Nesta segunda (30), às 19h
Câmara Legislativa realiza sessão solene em apoio ao Outubro Rosa
José Coury Neto
O câncer de mama é a segunda maior causa de morte de mulheres em todo o mundo, mas se a doença for detectada em estágio inicial, as chances de cura são maiores do que 90%. Em apoio à campanha de conscientização sobre o câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, a Câmara Legislativa realiza nesta segunda-feira (30), às 19h, uma sessão solene no plenário da Casa, com a participação de parlamentares, autoridades, profissionais da área de saúde, voluntários e demais interessados no tema. A iniciativa da solenidade partiu da deputada Telma Rufino (Pros).
De acordo com a parlamentar, o objetivo da sessão é prestar uma justa homenagem a todos os que trabalham em benefício da sociedade no combate ao câncer de mama e a todos os que estimulam a participação da população, empresas e entidades públicas e privadas no enfrentamento da doença no Distrito Federal.
“A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa”, acrescenta Telma Rufino.
Campanha – Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha de prevenção acontece com mais intensidade no mês de outubro, e seu símbolo é um laço rosa. Tudo começou nos Estados Unidos, em 1991, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure (hoje a maior organização de combate ao câncer de mama do mundo) lançou o laço cor-de-rosa e o distribuiu aos participantes da 1ª Corrida pela Cura (Komen Race for the Cure), em Nova York.
Em outubro de 1997, algumas entidades das cidades de Yuba e Lodi (EUA) começaram a fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama – surgindo daí o nome Outubro Rosa – e os enfeites em locais públicos com os laços, além de corridas e desfiles de moda com sobreviventes da doença e até mesmo partidas de boliche. Não existe uma informação oficial sobre quando teve início a ideia de iluminar com a cor rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e outros edifícios.
Cenário nacional – No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002, e a publicidade por aqui também adotou a cor rosa. A primeira iniciativa relativa ao Outubro Rosa no País foi a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (o Obelisco do Ibirapuera) em São Paulo, no dia 02 de outubro de 2002. A medida partiu de um grupo de mulheres simpatizantes da causa, com o apoio de uma empresa europeia de cosméticos.
Especialistas da área médica ressaltam, contudo, que ainda que as campanhas de conscientização sejam muito importantes, é necessário cuidado com as mensagens divulgadas. Uma análise das postagens realizadas em redes sociais em língua portuguesa mostrou haver bastante desinformação nas campanhas, especialmente acerca do autoexame, o qual não é suficiente para a detecção precoce da doença. Segundo especialistas, tocar o próprio corpo e reconhecer sinais de possíveis mudanças é uma importante ferramenta de suporte para a mulher em relação à sua saúde, mas não substitui a mamografia, por exemplo.
Estatísticas – As estatísticas sobre o câncer de mama comprovam a importância de se reforçar a campanha Outubro Rosa no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), pelo menos 58 mil pessoas serão diagnosticadas com câncer de mama em 2017, das quais, 27,7 mil estarão na Região Sudeste.
Esse tipo de câncer é a segunda maior causa de morte de mulheres no mundo. No Brasil, a cada 100 mil mulheres, 14 morrem em decorrência dessa doença. A faixa etária de maior incidência é de pessoas com idade entre 50 e 60 anos. Outra constatação importante é que, se o câncer for detectado em estágio inicial, as chances de cura são superiores a 90%.
Em 2016, uma pesquisa do Inca mostrou que 66% dos casos da doença foram descobertos pela própria paciente, por meio do autoexame das mamas, mas é importante buscar acompanhamento médico e realizar outros exames, como a mamografia. Embora seja raro, 1% dos diagnósticos de câncer de mama são relativos a homens.

Até 80% do valor
BRB terá linha de crédito para taxistas adquirirem veículos elétricos

O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou, nesta sexta-feira (25), a criação de uma linha de crédito específica para taxistas adquirirem veículos elétricos. A medida foi tratada no gabinete do governador Ibaneis Rocha, com a presença do secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves; do presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa; e do presidente do Sindicato dos Permissionários de Táxis e Motoristas Auxiliares do Distrito Federal (Sinpetaxi), Suéd Silvio.
Além da questão da mobilidade, a medida tem o objetivo modernizar a frota de táxis da capital federal, beneficiando cerca de 3,4 mil permissionários. “Nós estamos fechando o pacote de incentivo para que tenhamos a maior frota de táxis elétricos do Brasil e talvez da América Latina. Para os taxistas, serão três meses de carência a partir do momento em que for assinado o contrato de financiamento, taxa de 1,75 %, pagamento alongado em 8 anos, que é o prazo que se dá garantia das baterias dos carros elétricos”, destacou Ibaneis Rocha. “Vamos trazer para perto de todos nós as concessionárias para que elas façam um trabalho junto a esses taxistas para que a gente tenha realmente uma frota sustentável”, acrescentou.
Presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa adiantou mais detalhes do financiamento, que ainda terá uma data marcada para a linha de crédito passar a valer. “O governador Ibaneis Rocha vem falando sobre a importância da sustentabilidade. Além da taxa de 1,75% ao mês, teremos financiamento de 80% [do valor do veículo] em até oito anos e com toda uma esteira de aprovação de crédito, de análise das propostas, bastante rápida e eficiente. Vai ser uma grande mobilização também dos revendedores do Distrito Federal para que a gente possa oferecer esses carros, melhorar a qualidade de vida para os taxistas, renovar a frota e também melhorar o meio ambiente do DF”, afirmou.
Já o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, reforça que o serviço de táxi é uma concessão pública e onerosa, importante e tradicional, cravada na história da mobilidade do DF. “Brasília é uma cidade que foi construída tendo como base a mobilidade por meio do táxi também. O governador dá um passo importante, como ele tem feito nas outras ações, voltado para tornar a capital federal referência em sustentabilidade, em eletrificação. É de uma sensibilidade social, econômica, ambiental muito grande e muito importante”, pontuou. “E isso não vem só com os 90 ônibus elétricos que começam essa primeira fase da eletrificação da frota, mas também com os mais de 3,4 mil táxis que hoje rodam por aqui, são 3,4 mil permissões, que terão acesso a essa linha de crédito especial”, concluiu.
Do outro lado, a categoria agradeceu a iniciativa do governo para fomentar a sustentabilidade e fortalecer a classe. “A gente está projetando economia. Fazemos com um litro de gasolina, que custa em média R$ 6, 14 quilômetros em média. Com o carro elétrico, com 1 kWh, você consegue andar de 9 a 10 quilômetros. Então, a economia é significativa. Além da economia no combustível, a gente vai ter economia com troca de óleo. E tem a questão principal, que é o meio ambiente. Estamos muito felizes que temos um governador que se preocupa também com a questão ambiental”, agradeceu o presidente do Sinpetaxi, Suéd Silvio.
Apoio à categoria
O GDF tem adotado uma série de medidas em apoio aos taxistas, demonstrando diálogo constante e atenção às demandas da categoria. Entre as principais ações estão a criação de um ponto de apoio no Aeroporto Internacional de Brasília, com estrutura para descanso e alimentação, e o reajuste das tarifas de táxi após quase dez anos de congelamento, atendendo a um pleito antigo da categoria diante da alta nos custos operacionais.
Durante a pandemia de covid-19, o GDF criou o programa Mobilidade Cidadã, que garantiu auxílio financeiro de R$ 600, pagos durante três meses, aos profissionais impactados pela queda na demanda. Além disso, a categoria foi incluída como prioridade nas campanhas de vacinação e recebeu ações específicas, como um mutirão realizado na sede do sindicato, em 2023. Essas iniciativas reforçam o compromisso do governo com uma mobilidade urbana mais digna e sustentável.
“Foi muito importante para a gente garantir a nossa subsistência. Também ele [o governador Ibaneis Rocha] construiu um ponto de apoio ao taxista que talvez seja o único da América Latina e fez alterações significativas na lei do táxi, que engessava a categoria”, disse Suéd Silvio.
Outro feriadão
Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo no GDF em 2 de maio, uma sexta-feira

O governador Ibaneis Rocha determinou, nesta sexta-feira (25), que o dia 2 de maio será ponto facultativo no âmbito da administração pública direta e indireta do Distrito Federal. A data, uma sexta-feira, vem logo após o feriado do 1º de maio (quinta-feira).
O decreto nº 47.149/2025 que estabelece o ponto facultativo foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) nesta sexta (25).
Ele ainda estabelece que o ponto facultativo não se aplica às áreas de saúde, segurança, vigilância sanitária, fiscalização tributária, comunicação, assistência social, fiscalização de proteção urbanística, fiscalização do consumidor, de limpeza urbana, fiscalização de transporte e à força-tarefa instituída pelo decreto nº 43.054/2022. Esses setores deverão seguir as instruções das respectivas chefias.
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