Curta nossa página

Banco de Brasília

BRB tem lucro líquido de R$ 242 milhões no 1º semestre de 2021, aumento de 20,9%

Publicado

BRB - Banco de Brasília
Foto/Imagem: Quinho/AVB


O Banco de Brasília (BRB) alcançou lucro líquido de R$ 242 milhões no primeiro semestre de 2021, crescimento de 20,9% na comparação com o mesmo período de 2020. No segundo trimestre de 2021, o lucro registrado foi de R$ 124,5 milhões, aumento de 34,7% em relação ao segundo trimestre do ano passado.

O resultado expressa a estratégia de expansão dos negócios do BRB com a ampliação da oferta de produtos e diversificação da base de clientes. Como reflexo, observou-se no período a ampliação da margem financeira e aumento das receitas de prestação de serviços.

Para o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, o Banco conseguiu cumprir todas as metas de negócios estabelecidas, apesar de um contexto adverso, ainda decorrente da segunda onda da pandemia de Covid-19. “O BRB cresceu em todas as linhas de negócio, atuando não só como banco tradicional, mas também como banco digital e como banco público, focado na execução dos programas sociais e na prestação de serviços para a população do Distrito Federal”, disse.

“Além disso, tivemos importantes entregas previstas no planejamento estratégico. Concluímos a parceria com a Wiz Soluções, com a qual estamos construindo um novo modelo de bancassurance, e com a Genial Investimentos para negócios de gestão e administração de recursos de terceiros. As parcerias possibilitarão ao BRB a diversificação das fontes de receita com a oferta de novos produtos”, afirmou o presidente do BRB.

Paulo Henrique Costa também ressaltou o desempenho do banco digital Nação BRB FLA, em parceria com o Flamengo, e que superou mais de 1,6 milhão de clientes em pouco mais de um ano desde o lançamento, em julho de 2020. Atualmente, com o banco digital, o BRB alcançou 39 países, todos os Continentes e 4.778 municípios brasileiros.

A carteira de crédito ampla chegou a R$ 18,7 bilhões, no segundo trimestre, o que representa aumento de 40,4% na comparação do 2T de 2020. Em relação ao 1T, 8,6% de crescimento. O principal destaque foi o financiamento imobiliário, cujo saldo alcançou cerca de R$ 3,5 bilhões, crescimento de 138,4% em 12 meses. Na comparação com o trimestre anterior, o crescimento foi de 19,7%. Esse desempenho garantiu ao BRB a liderança no segmento no Distrito Federal e a sexta posição geral no País.

Também merece destaque o crédito rural, cuja carteira ampla cresceu 50,9% no 2T frente ao 2T de 2020, atingido saldo de R$ 452 milhões. Principal carteira de crédito, o consignado, cresceu 25% no 2T de 2021 na comparação com o 2T do ano passado, refletindo o foco do Banco nas operações de menor risco.

No trimestre, a capacidade de contratação de crédito registrou crescimento de 21%, alcançando R$ 2,8 bilhões na comparação com o 2T de 2020. No acumulado do ano, a contratação de crédito atingiu R$ 5,2 bilhões.

BRB + Digital

O primeiro semestre de 2021 do BRB também foi marcado pela expansão do atendimento digital, sobretudo por meio do Nação BRB FLA, atualmente com mais de 1,6 milhão de clientes, presença em 4.778 municípios brasileiros, 39 países e em todos os continentes.

O Nação BRB FLA oferece aos seus clientes um portfólio completo. Entre os produtos e serviços destinados aos correntistas, estão seis diferentes tipos de cartões de crédito, seguros e uma plataforma de investimento exclusiva, fruto de parceria com a Genial, que disponibiliza mais de 280 opções diferentes de investimento, além de Home Broker para operar diretamente no mercado de ações.

Outro diferencial para os clientes é o marketplace exclusivo +Mengão, para resgate e troca de pontos adquiridos por produtos e serviços.

Como um todo, as transações digitais subiram consideravelmente. No caso do app mobile, foi registrado aumento de 58,8% nas operações por esse meio.

O BRB também investiu na melhoria da experiência do cliente e disponibilizou a nova versão do app com um look and feel mais intuitivo e funcional.

ESG

Como banco público, o BRB tem reforçado seu papel de protagonista do desenvolvimento econômico, social e humano. Por meio da operacionalização de programas socais e pagamento de benefícios do Governo do Distrito Federal, atendeu 332 mil famílias, o que representa cerca de 1,3 milhão de brasilienses, equivalente a mais de um terço da população total do DF.

Por conta da pandemia de Covid-19, o BRB também atuou no estímulo à economia com condições especiais de acesso ao crédito por meio de dois programas: Supera-DF (2020) e Acredita-DF (2021). Juntos, movimentaram R$ 8,2 bilhões, atendendo a 156 mil clientes. No primeiro semestre deste ano, o Acredita-DF, lançado em março, movimentou R$ 3,2 bilhões e atendeu 104 mil clientes pessoas físicas e quase 3 mil empresas.

Por meio de seu Instituto, entidade sem fins lucrativos, o BRB participou dos esforços da sociedade civil para a construção da ampliação de 100 leitos do Hospital Regional de Samambaia.

Inadimplência

A inadimplência encerrou o primeiro semestre de 2021 em 1,48% com queda de 0,1 p.p. em relação a junho de 2020 e estável em relação a março deste ano, e permanece abaixo da média de mercado, de 2,9%. Destaque-se que os créditos com atraso, entre 15 a 90 dias, apresentaram uma queda de 0,7 p.p, atingindo 1,8% no 2T de 2021 frente a 2,5% no 2T de 2020. A tendência de queda nos atrasos do BRB difere da alta observada no período, registada pelo mercado no segundo trimestre, que foi de 3%.

Os ratings de menor risco, AA-C aumentaram a sua participação na carteira para 96% em junho, ante a 95% em junho de 2020. Isso reflete a maior participação das operações de baixo risco na composição da carteira de crédito, notadamente consignado e crédito imobiliário, que juntos têm 67%.

As receitas com prestação de serviços e tarifas alcançaram R$ 156 milhões no 2T de 2021, com crescimento de 15,3% em 12 meses.

Merecem destaque também as receitas com corretagem de seguros, que caíram em 1,6% no semestre, atingindo R$ 114,1 milhões, e as receitas oriundas de cartões de crédito, que tiveram bom desempenho, totalizando R$ 35 milhões, aumento de 42,6%.

Captação

O saldo de captação junto aos clientes atingiu R$ 19,4 bilhões no semestre, praticamente em linha na comparação com o trimestre anterior, e crescimento de 42,5% em 12 meses. Destaque para a captação de poupança que, em 12 meses, apresentou aumento de 17%, atingindo saldo de R$ 2,6 bilhões.

Margem financeira

O aumento da base de clientes e volume de negócios possibilitaram um incremento de 12,5% da margem financeira, no comparativo de 12 meses, e atingindo o montante de R$ 632 milhões. No semestre, a margem financeira atingiu R$ 1,2 bilhão, crescimento de 13,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

As provisões para créditos de liquidação duvidosa alcançaram no semestre R$ 141 milhões, crescimento de 41,9% na comparação com o mesmo período de 2020. Com isso, o resultado bruto de intermediação financeira atingiu R$ 1,1 bilhão, que reflete um crescimento de 11% comparativo semestral.

RPS

As receitas de prestação de serviços e tarifas atingiram um total de R$ 155,6 milhões, crescimento de 21% em relação ao trimestre anterior e 15,3% no comparativo de 12 meses. Destaque para corretagem de seguros e cartões de crédito, que respectivamente cresceram 20,5% e 55,4% em 12 meses.

Futuro

O BRB concluiu seu processo de reorganização societária com a AEBRB (Associação de Empregados do Banco de Brasília) e selecionou assessores financeiros e jurídicos para a estruturação de sua operação de emissão de ações no mercado (follow-on). O objetivo é a melhoria da estrutura de capital como sustentação da estratégia de expansão dos negócios

Basileia

O BRB encerrou o semestre com índice de Basileia de 14,7%, dos quais 13,4% no capital nível I e 1,3% no capital nível II, acima do nível regulatório de 9,6%.

Em junho de 2021, o BRB possuía mais de 1,8 milhão de clientes, crescimento de 175% em 12 meses. Os clientes pessoa física representam um total de 1.834 mil, aumento de 183% em 12 meses e 93,5% no trimestre. Os clientes pessoa jurídica totalizaram 34 mil e avançaram 11,3% em 12 meses e 6,2% no trimestre.

O BRB conta com 139 agências, sendo 128 distribuídas em todas as regiões do Distrito Federal e entorno, e outras 11 nos estados de Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Ao número de agências, somam-se 157 correspondentes bancários (BRB Conveniência) e 608 ATM próprios, complementados por mais de 23 mil ATM da Rede 24 horas, garantindo ao BRB cobertura de atendimento em todo território nacional.

O relatório completo você encontra em ri.brb.com.br.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Cerimônia no dia 29 de junho

Inscrições para 2ª edição do Casamento Comunitário 2025 já estão abertas

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Casamento Comunitário 2025
Foto/Imagem: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

A próxima cerimônia do Casamento Comunitário 2025, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), está marcada para o dia 29 de junho. A iniciativa, que acontece desde 2021, proporciona aos casais a oportunidade de oficializar gratuitamente sua união civil, fortalecendo os laços familiares e o exercício da cidadania.

Com inscrições abertas, essa será a segunda das quatro edições previstas para este ano. No total, a expectativa é beneficiar até 300 casais – um aumento de 150 vagas em relação ao ano passado. As próximas datas programadas para as cerimônias do Casamento Comunitário 2025 são 31 de agosto e 7 de dezembro, sempre aos domingos.

Casamento gratuito e completo

Além da gratuidade das taxas cartoriais, os casais participantes recebem diversos apoios para o grande dia: transporte até o local da cerimônia, trajes completos, maquiagem e produção de cabelo para as noivas, tudo com o apoio de parceiros privados e voluntários.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, ressaltou os benefícios da formalização da união: “Apesar de a união estável ter respaldo legal, o casamento ainda oferece vantagens específicas em alguns processos jurídicos. E mais do que garantir a gratuidade, buscamos proporcionar um dia memorável para essas famílias”, explica. Segundo ela, o custo médio de um casamento civil gira em torno de R$ 600, valor que muitas famílias não conseguem arcar.

Quem pode participar

Para se inscrever, os casais devem atender aos seguintes critérios:

  • Ter pelo menos 18 anos;
  • Morar no Distrito Federal;
  • Não possuir impedimentos legais para o casamento;
  • Comprovar hipossuficiência de renda por meio de declaração assinada no ato da inscrição.

Documentos exigidos:

  • RG ou CNH (originais);
  • CPF (original);
  • Comprovante de residência recente no nome dos noivos;
  • Declaração de hipossuficiência preenchida e assinada;
  • Certidão de nascimento original (para solteiros);
  • Certidão de casamento com averbação do divórcio, formal de partilha e certidão de nascimento (para divorciados);
  • Certidão de casamento anterior, certidão de óbito do cônjuge falecido, formal de partilha e certidão de nascimento (para viúvos).

Locais de inscrição (segunda a sexta, das 9h às 16h30):

  • Praça dos Direitos da Ceilândia (QNN 13, Ceilândia Norte)
  • Unidade Rodoviária do Na Hora (Rodoviária do Plano Piloto, plataforma inferior)
  • Praça dos Direitos do Itapoã (Quadra 203, Del Lago II)
  • Estação Cidadania do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9)

As vagas serão preenchidas conforme a ordem de inscrição, após a verificação e aprovação dos documentos. Em caso de desistência ou documentação incompleta, os casais da lista de espera serão convocados.

