Informativo Epidemiológico nº 40
Distrito Federal registra 19.551 casos de dengue confirmados desde janeiro

Desde janeiro de 2016, foram registradas 23.189 notificações de suspeitas de dengue no Distrito Federal. Destas, 19.551 (84%) foram confirmadas, sendo 17.426 (89%) em moradores da cidade e 2.125 (11%) em residentes de outras unidades da Federação. Entre os casos mais graves, 20 resultaram em morte. Os dados estão no Informativo Epidemiológico de Dengue, Chikungunya e Zika nº 40, divulgado nesta quarta-feira (5) pela Secretaria de Saúde.
Entre as regiões administrativas com o maior número de casos, os destaques ficam com Brazlândia (1.939), Ceilândia (1.891), Taguatinga (1.446), Planaltina (1.405), São Sebastião (1.741) e Samambaia (1.371), que responderam, juntas, por 56% das ocorrências (9.793).
A maioria dos casos atingiu pessoas de 20 a 49 anos (55,5%). A seguir vêm menores de 1 a 19 anos (26,1%) e, por último, os pacientes acima dos 50 anos (18,4%). Cerca de 3,54% do total afetaram crianças menores de 5 anos.
Casos de chikungunya e zika em Brasília
Ainda segundo o boletim da Saúde, confirmaram-se neste ano 149 casos de febre chikungunya em moradores do DF, entre 979 notificações. Do total, 34 pacientes contraíram a doença no DF e 56 foram infectados em outras unidades da Federação.
Também foram notificadas 956 suspeitas de doença aguda pelo zika vírus — 809 (84%) oriundas de moradores do Distrito Federal e 147 (16%) de outros lugares do País. Desse montante, 173 casos foram confirmados em moradores do DF e 21 em residentes de outras unidades federativas.
Desde julho de 2015 até agora, foram confirmados no DF 38 casos de doença aguda pelo zika vírus em gestantes — 24 em mulheres da cidade.
Reforço no combate ao mosquito durante o período chuvoso
Com o início do período das chuvas, o governo de Brasília intensificará o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti — vetor da dengue, da chikungunya e do zika vírus — por meio de três frentes de atuação: educação, combate ao inseto e manejo ambiental.
Também serão retomadas as forças-tarefa, que percorreram as regiões administrativas, em 2015 e 2016, para limpeza e prevenção do aparecimento do mosquito.

Segurança Pública
Sol Nascente vai ganhar delegacia e batalhão da Polícia Militar

O governador Ibaneis Rocha determinou a construção de uma delegacia da Polícia Civil e um batalhão da Polícia Militar no Sol Nascente/Pôr do Sol. O anúncio ocorreu durante reunião com a comandante da Polícia Militar (PMDF), Ana Paula Habka, na última terça-feira (29), no Palácio do Buriti.
“Vamos construir um batalhão da PMDF, um quartel no Sol Nascente. É uma grande necessidade, temos que levar benefícios para a população. Temos um projeto da Polícia Civil para termos uma delegacia e o grupamento do Corpo de Bombeiros já está sendo construído na cidade”, afirmou Ibaneis Rocha.
Segundo o governador Ibaneis Rocha, os equipamentos públicos são essenciais para o desenvolvimento e a segurança da cidade e da população. “É muito importante essa presença do Estado junto a essa população mais carente. Temos um trabalho muito grande a ser feito [na segurança pública], principalmente no combate ao tráfico de entorpecentes”, acrescentou.
Desde 2019, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem investido R$ 690 milhões na cidade. Além das obras de infraestrutura em andamento nos três trechos da região administrativa, foram entregues um restaurante comunitário, rodoviária, escola (EC JK), creches (Cepi Jandaia e Cepi Sarah Kubitschek), campo de futebol society. A cidade está em vias de ganhar uma unidade da Casa da Mulher Brasileira e terá uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) e uma sede definitiva para a administração regional.
Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
-
Saúde do coração
Sono irregular aumenta risco de hipertensão arterial, diz estudo
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
LER/DORT
Ortopedista dá dicas para evitar lesões relacionadas ao trabalho
-
Segunda, 28 de abril
Semana começa com 796 oportunidades de emprego no Distrito Federal
-
Dia de combate à hipertensão
Pressão alta: a doença silenciosa que mata 388 brasileiros por dia
-
Inscrições até 04 de maio
IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos
-
Conta de luz mais cara
Aneel anuncia bandeira tarifária amarela para o mês de maio de 2025
-
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos