Pesquisa
85% dos usuários estão satisfeitos com os serviços do Metrô-DF

Pesquisa encomendada pela Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) indica que o índice de satisfação dos usuários chega a 85%. Desses, 38,6% deram nota 8 ou mais aos serviços prestados nesse meio de transporte coletivo.
Os quesitos infraestrutura nos trens e o serviço de transporte em geral foram os que receberam melhor avaliação de quem usa o metrô. A apresentação pessoal dos empregados também foi bem avaliada, com 95,2% de aprovação.
Entre as estações, a mais bem avaliada foi a da 112 Sul, e o atendimento ao usuário também mereceu destaque. O metrô é o único transporte público que realiza atendimento de primeiros socorros, iniciativa que também teve ótima aceitação.
Outro dado importante: a segurança no metrô aumentou, uma sensação que ficou clara na pesquisa. 95,4% dos usuários disseram que não presenciaram nem foram vítimas de roubo ou furto.
A iniciativa com maior índice de satisfação dos usuários foi a criação de carro exclusivo para mulheres e deficientes em período integral — 93,8% dos entrevistados concordaram, um aumento de 3,2% em relação a 2015, ano da implantação.
Outra iniciativa de destaque foi a adoção dos aplicativos WhatsApp e Telegram como canais de comunicação com a companhia para melhorar o atendimento ao usuário. 83% dos entrevistados disseram ter gostado da medida, um aumento de 8,1% em relação a 2015.
A instalação dos painéis de destino dos trens também recebeu aprovação expressiva. A empresa atribuiu a satisfação dos usuários aos benefícios proporcionados na gestão atual.
O contrato de manutenção em vigor, mesmo com redução de 50% do valor em relação ao que vigorava em 2015, é um dos fatores responsáveis pela melhoria na avaliação, por ter reduzido substancialmente o número de falhas no sistema.
Usuários pediram novas estações e horário ampliado
Os usuários também fizeram críticas e sugestões. Cerca de 60% dos ouvidos gostariam de ter ampliação no horário de funcionamento do metrô aos domingos e feriados.
Outros 34,9% pediram a construção de estações na Asa Norte e finalização das previstas na Asa Sul. Um total de 26,5% pediu a expansão da malha para outras regiões. Houve reclamações quanto ao crescimento do número de ambulantes e pedintes.
Foram entrevistadas 2.926 pessoas, aleatoriamente, entre os usuários das 24 estações. A maior parte dos ouvidos (60,3%) tem entre 21 a 40 anos.
A maioria está empregada (63%); cerca de 40% têm ensino médio completo, e mais da metade possui renda familiar entre R$ 1.576 a R$ 4.728 mensais.
Utilizam o metrô diariamente, indo ou vindo da residência ao trabalho, 57,20% dos passageiros. Outros 15% utilizam o meio para lazer.
Como a integração com os ônibus não está totalmente consolidada, e ainda não há o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), aproximadamente 60% dos usuários se dirigem às estações a pé. Só 27% utilizam ônibus, 12% vão de carro e apenas 1,4% chegam de bicicleta.
O diretor-presidente da companhia, Marcelo Dourado, informa que sua gestão está empenhada em transformar o Metrô-DF em empresa superavitária.
“Estamos reduzindo gastos, fazendo planejamento estratégico e definindo de que forma poderemos ampliar os serviços. A pesquisa indica que podemos melhorar ainda mais”, destaca.

3.844 bilhetes premiados
Nota Legal: 2º sorteio de 2024 ainda tem R$ 430 mil à espera de resgate

Ainda restam 3.844 bilhetes premiados do segundo sorteio de 2024 do Nota Legal cujos contribuintes contemplados não indicaram suas contas bancárias para o recebimento dos prêmios. O valor total a ser resgatado é de R$ 431,2 mil, segundo dados da Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF).
A maior quantidade de bilhetes pendentes é de moradores do Plano Piloto, com 770 prêmios, que somam mais de R$ 85,3 mil. Em seguida, está Taguatinga, com 290 tíquetes premiados, totalizando R$ 34,7 mil. Já o Sudoeste/Octogonal concentra 209 bilhetes, correspondentes a R$ 33,3 mil. Há ainda 355 cupons sem região administrativa identificada, que acumulam R$ 36,4 mil em prêmios.
“Estamos reforçando o alerta para que as pessoas verifiquem se foram sorteadas e façam a indicação antes do dia 12 de maio, que é o prazo limite para informar a conta bancária”, alerta o secretário de Economia, Ney Ferraz.
Entre os prêmios não resgatados há premiações de até R$ 10 mil. “Identificamos também contribuintes que não resgataram R$ 5 mil, R$ 1 mil, R$ 200 e R$ 100”, detalha a coordenadora de Cadastro, Escrituração e Documentos Fiscais Digitais da Seec, Giovanna Botelho.
“O importante é que façam dentro do prazo porque o contribuinte que não fizer a indicação até lá, está abrindo mão do direito ao prêmio”, complementa. O montante é, assim, recolhido ao Tesouro do DF. Giovanna explica que o segundo sorteio foi realizado em 13 de novembro de 2024, e os bilhetes pendentes de indicação pertencem ao 3º e último lote de contemplados.
Para indicar a conta bancária para recebimento dos valores, o contribuinte deve acessar o site do Nota Legal, fazer login na área restrita e preencher os dados solicitados. A Seec-DF também envia e-mails alertando sobre a necessidade da indicação, e informa que a consulta da premiação pode ser feita diretamente no portal do Nota Legal. Mas, fique atento: a Secretaria não utiliza o WhatsApp para esse tipo de comunicação.
Prêmio de R$ 1 milhão
O primeiro sorteio de 2025 do Nota Legal está previsto para 21 de maio. Serão 12.600 tíquetes premiados, que somarão R$ 3,5 milhões em prêmios. Pela primeira vez, o principal será de R$ 1 milhão — anteriormente, o valor era de R$ 500 mil. Para participar deste sorteio, é necessário estar habilitado conforme as regras do programa.
Os bilhetes do primeiro sorteio do ano estarão disponíveis para consulta a partir do dia 7 de maio. Por meio dessa verificação, os contribuintes poderão conferir quais bilhetes foram gerados a partir de suas notas fiscais.
Auxílio mensal de R$ 150
Novos beneficiários do DF Social têm até 27 de abril para abrir conta no BRB

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) selecionou 1.801 novas famílias beneficiárias do programa DF Social para abrir conta no Banco de Brasília (BRB) e ter acesso ao auxílio mensal de R$ 150. Para garantir o recebimento do próximo pagamento, é necessário que o cidadão tenha a conta social (não se trata de uma conta bancária comum) aberta até as 18h do próximo domingo (27).
Aqueles que não fizerem o procedimento no prazo estabelecido terão que aguardar nova rodada de contemplação. A abertura da conta social deve ser feita pelo aplicativo BRB Mobile. Basta seguir o passo a passo neste link.
Para saber se foi contemplado, o cidadão deve fazer a consulta no site GDF Social e confirmar se está entre os beneficiários. No portal, em Consulta DF Social, é necessário informar o CPF e a data de nascimento do responsável familiar, conforme declarado no Cadastro Único. Após esse procedimento, aparece mensagem na tela informando se a pessoa está ou não na lista de contemplados.
“Recebemos muitas mensagens de que as pessoas abriram as contas e não receberam o valor, mas ao investigar caso a caso, geralmente a pessoa não foi contemplada ou abriu a conta errada ou fora do prazo. Então, é importante que, antes de tudo, o cidadão verifique se foi contemplado. Depois disso, abra a conta correta e dentro do prazo”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra. A abertura de contas dentro de um prazo específico é necessária para que o BRB confeccione o cartão e encaminhe à agência para busca posterior.
O DF Social é o programa de transferência de renda do Governo do Distrito Federal (GDF) que concede R$ 150 mensais destinado às famílias de baixa renda residentes no Distrito Federal. Têm direito ao benefício os grupos com renda per capita de até meio salário mínimo inscritos no Cadastro Único, entre outros critérios. A contemplação é feita por meio de seleção automática, cruzando critérios do programa com os cadastros únicos.
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