Cidades
Wemerson Santi: a criatividade (AINDA) é crucial para os negócios
O publicitário Wemerson Santi acha que todos são criativos. Embora apenas alguns possam pintar uma obra-prima, escrever uma sinfonia ou inventar o iPhone, o resto de nós não precisa se sentir desanimado diante de genialidades. Santi raciocina que a maior parte do que fazemos enquanto humanos decorre de uma capacidade de imaginar algo que não está lá – ou que não foi feito – e depois realizar uma ação.
Isso é observável, segundo ele, nas coisas cotidianas que não pensamos como criativas.
“Decidindo o que vestir? Criatividade. Planejando seu próximo passo na carreira? Criatividade. Escolhendo onde ir em um encontro? Sim, criatividade. Qualquer coisa além dos nossos instintos animais básicos requer alguma forma disso”, afirma o publicitário.
Para ele somos todos criativos – algumas pessoas ganham a vida com isso, outras não. O mesmo princípio, segundo ele, se aplica aos negócios.
“Todo e qualquer negócio é (ou deveria ser) criativo por natureza. A criatividade é o que faz uma empresa se diferenciar da outra e competir no mercado. Em um tempo onde os negócios passaram a ter mais ou menos a mesma carteira de serviços e dinâmica de atração de clientes, a tão aclamada diferenciação está na criatividade”.