Curta nossa página

Cinema, música e teatro

Festival Flutua vai do jazz ao samba a partir desta quinta, 1º de outubro

Publicado

Foto/Imagem: Divulgação


Assunto que tem conquistado até mesmo a imprensa internacional, o Festival Flutua, primeiro festival flutuante do Brasil, começa nesta quinta, 1º de outubro, às 16h30, no laguinho do estacionamento 10 do Parque da Cidade. A programação traz, entre outras atrações, jazz aos sábados, samba aos domingos e cinema todos os dias. Alguns destaques são tributo à Billie Holiday (jazz) e mostra Centenário Federico Fellini (cinema). Evento segue até o dia 31 de outubro também com apresentações de teatro. Os ingressos a preços acessíveis e meia entrada social podem ser adquiridos pela internet.

Inspirado na pluralidade da arte e cultura de Brasília, o line-up musical do Flutua contará com shows de axé, samba, jazz, funk, pop, rock e MPB. Predominantes no evento, o samba ficará a cargo do descontraído grupo Samba Urgente, enquanto o jazz ao pôr-do-sol ficará sob o comando do inigualável BSB Organ Trio, que receberá artistas convidados para homenagear grandes nomes do gênero musical, celebrando os 105 anos Billie Holiday, os centenários do nascimento de Charlie Parker, Dave Brubeck e Peggy Lee, e a sonoridade inconfundível e cheia de soul de Ray Charles.

A bordo de boias personalizadas em formatos de flamingos, unicórnios, patos e cisnes, o público também poderá se divertir com filmes clássicos e campeões de bilheteria que são ambientados na água na Mostra Flaminguinho (para crianças) e na Mostra à Deriva (aventura, romance e terror). Lenda do cinema italiano, o diretor Federico Fellini recebeu atenção especial com uma mostra de seus principais filmes no centenário de seu nascimento.

Outra novidade é o Cinemúsica, que mescla música e cinema com releituras de trilhas sonoras que marcaram a sétima arte. As sessões são dedicadas a integrar o trabalho de músicos, DJs e VJs da cidade que irão apresentar uma paisagem sonora elaborada a partir das referências de filmes icônicos do cinema nacional e mundial, mesclando elementos sonoros dos filmes e de seus projetos musicais.

A curadora é assinada por Hyago Brayhan, Dj e performer brasiliense conhecido como Cobogó Elétrico e responsável pela fundação e produção de blocos de carnaval da cidade (Bloco dos Memes e Bloco do Bacurau). De acordo com ele, a programação também garante atrações especiais para o Dia das Crianças.

“O festival dá visibilidade e mata a saudade do melhor da vida noturna da cidade, apoiando a cena local neste momento delicado e promovendo cultura e diversão de forma segura e criativa. A cidade conhecerá um novo conceito de festival. Junte-se a nossa boia! Vem para o Flutua!”, convida.

Programação

Quinta, 1º de outubro

  • 16h30 – Procurando Nemo (Cinema/Mostra Flaminguinho)
  • 18h30 – As Aventuras de Pi (Cinema/Mostra à Deriva)
  • 21h – Tubarão (Cinema/Mostra à Deriva)

Sexta, 2 de outubro

  • 16h – Procurando Nemo (Cinema/Mostra Flaminguinho)
  • 18h – As Aventuras de Pi (Cinema/Mostra à Deriva)
  • 22h30 – Furacão 3000 (funk) Edição Cidade de Deus (Cinemúsica)

Sábado, 3 de outubro

  • 14h30 – Moana (Cinema/Mostra Flaminguinho)
  • 17h – Tributo à Billie Holiday – Com Bell Lins e BSB Organ Trio (Jazz Session)
  • 19h – Titanic (Cinema/Mostra à Deriva)
  • 22h30 – Vapor (DJ e intervenção artística) Edição Matrix (Cinemúsica)

Domingo, 4 de outubro

  • 14h – Moana (Cinema/Mostra Flaminguinho)
  • 16h – Samba Urgente Edição Saravah (Cinemúsica)
  • 20h – E La Nave Va (Cinema/Mostra Centenário Federico Fellini)
  • 22h30 – Tubarão (Cinema/Mostra à Deriva)
Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

O melhor tempo é agora

Brasília 65 anos: confira a programação completa dos três dias de comemorações

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Aniversário de Brasília 65 anos
Foto/Imagem: Renato Alves/Agência Brasília

A programação oficial da celebração dos 65 anos de Brasília já está definida. Com o tema “O melhor tempo é agora”, a festa será realizada na área central da capital e contará com três dias de atrações gratuitas, de 19 a 21 de abril. A Esplanada dos Ministérios será o palco principal da comemoração, reunindo artistas de diversos estilos musicais, como axé, forró, gospel, frevo, pagode, piseiro e sertanejo.

As apresentações ocorrerão em um megapalco montado especialmente para o evento, com telões, passarela e uma estrutura completa que inclui camarotes, área kids, espaço pet, roda-gigante, tirolesa e praça de alimentação. Para facilitar o acesso da população, o programa Vai de Graça oferecerá transporte público gratuito durante todo o período de festa, com gratuidade estendida de quinta-feira (17) até segunda-feira (21), data do aniversário da cidade.

12/04/2025 - Brasília 65 anos: Veja programação completa dos três dias de comemorações

A programação musical tem início no sábado (19), com os shows de Wesley Safadão e Léo Santana como atrações principais. No domingo (20), o palco será comandado por Fagner e Mari Fernandez. Já na segunda-feira (21), feriado pelo aniversário de Brasília, os destaques ficam por conta do cantor gospel Eli Soares, da banda brasiliense Menos É Mais e da dupla sertaneja Zé Neto & Cristiano, que aproveitará a ocasião para gravar um novo conteúdo audiovisual.

