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Circula Brasília

Expresso será ampliado para beneficiar moradores de 13 regiões administrativas

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Com seis das dez estações existentes em operação, o Expresso Sul entrará em funcionamento pleno e ganhará mais três estações. Além disso, o sistema que prioriza corredores exclusivos passará a beneficiar os moradores de mais 13 regiões administrativas de Brasília (veja mapa) e de cidades vizinhas, com a construção de seis novos eixos: Expresso Aeroporto, Norte, Noroeste, Leste, Oeste e Sudoeste. A expansão completa do serviço faz parte do Circula Brasília — Programa de Mobilidade Urbana do Distrito Federal, lançado pelo governador Rodrigo Rollemberg nessa terça-feira (24) no Memorial Juscelino Kubitschek. Todos os eixos estarão contratados ou prontos até 2019.

“Criaremos uma rede integrada entre os eixos, que desconcentrará muito a ligação com o Plano Piloto. Você estará no Recanto das Emas e irá para Planaltina sem passar pelo Plano Piloto, por exemplo”, explica o secretário-adjunto de Mobilidade, da Secretaria de Mobilidade, Fábio Damasceno.

Para que a expansão seja possível, o Expresso Sul terá parte do projeto atualizado. Entre as ações previstas ainda neste ano estão as contratações das obras de novos trechos e do projeto da Estação Rodoferroviária. Para que se integre o Expresso Sul com o Expresso Norte, com ônibus e metrô, será aprimorado o Terminal de Integração Multimodal Asa Sul e construído o Terminal de Integração Multimodal Asa Norte.

Com exceção dos Expressos Sul, Norte e Oeste, as obras serão feitas por meio de parcerias público-privadas (PPPs). O empresariado também ficará responsável pela operação e manutenção de todos os corredores. No caso do Expresso Leste, o acordo com a iniciativa privada abarcará a construção da quinta ponte e de viaduto na barragem do Paranoá.

Eixos

Os novos eixos envolverão ações de curto e médio prazos. Entre elas estão a construção do Túnel Rodoviário de Taguatinga, que conectará a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) à Avenida Elmo Serejo e servirá como alternativa para quem precisa atravessar o centro da região administrativa. No projeto foi adicionado o corredor exclusivo para o Expresso Oeste. A obra do túnel está prevista para começar no segundo semestre deste ano.

Rede do Expresso

Com recursos de R$ 671 milhões já captados por meio do Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal, o Expresso Oeste envolve ainda a adequação da EPTG, da Estrada Parque Indústrias Gráficas (EPIG) e da Estrada Parque Polícia Militar (ESPM) para receber o corredor, que irá de Ceilândia até a Rodoviária do Plano Piloto. A data da abertura do processo de licitação ainda não foi definida.

O Expresso Noroeste sairá de Taguatinga e se encontrará com o Oeste, no Riacho Fundo, e o Sul, no Plano Piloto. O Sudoeste sairá do Recanto das Emas, passará pelos Riachos Fundos I e II e se encontrará com o Eixo Sul no fim da Asa Sul. O Leste sairá do Jardim Botânico em direção à Rodoviária do Plano Piloto e ao Expresso Norte, na BR-020, sentido Sobradinho.

Os moradores do lado norte de Brasília contarão com o corredor saindo de Planaltina, passando por Sobradinho e encontrando o Expresso Sul no Terminal de Integração Multimodal Asa Norte. Por fim, os usuários do transporte público terão um corredor do Aeroporto Internacional Brasília Juscelino Kubitschek até o corredor Sul no Terminal de Integração Multimodal Asa Sul.

Circula Brasília

Programa que engloba todas as ações do Executivo de curto, médio e longo prazos para melhorar a mobilidade na capital do País, o Circula Brasília prioriza investimentos no transporte coletivo (que hoje corresponde a 32% do total de viagens) e no não motorizado (23% atualmente), como bicicletas. Isso se dará, entre outras medidas, na integração entre os meios de locomoção, na requalificação urbana — construção de calçadas e ciclovias —, no aprimoramento da prestação dos serviços, na implementação de novas tecnologias e na valorização da acessibilidade.

O programa, coordenado pela Secretaria de Mobilidade, tem três focos principais: melhorias no sistema de transporte coletivo, ampliação da infraestrutura e investimento na mobilidade ativa — ambientes seguros para o deslocamento a pé e por bicicleta. Com investimento previsto de R$ 6 bilhões, o Circula Brasília é um conjunto de 80 ações — de gestão, projetos e obras — em, no mínimo, uma década.

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Terça-feira, 22 de abril

Semana pós-feriado começa com 1.169 vagas de emprego no Distrito Federal

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As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem, nesta terça-feira (22), 1.169 vagas para quem procura um emprego. Há posições para candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência.

A vaga com o maior salário do dia, R$ 4mil + benefícios, é para Técnico em Segurança do Trabalho, para trabalhar no Zona Industrial do Guará. Os candidatos precisam ter ensino médio completo e experiência comprovada.

O cargo com mais oportunidades abertas é o de servente de obras, em São Sebastião. São 121 vagas, com salário de R$ 1.518. Os candidatos precisam ter ensino fundamental completo, mas não é cobrada experiência.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das Agências do Trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

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Serasa Consumidor

Educação financeira: DF é a segunda Unidade Federativa mais inadimplente do Brasil

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Educação financeira
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Mais da metade da população adulta do Distrito Federal está inadimplente. De acordo com levantamento do Serasa Consumidor, 58,38% dos adultos no DF, o equivalente a 1.335.919 pessoas, possuem alguma dívida em atraso, o que coloca a Unidade Federativa (UF) atrás apenas do Amapá em proporção de inadimplência. A maior parte das dívidas está concentrada em bancos e cartões de crédito, e a faixa etária mais afetada vai dos 41 aos 60 anos.

Para o educador financeiro Eustaquelino Casseb, idealizador do curso Finanças Além do Plano, os dados acendem um alerta importante: “O que vemos no DF é o reflexo de uma ausência histórica de educação financeira prática. Não basta saber quanto se ganha e quanto se gasta, é preciso entender como fazer escolhas conscientes e sustentar hábitos saudáveis ao longo do tempo”.

Segundo ele, a inadimplência nessa faixa etária mais avançada é ainda mais preocupante. “Pessoas entre 41 e 60 anos estão no auge da vida produtiva e, muitas vezes, sustentando famílias ou se preparando para a aposentadoria. Quando essa base está endividada, o impacto é em toda a estrutura familiar e social”, afirma.

Casseb conta que já viveu na pele o descontrole financeiro. Mesmo com aumentos salariais ao longo da carreira, sua vida financeira seguia estagnada. Ele percebeu que, ao elevar os gastos na mesma proporção da renda, acabava reforçando um ciclo de instabilidade. A virada aconteceu quando entendeu que precisava mudar sua mentalidade e se organizar para não gastar tudo o que recebia.

“Nem todo mundo tem margem de sobra no orçamento, eu sei. Mas é essencial tentar não gastar tudo o que se ganha. Guardar um pouco, mesmo que seja pouco, já é um passo importante. O controle financeiro começa com pequenas decisões e com a consciência de que cada escolha conta para o futuro”, destaca o especialista.

Ele ainda reforça que a solução passa por ações de médio e longo prazo. “Educação financeira não é milagre, mas é um passo decisivo para sair do ciclo da dívida. Ensinar desde cedo sobre planejamento, crédito consciente e reserva de emergência é o que muda o jogo, e nunca é tarde para começar”, conclui.

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