Faturamento
Metrô arrecada R$ 4,6 milhões com espaço publicitário em 2016

Saulo Araújo
Quem tem o hábito de usar o metrô diariamente percebeu o aumento de propagandas nas estações e trens. A locação de espaços publicitários e ações comerciais pela Companhia do Metropolitano DF tem elevado, ainda que timidamente, a arrecadação do sistema de transporte. Em 2016, a empresa angariou R$ 4,6 milhões com essa finalidade, um aumento de 43% em relação a 2015.
A atual diretoria do Metrô, em 2015, percebeu que as estações e carros tinham potencial para atrair empresários interessados em exibir suas marcas e decidiu regulamentar as atividades comerciais. A opção de maior visibilidade é o envelopamento de todo o trem ou de parte dele.
Além de ser exposta para mais de 170 mil pessoas que utilizam esse transporte diariamente, a marca ainda atinge um público grande que não está nas estações, mas que vê as composições se deslocando em diversos pontos da cidade. Atualmente, três trens em circulação estão adesivados.
Outra modalidade é a utilização de painéis publicitários e o adesivamento ou pintura de paredes, teto ou até mesmo o chão de estações. O Metrô também passou a arrecadar mais com a autorização de estandes, quiosques e o aluguel de espaços para que bancos instalem caixas eletrônicos.
A próxima etapa é locar pontos para colocação de máquinas de dispensadores, aquelas em que a pessoa deposita moedas ou notas e o equipamento ejeta bebidas, alimentos e até brinquedos.
Estimativa de crescimento em 2017
O diretor financeiro e comercial do Metrô, Gilberto Pompilio de Melo, trabalha com uma projeção ainda maior para arrecadação para este ano. “Os empresários estão percebendo que vale a pena investir em publicidade no metrô. Esperamos elevar em pelo menos mais 50% a arrecadação em 2017.”
A companhia oferece diversas possibilidades para quem quer tornar a marca mais conhecida. São 400 painéis publicitários nas 24 estações em operação, 700 painéis laterais, 1,3 mil sancas (as partes de cima das portas e das janelas) e 260 cabeceiras (as paredes internas frontais e traseiras de cada vagão) no interior dos 29 trens que circulam pelos 42 quilômetros de via.
Um estudo produzido em 2015 indica por que vale a pena investir em publicidade no Metrô. O perfil de quem utiliza o meio de transporte é altamente consumidor: 81% integram as classes B e C; 13% a classe A; e 7% dos usuários pertencem às classes D e E. Mais de 40% têm nível superior e 56% têm renda familiar de até R$ 4 mil.
Agência Brasília

Auxílio mensal de R$ 150
Novos beneficiários do DF Social têm até 27 de abril para abrir conta no BRB

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) selecionou 1.801 novas famílias beneficiárias do programa DF Social para abrir conta no Banco de Brasília (BRB) e ter acesso ao auxílio mensal de R$ 150. Para garantir o recebimento do próximo pagamento, é necessário que o cidadão tenha a conta social (não se trata de uma conta bancária comum) aberta até as 18h do próximo domingo (27).
Aqueles que não fizerem o procedimento no prazo estabelecido terão que aguardar nova rodada de contemplação. A abertura da conta social deve ser feita pelo aplicativo BRB Mobile. Basta seguir o passo a passo neste link.
Para saber se foi contemplado, o cidadão deve fazer a consulta no site GDF Social e confirmar se está entre os beneficiários. No portal, em Consulta DF Social, é necessário informar o CPF e a data de nascimento do responsável familiar, conforme declarado no Cadastro Único. Após esse procedimento, aparece mensagem na tela informando se a pessoa está ou não na lista de contemplados.
“Recebemos muitas mensagens de que as pessoas abriram as contas e não receberam o valor, mas ao investigar caso a caso, geralmente a pessoa não foi contemplada ou abriu a conta errada ou fora do prazo. Então, é importante que, antes de tudo, o cidadão verifique se foi contemplado. Depois disso, abra a conta correta e dentro do prazo”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra. A abertura de contas dentro de um prazo específico é necessária para que o BRB confeccione o cartão e encaminhe à agência para busca posterior.
O DF Social é o programa de transferência de renda do Governo do Distrito Federal (GDF) que concede R$ 150 mensais destinado às famílias de baixa renda residentes no Distrito Federal. Têm direito ao benefício os grupos com renda per capita de até meio salário mínimo inscritos no Cadastro Único, entre outros critérios. A contemplação é feita por meio de seleção automática, cruzando critérios do programa com os cadastros únicos.
Terça-feira, 22 de abril
Semana pós-feriado começa com 1.169 vagas de emprego no Distrito Federal

As agências do trabalhador do DF oferecem, nesta terça-feira (22), 1.169 vagas para quem procura um emprego. Há posições para candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência.
A vaga com o maior salário do dia, R$ 4mil + benefícios, é para Técnico em Segurança do Trabalho, para trabalhar no Zona Industrial do Guará. Os candidatos precisam ter ensino médio completo e experiência comprovada.
O cargo com mais oportunidades abertas é o de servente de obras, em São Sebastião. São 121 vagas, com salário de R$ 1.518. Os candidatos precisam ter ensino fundamental completo, mas não é cobrada experiência.
Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.
Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das Agências do Trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).
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