Programação dos 65 anos de Brasília

Sábado, 19 de abril

14h – Abertura oficial: Solenidade institucional com celebração gospel
15h – Inauguração da exposição fotográfica Brasília Ontem e Hoje
15h30 – Show: Eli Soares (gospel, artista nacional)
16h40 – DJ Léo S.A (artista local)
17h – Dih Ribeiro (artista local)
18h – Eduardo & Mônica (artista local)
19h – TJ Fernandes (Teatro Nacional)
19h – Willian & Marlon (artista local)
21h – Os Melhores do Mundo (Teatro Nacional)
21h – Show nacional: Wesley Safadão
23h – Show nacional: Léo Santana
2h – Encerramento do dia

Domingo, 20 de abril

14h – Abertura
14h – Teatro infantil e atividades recreativas
15h – Heverton & Heverson (artista local)
16h40 – Enzo & Rafael (artista local)
18h30 – Rock Beats (artista local)
19h50 – Miguel Santos (artista local)
20h20 – Show nacional: Fagner
22h – Show nacional: O Grande Encontro (Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo)
23h50 – Show de luzes com drones
0h – Show nacional: Mari Fernandez (Contrato do Ministério do Turismo)
2h – Encerramento do dia

Segunda, 21 de abril

14h – Abertura
14h – Teatro infantil e atividades recreativas
14h30 – Exibição de vídeos: A História de Brasília
15h – Doze Por Oito (artista local)
16h50 – Doze Por Oito (segunda apresentação)
18h – Adriana Samartini (artista local)
19h – Show nacional: Menos é Mais
21h – Show nacional: Grupo BenzaDeus
22h – Show de abertura: Bruno César & Rodrigo (Contrato do Ministério do Turismo)
23h30 – Show nacional: Zé Neto & Cristiano (Contrato do Ministério do Turismo)
0h – Espetáculo pirotécnico e encerramento oficial das celebrações
1h30 – Encerramento do show e do evento

CONTINUAR LENDO

Esplanada dos Ministérios

Menos É Mais, Léo Santana e outras atrações agitam os 65 anos de Brasília

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Aniversário de Brasília 65 anos
Foto/Imagem: Renato Alves/Agência Brasília

A celebração dos 65 anos de Brasília terá shows de atrações nacionais de renome na Esplanada dos Ministérios. Serão três dias de programação gratuita, entre 19 e 21 de abril, com artistas do axé, forró, frevo, pagode, piseiro, sertanejo e gospel. A festa na área central integra a série de ações comemorativas promovidas pelo Governo do Distrito Federal (GDF), sob o tema “O melhor tempo é agora”.

Os shows começam no sábado (19), tendo como atrações principais os cantores Wesley Safadão – que já gravou dois DVDs da carreira na cidade – e Léo Santana. No domingo (20), subirão ao palco o cantor Fagner – que, na juventude, cursou Arquitetura na Universidade de Brasília (UnB) –, o projeto musical O Grande Encontro e a cantora Mari Fernandez. Já na segunda-feira (21), os destaques são o cantor gospel Eli Soares – que se apresentará no período da manhã –, a banda brasiliense de pagode Menos É Mais e a dupla sertaneja Zé Neto & Cristiano, que fará a gravação de um novo conteúdo audiovisual da carreira.

As apresentações musicais ocorrerão em um megapalco com telões e passarela a ser montado na Esplanada dos Ministérios. A estrutura terá camarotes, área kids e pet, roda gigante, tirolesa e praça de alimentação.

Ao longo da festividade, a população poderá contar com o programa Vai de Graça, que oferece transporte público de graça ao cidadão. De forma estendida, a gratuidade estará disponível deste a Quinta-feira Santa (17) até o dia do aniversário de Brasília, segunda-feira (21). Além disso, o GDF anunciou também o programa Lazer Para Todos durante os cinco dias de feriado, permitindo o acesso livre ao Jardim Botânico e ao Zoológico de Brasília.

Diversidade

Os 65 anos de Brasília incluem ainda os eventos religiosos da Semana Santa. Este ano, a Via Sacra na sexta-feira (18), no Morro da Capelinha, terá participação efetiva dos órgãos do GDF. A missa em ação de graças a Brasília será celebrada na segunda-feira, às 10h, pelo arcebispo Dom Paulo Cezar na Catedral Metropolitana de Brasília. A expectativa é receber 3 mil fiéis.

O setor produtivo também estará mobilizado no aniversário da capital. A rede hoteleira anunciou que alguns hotéis terão 35% de descontos nas hospedagens. A área gastronômica terá dois festivais em curso: Restaurant Week, entre 14 e 27 de abril, e Comida di Buteco, entre 11 de abril e 4 de maio.

A corrida de rua também faz parte das atrações. Nos dias 20 e 21, ocorre mais uma edição da Maratona Brasília. Além da principal modalidade de 42.195 km, os atletas e amadores poderão participar de percursos de 3 km (caminhada), 5 km, 10 km e 21 km, na Esplanada dos Ministérios, com largada em frente ao Museu Nacional da República.

Os principais equipamentos públicos do Distrito Federal vinculados à Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) estarão com programações especiais gratuitas durante o aniversário. A Sala Martins Pena, do Teatro Nacional Claudio Santoro, recebe no dia 19 atrações teatrais, no dia 20 um espetáculo de mágica, e no dia 21 a Medalha do Boi de Seu Teodoro e o concerto Rock Sinfônico da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2024 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense