Polícia Civil
Delegacia Eletrônica é aperfeiçoada para facilitar navegação

A nova plataforma da Delegacia Eletrônica, que já está no ar, vai facilitar o atendimento à população na busca pelos serviços da Polícia Civil. O leiaute proposto pela corporação permite identificar rapidamente o registro desejado, por meio de ícones com imagens na página principal.
De acordo com a Polícia Civil, a inovação tecnológica possibilita uma maior interação com a sociedade. Além disso, aperfeiçoa o uso por dispositivos móveis.
A novidade faz parte das comemorações do aniversário de Brasília, celebrado em 21 de abril.
Outras quatro novas naturezas criminais estão disponíveis para registro:
- Evasão do local do acidente de trânsito (se não houver vítima)
- Furto mediante fraude (quando a pessoa se passa por outra para obter o objeto em questão. Por exemplo: um indivíduo que se passa por agente de trânsito para furtar um carro)
- Injúria real (quando um insulto não ofende apenas a dignidade ou o decoro, mas chega às vias de fato ou com agressão física)
- Maus-tratos a animais
A diretora da Delegacia Eletrônica, Ana Carolina Litran Andrade, explica que esses delitos foram incluídos na plataforma digital devido a uma maior procura por eles nas delegacias. Com eles, sobe para 17 o número de opções de comunicados.
Para Ana Carolina, a alteração no site vai resultar no aumento de ocorrências registradas on-line. De 1º de janeiro a 26 de abril, foram 52.350.
A maior incidência ficou com furtos diversos: 4,7 mil (58% do total). Furto em interior de veículo, com 1.090 registros, segue com 13%, a mesma porcentagem de crime de estelionato (1.063).
Além dos citados, a Delegacia Eletrônica possibilita denúncia de:
- Acidente de trânsito sem vítima
- Ameaça
- Apropriação indébita
- Calúnia
- Difamação
- Injúria
- Extravio
- Injúria racial
- Perturbação da tranquilidade
- Perturbação do trabalho ou sossego alheios
O boletim de ocorrência (comumente chamado de B.O.) fica disponível 24 horas após o registro, e é encaminhado para o e-mail informado pelo usuário.
Sugestões ou reclamações sobre o serviço podem ser enviadas à Polícia Civil pelo Fale Conosco – Ouvidoria, no site da corporação.
Casos que não podem ser registrados virtualmente
Outros crimes, como furto e roubo de veículos, homicídio e todos que se enquadrem na Lei da Maria da Penha, não podem ser registrados on-line. Também devem ser comunicados presencialmente, em uma Delegacia de Polícia, acidentes de trânsito com pessoas feridas, com motorista com sinais de embriaguez ou quando um dos envolvidos tenha fugido do local.

3.844 bilhetes premiados
Nota Legal: 2º sorteio de 2024 ainda tem R$ 430 mil à espera de resgate

Ainda restam 3.844 bilhetes premiados do segundo sorteio de 2024 do Nota Legal cujos contribuintes contemplados não indicaram suas contas bancárias para o recebimento dos prêmios. O valor total a ser resgatado é de R$ 431,2 mil, segundo dados da Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF).
A maior quantidade de bilhetes pendentes é de moradores do Plano Piloto, com 770 prêmios, que somam mais de R$ 85,3 mil. Em seguida, está Taguatinga, com 290 tíquetes premiados, totalizando R$ 34,7 mil. Já o Sudoeste/Octogonal concentra 209 bilhetes, correspondentes a R$ 33,3 mil. Há ainda 355 cupons sem região administrativa identificada, que acumulam R$ 36,4 mil em prêmios.
“Estamos reforçando o alerta para que as pessoas verifiquem se foram sorteadas e façam a indicação antes do dia 12 de maio, que é o prazo limite para informar a conta bancária”, alerta o secretário de Economia, Ney Ferraz.
Entre os prêmios não resgatados há premiações de até R$ 10 mil. “Identificamos também contribuintes que não resgataram R$ 5 mil, R$ 1 mil, R$ 200 e R$ 100”, detalha a coordenadora de Cadastro, Escrituração e Documentos Fiscais Digitais da Seec, Giovanna Botelho.
“O importante é que façam dentro do prazo porque o contribuinte que não fizer a indicação até lá, está abrindo mão do direito ao prêmio”, complementa. O montante é, assim, recolhido ao Tesouro do DF. Giovanna explica que o segundo sorteio foi realizado em 13 de novembro de 2024, e os bilhetes pendentes de indicação pertencem ao 3º e último lote de contemplados.
Para indicar a conta bancária para recebimento dos valores, o contribuinte deve acessar o site do Nota Legal, fazer login na área restrita e preencher os dados solicitados. A Seec-DF também envia e-mails alertando sobre a necessidade da indicação, e informa que a consulta da premiação pode ser feita diretamente no portal do Nota Legal. Mas, fique atento: a Secretaria não utiliza o WhatsApp para esse tipo de comunicação.
Prêmio de R$ 1 milhão
O primeiro sorteio de 2025 do Nota Legal está previsto para 21 de maio. Serão 12.600 tíquetes premiados, que somarão R$ 3,5 milhões em prêmios. Pela primeira vez, o principal será de R$ 1 milhão — anteriormente, o valor era de R$ 500 mil. Para participar deste sorteio, é necessário estar habilitado conforme as regras do programa.
Os bilhetes do primeiro sorteio do ano estarão disponíveis para consulta a partir do dia 7 de maio. Por meio dessa verificação, os contribuintes poderão conferir quais bilhetes foram gerados a partir de suas notas fiscais.
Auxílio mensal de R$ 150
Novos beneficiários do DF Social têm até 27 de abril para abrir conta no BRB

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) selecionou 1.801 novas famílias beneficiárias do programa DF Social para abrir conta no Banco de Brasília (BRB) e ter acesso ao auxílio mensal de R$ 150. Para garantir o recebimento do próximo pagamento, é necessário que o cidadão tenha a conta social (não se trata de uma conta bancária comum) aberta até as 18h do próximo domingo (27).
Aqueles que não fizerem o procedimento no prazo estabelecido terão que aguardar nova rodada de contemplação. A abertura da conta social deve ser feita pelo aplicativo BRB Mobile. Basta seguir o passo a passo neste link.
Para saber se foi contemplado, o cidadão deve fazer a consulta no site GDF Social e confirmar se está entre os beneficiários. No portal, em Consulta DF Social, é necessário informar o CPF e a data de nascimento do responsável familiar, conforme declarado no Cadastro Único. Após esse procedimento, aparece mensagem na tela informando se a pessoa está ou não na lista de contemplados.
“Recebemos muitas mensagens de que as pessoas abriram as contas e não receberam o valor, mas ao investigar caso a caso, geralmente a pessoa não foi contemplada ou abriu a conta errada ou fora do prazo. Então, é importante que, antes de tudo, o cidadão verifique se foi contemplado. Depois disso, abra a conta correta e dentro do prazo”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra. A abertura de contas dentro de um prazo específico é necessária para que o BRB confeccione o cartão e encaminhe à agência para busca posterior.
O DF Social é o programa de transferência de renda do Governo do Distrito Federal (GDF) que concede R$ 150 mensais destinado às famílias de baixa renda residentes no Distrito Federal. Têm direito ao benefício os grupos com renda per capita de até meio salário mínimo inscritos no Cadastro Único, entre outros critérios. A contemplação é feita por meio de seleção automática, cruzando critérios do programa com os cadastros únicos.
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