziela atua, agora, na desativação do lixão da Estrutural. “Todo órgão público presta serviços, mas o Na Hora tem que tratar o cidadão com um diferencial maior”, disse ela. “É um atendimento rápido, ágil e eficiente. Eu fico muito orgulhosa de ver que esse governo vem trabalhando para melhorar a qualidade dos serviços prestados.”
Aeroporto de Brasília ganhará posto do Na Hora
Parceria entre a Secretaria de Justiça e Cidadania e a Inframerica possibilitará a abertura de uma unidade do Na Hora no Aeroporto Internacional de Brasília. A previsão é que o local comece a funcionar em setembro, no segundo piso do terminal.
O anúncio foi marcado com a assinatura do termo de cooperação entre as duas partes, representadas pelo secretário de Justiça e Cidadania, Arthur Bernardes, e pelo diretor de Cooperação da Inframérica, Juan Horacio Djedjeian.
A unidade do aeroporto de Brasília terá posição estratégica para melhor atender também os migrantes – pessoas que saem de um local para outro dentro do mesmo País.
“Batalhamos para oferecer um melhor serviço para os passageiros, e ter o Na Hora no aeroporto será um diferencial”, salientou o diretor da Inframérica.
O secretário Arthur Bernardes estimou que o novo local atenderá 2 mil pessoas por dia. Entre os serviços oferecidos pela unidade está a emissão do passaporte, que estava concentrada apenas no posto do Riacho Fundo I.
Outros serviços que serão ofertados no aeroporto:
- 2ª Via da conta de água (Caesb) e de luz (CEB)
- Emissão da Identidade (RG)
- Procon
- Emissão de Guia do Seguro Obrigatório (DPVAT)
- Consulta a processos (TJDFT)
- 2ª via de multas de transito (Detran)
- IPVA
- Nada Consta de débitos do governo
- Certidão negativa (TJDFT)
Ainda não há estimativa de custo, pois parte das instalações e do mobiliário está sendo obtida por meio de doações. O espaço é cedido, sem custo de locação.

3.844 bilhetes premiados
Nota Legal: 2º sorteio de 2024 ainda tem R$ 430 mil à espera de resgate

Ainda restam 3.844 bilhetes premiados do segundo sorteio de 2024 do Nota Legal cujos contribuintes contemplados não indicaram suas contas bancárias para o recebimento dos prêmios. O valor total a ser resgatado é de R$ 431,2 mil, segundo dados da Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF).
A maior quantidade de bilhetes pendentes é de moradores do Plano Piloto, com 770 prêmios, que somam mais de R$ 85,3 mil. Em seguida, está Taguatinga, com 290 tíquetes premiados, totalizando R$ 34,7 mil. Já o Sudoeste/Octogonal concentra 209 bilhetes, correspondentes a R$ 33,3 mil. Há ainda 355 cupons sem região administrativa identificada, que acumulam R$ 36,4 mil em prêmios.
“Estamos reforçando o alerta para que as pessoas verifiquem se foram sorteadas e façam a indicação antes do dia 12 de maio, que é o prazo limite para informar a conta bancária”, alerta o secretário de Economia, Ney Ferraz.
Entre os prêmios não resgatados há premiações de até R$ 10 mil. “Identificamos também contribuintes que não resgataram R$ 5 mil, R$ 1 mil, R$ 200 e R$ 100”, detalha a coordenadora de Cadastro, Escrituração e Documentos Fiscais Digitais da Seec, Giovanna Botelho.
“O importante é que façam dentro do prazo porque o contribuinte que não fizer a indicação até lá, está abrindo mão do direito ao prêmio”, complementa. O montante é, assim, recolhido ao Tesouro do DF. Giovanna explica que o segundo sorteio foi realizado em 13 de novembro de 2024, e os bilhetes pendentes de indicação pertencem ao 3º e último lote de contemplados.
Para indicar a conta bancária para recebimento dos valores, o contribuinte deve acessar o site do Nota Legal, fazer login na área restrita e preencher os dados solicitados. A Seec-DF também envia e-mails alertando sobre a necessidade da indicação, e informa que a consulta da premiação pode ser feita diretamente no portal do Nota Legal. Mas, fique atento: a Secretaria não utiliza o WhatsApp para esse tipo de comunicação.
Prêmio de R$ 1 milhão
O primeiro sorteio de 2025 do Nota Legal está previsto para 21 de maio. Serão 12.600 tíquetes premiados, que somarão R$ 3,5 milhões em prêmios. Pela primeira vez, o principal será de R$ 1 milhão — anteriormente, o valor era de R$ 500 mil. Para participar deste sorteio, é necessário estar habilitado conforme as regras do programa.
Os bilhetes do primeiro sorteio do ano estarão disponíveis para consulta a partir do dia 7 de maio. Por meio dessa verificação, os contribuintes poderão conferir quais bilhetes foram gerados a partir de suas notas fiscais.
Auxílio mensal de R$ 150
Novos beneficiários do DF Social têm até 27 de abril para abrir conta no BRB

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) selecionou 1.801 novas famílias beneficiárias do programa DF Social para abrir conta no Banco de Brasília (BRB) e ter acesso ao auxílio mensal de R$ 150. Para garantir o recebimento do próximo pagamento, é necessário que o cidadão tenha a conta social (não se trata de uma conta bancária comum) aberta até as 18h do próximo domingo (27).
Aqueles que não fizerem o procedimento no prazo estabelecido terão que aguardar nova rodada de contemplação. A abertura da conta social deve ser feita pelo aplicativo BRB Mobile. Basta seguir o passo a passo neste link.
Para saber se foi contemplado, o cidadão deve fazer a consulta no site GDF Social e confirmar se está entre os beneficiários. No portal, em Consulta DF Social, é necessário informar o CPF e a data de nascimento do responsável familiar, conforme declarado no Cadastro Único. Após esse procedimento, aparece mensagem na tela informando se a pessoa está ou não na lista de contemplados.
“Recebemos muitas mensagens de que as pessoas abriram as contas e não receberam o valor, mas ao investigar caso a caso, geralmente a pessoa não foi contemplada ou abriu a conta errada ou fora do prazo. Então, é importante que, antes de tudo, o cidadão verifique se foi contemplado. Depois disso, abra a conta correta e dentro do prazo”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra. A abertura de contas dentro de um prazo específico é necessária para que o BRB confeccione o cartão e encaminhe à agência para busca posterior.
O DF Social é o programa de transferência de renda do Governo do Distrito Federal (GDF) que concede R$ 150 mensais destinado às famílias de baixa renda residentes no Distrito Federal. Têm direito ao benefício os grupos com renda per capita de até meio salário mínimo inscritos no Cadastro Único, entre outros critérios. A contemplação é feita por meio de seleção automática, cruzando critérios do programa com os cadastros únicos.
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