CONTINUAR LENDO

2024

BRB registra lucro líquido de R$ 282 milhões e avança em todas as frentes

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
BRB ganha Banking Awards pelo terceiro ano consecutivo
Foto/Imagem: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O Banco BRB encerrou o ano de 2024 com avanços na execução do planejamento estratégico. O lucro líquido recorrente foi de R$ 282 milhões, representando um crescimento de 40,9% em relação a 2023. O resultado operacional do banco alcançou R$ 385 milhões no ano, crescimento de 149,5%.

Com uma estratégia baseada na diversificação, expansão nacional e foco no cliente, o BRB elevou seus ativos totais para R$ 61 bilhões (+24,1%). A carteira de crédito superou os R$ 43 bilhões (+20,2%), com destaque para o crédito imobiliário, que ultrapassou R$ 12 bilhões (+29,7%), consolidando o BRB como líder no DF, e para o crédito rural, que cresceu 38,9% e se aproximou de R$ 2 bilhões. O crédito para pessoas jurídicas também apresentou crescimento consistente, atingindo R$ 5,7 bilhões (+14,8%).

A política de gestão ativa da carteira – com a aquisição de R$ 4,6 bilhões em operações de baixo risco e a cessão de R$ 5,9 bilhões em carteiras menos estratégicas – permitiu uma alocação mais eficiente de capital e contribuiu diretamente para a redução da inadimplência e melhora da rentabilidade.

A margem financeira somou R$ 3,1 bilhões, com alta de 15,1% em relação a 2023. O índice de inadimplência total do conglomerado ficou em 1,32%, abaixo da média do sistema financeiro nacional (3,00%) e em patamares mais baixos nas carteiras imobiliária (0,56%) e rural (0,28%).

“O desempenho de 2024 reflete o amadurecimento da estratégia de transformação do BRB. Modernizamos a operação, melhoramos a experiência do cliente, fortalecemos o crédito e nos consolidamos como um banco completo, eficiente e digital, comprometido com o desenvolvimento econômico e social”, destaca o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

As captações totalizaram R$ 54,4 bilhões, crescimento de 23,8% em 2024. Destaque para os produtos LCI e LCA, que atingiram R$ 10,2 bilhões (+32,3%), e os depósitos judiciais, que chegaram a R$ 17,7 bilhões (+32%).

O índice de Basileia encerrou o ano em 12,94%, mesmo após o forte crescimento da carteira de crédito. Esse patamar foi sustentado por dois aumentos de capital realizados ao longo do ano, que somaram R$ 1,04 bilhão, garantindo robustez para a expansão futura.

A base de clientes atingiu 8,9 milhões (+17,4%), com presença em 95% dos municípios brasileiros. O Super App do banco, desenvolvido no Vale do Silício, foi responsável por 97,5% das transações realizadas em 2024 e segue com nota 4,8 nas plataformas digitais, consolidando a estratégia digital da instituição.

Outros destaques do ano:

• Segmento de seguridade: R$ 1,3 bilhão em prêmios (+20,6%) e lucro líquido de R$ 121,4 milhões.
• BRB Investimentos: ativos sob gestão de R$ 6,65 bilhões (+54,4%).
• 1.042 pontos de atendimento em 19 estados e no DF, com 14 novas unidades abertas em 2024.
• Liderança na concessão de crédito habitacional no DF e destaque nacional no financiamento rural.
• Investimentos expressivos em inovação, com parcerias no Vale do Silício e aceleração de soluções com IA.
• Mais de R$ 2 bilhões operacionalizados em programas sociais do GDF, beneficiando 398 mil famílias.
• Modernização da mobilidade urbana no DF, com mais de 11 milhões de viagens por aproximação e 3,9 milhões de recargas via Pix.

Com atuação nacional e vocação pública, o BRB segue avançando como um dos bancos mais inovadores e completos do País, combinando rentabilidade, impacto social e excelência no atendimento.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2024 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense