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SOS Makeup

Mercado de beleza ganha força e cresce no Brasil durante a pandemia

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mercado de beleza
Foto/Imagem: Getty Images


Contrariando as estimativas de crise financeira, diante da pausa forçada que a pandemia de Covid-19 impôs ao mundo, no Brasil um setor mostrou ser capaz de enfrentar os mais diversos desafios e se manter em destaque – estamos falando do mercado de beleza. O setor, que tinha tudo para ser atingido com a baixa nos pedidos pela especificidade da doença de encobrir o rosto com as máscaras de proteção do vírus, mostrou que as mulheres não deixaram de lado a rotina de beleza. Segundo a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) houve uma alta de 21,9% nas vendas de produtos de cuidados com a pele. O crescimento pode estar atrelado à sensação de bem-estar e cuidado pessoal.

Sem poder sair de casa, sem as festas, cinemas ou idas aos restaurantes, o lazer foi comprometido, levando as pessoas para uma busca de cuidados e atenção para consigo mesmo. Isso mostra que a diminuição da circulação social não reduziu o desejo de cuidar da vaidade.

Com esse cenário, o mercado de beleza decolou e o mais novo e famoso skincare se tornou a menina dos olhos do público feminino. Isso pode ser percebido na Capital Federal do país. É o que explica a especialista em maquiagens e beleza e também proprietária da SOS Makeup, Letícia Coutinho. “No início da pandemia, as pessoas reclusas reduziram o consumo. Depois, começaram a se cuidar em casa, tirar fotos para postar em redes sociais, evidenciar os olhos, por conta das máscaras e cuidar da pele. Além de batom mais resistente, os produtos de skincare, máscaras de cílios, delineadores e produtos para sobrancelhas tiveram uma alta procura”, esclarece.

Letícia enfatiza que percebeu uma nova forma de consumo, em que as mulheres começaram a buscar por máscaras de cílios, delineadores de cor preta e coloridos e produtos de cuidados com a pele. “Percebemos em nossa empresa que a procura por esses produtos teve um aumento de 30 a 40%”.

O que mudou no universo da maquiagem após a pandemia?

Coutinho, como especialista em maquiagem, explica que as mulheres estão consumindo novos produtos, pois ficaram muito tempo sem renovar seu estoque, devido ao isolamento social. Além disso, ficaram um período considerável sem ter cuidados com a aparência, e agora, com o retorno gradativo do trabalho presencial, voltaram a se empenhar em adquirir determinados produtos de cuidados com a beleza.

Que tipo de produtos uma mulher pode investir e comprar para realçar a beleza mesmo com o uso de máscara?

Letícia esclarece que por mais que a máscara cubra grande parte do rosto, as mulheres não conseguem fazer a maquiagem incompleta. Por isso, realizam todo o procedimento para a produção de uma make e investem na produção dos olhos, em batons com alta fixação e as mais básicas usam um lip tint ou um gloss.

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2024

BRB registra lucro líquido de R$ 282 milhões e avança em todas as frentes

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Ao Vivo de Brasília
BRB ganha Banking Awards pelo terceiro ano consecutivo
Foto/Imagem: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O Banco BRB encerrou o ano de 2024 com avanços na execução do planejamento estratégico. O lucro líquido recorrente foi de R$ 282 milhões, representando um crescimento de 40,9% em relação a 2023. O resultado operacional do banco alcançou R$ 385 milhões no ano, crescimento de 149,5%.

Com uma estratégia baseada na diversificação, expansão nacional e foco no cliente, o BRB elevou seus ativos totais para R$ 61 bilhões (+24,1%). A carteira de crédito superou os R$ 43 bilhões (+20,2%), com destaque para o crédito imobiliário, que ultrapassou R$ 12 bilhões (+29,7%), consolidando o BRB como líder no DF, e para o crédito rural, que cresceu 38,9% e se aproximou de R$ 2 bilhões. O crédito para pessoas jurídicas também apresentou crescimento consistente, atingindo R$ 5,7 bilhões (+14,8%).

A política de gestão ativa da carteira – com a aquisição de R$ 4,6 bilhões em operações de baixo risco e a cessão de R$ 5,9 bilhões em carteiras menos estratégicas – permitiu uma alocação mais eficiente de capital e contribuiu diretamente para a redução da inadimplência e melhora da rentabilidade.

A margem financeira somou R$ 3,1 bilhões, com alta de 15,1% em relação a 2023. O índice de inadimplência total do conglomerado ficou em 1,32%, abaixo da média do sistema financeiro nacional (3,00%) e em patamares mais baixos nas carteiras imobiliária (0,56%) e rural (0,28%).

“O desempenho de 2024 reflete o amadurecimento da estratégia de transformação do BRB. Modernizamos a operação, melhoramos a experiência do cliente, fortalecemos o crédito e nos consolidamos como um banco completo, eficiente e digital, comprometido com o desenvolvimento econômico e social”, destaca o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

As captações totalizaram R$ 54,4 bilhões, crescimento de 23,8% em 2024. Destaque para os produtos LCI e LCA, que atingiram R$ 10,2 bilhões (+32,3%), e os depósitos judiciais, que chegaram a R$ 17,7 bilhões (+32%).

O índice de Basileia encerrou o ano em 12,94%, mesmo após o forte crescimento da carteira de crédito. Esse patamar foi sustentado por dois aumentos de capital realizados ao longo do ano, que somaram R$ 1,04 bilhão, garantindo robustez para a expansão futura.

A base de clientes atingiu 8,9 milhões (+17,4%), com presença em 95% dos municípios brasileiros. O Super App do banco, desenvolvido no Vale do Silício, foi responsável por 97,5% das transações realizadas em 2024 e segue com nota 4,8 nas plataformas digitais, consolidando a estratégia digital da instituição.

Outros destaques do ano:

• Segmento de seguridade: R$ 1,3 bilhão em prêmios (+20,6%) e lucro líquido de R$ 121,4 milhões.
• BRB Investimentos: ativos sob gestão de R$ 6,65 bilhões (+54,4%).
• 1.042 pontos de atendimento em 19 estados e no DF, com 14 novas unidades abertas em 2024.
• Liderança na concessão de crédito habitacional no DF e destaque nacional no financiamento rural.
• Investimentos expressivos em inovação, com parcerias no Vale do Silício e aceleração de soluções com IA.
• Mais de R$ 2 bilhões operacionalizados em programas sociais do GDF, beneficiando 398 mil famílias.
• Modernização da mobilidade urbana no DF, com mais de 11 milhões de viagens por aproximação e 3,9 milhões de recargas via Pix.

Com atuação nacional e vocação pública, o BRB segue avançando como um dos bancos mais inovadores e completos do País, combinando rentabilidade, impacto social e excelência no atendimento.

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Onde tudo começou

Marco Zero ganha iluminação especial para os 65 anos de Brasília

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Ao Vivo de Brasília
Marco Zero Brasília
Foto/Imagem: Renato Alves/Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Companhia Energética de Brasília (CEB), vai instalar uma iluminação cênica no Marco Zero da capital, localizado no Buraco do Tatu, na Zona Central de Brasília. A ação faz parte das comemorações dos 65 anos da capital federal.

O local marca exatamente o ponto onde se iniciou a construção de Brasília e agora ganha destaque com a nova tecnologia para realçar ainda mais o local, que se transformou em um novo ponto turístico desde que foi redescoberto no ano passado.

O projeto foi desenvolvido pela CEB, com colaboração do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), do 6º Batalhão da Polícia Militar e do Arquivo Público do Distrito Federal. O novo sistema conta com projetores especiais que iluminam, de forma precisa, o ponto central marcado no asfalto e as esculturas em alto relevo que representam o Plano Piloto nas laterais do local.

O sistema RGB tem capacidade para até 3 milhões de combinações de cores, possibilitando ambientações variadas em datas comemorativas e eventos especiais. A iluminação será controlada remotamente e integrada ao Centro de Comando Operacional (CCO) da CEB, garantindo monitoramento em tempo real e correção de falhas.

“O Marco Zero é o coração simbólico de Brasília, onde tudo começou. Iluminar esse espaço com tecnologia de última geração é mais do que uma ação de infraestrutura, é um gesto de respeito à nossa história e à memória da cidade. É um presente que entregamos com muito orgulho aos brasilienses”, afirma Edison Garcia, presidente da CEB.

Com investimento de R$ 70 mil, o sistema será entregue na semana de comemoração do aniversário de Brasília, entre 17 e 21 de abril.

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