Viveiro do Lago Norte terá plantio comunitário neste sábado, 17 de dezembro

Cidades

Viveiro do Lago Norte terá plantio comunitário neste sábado, 17 de dezembro

em

Moradores do Lago Norte, associações, igrejas e voluntários do viveiro comunitário da região administrativa poderão participar do plantio de 300 mudas de espécies neste sábado (17). Com o apoio de grupos de escoteiros e promovida pela administração regional, a atividade ocorrerá na QL 4/6, das 14 às 17 horas. No encerramento haverá um ato ecumênico.

Serão cultivadas espécies como angico, aroeira, barriguda, ingá-de-metro, ingá-de-bola, jacarandá, jatobá, juçara, landim, mutamba e xixá.

Projeto Ecotrilhas da Serrinha do Paranoá

Na ocasião, será lançado o projeto Ecotrilhas da Serrinha do Paranoá, região com microbacias hidrográficas que abastecem a porção norte do Lago Paranoá. Em parceria com o Instituto Oca do Sol e a Fundação Banco do Brasil, ele será desenvolvido ao longo de 2017, com o mapeamento e a sinalização das trilhas de turismo e esporte da Serrinha, bem como das nascentes, dos córregos e da cachoeira do Urubu.

Cerca de 10 mil espécies do Cerrado também vão ser identificadas. O Ecotrilhas visa ainda reorganizar as brigadas comunitárias de combate a incêndios florestais.

Capacidade para produzir até 40 mil mudas por ano

Inaugurado em 3 de julho de 2015, o viveiro tem capacidade para produzir até 40 mil mudas por ano. Ele foi criado para atender à demanda de plantio de espécies do Cerrado — baru, cagaita, ipê e pequi, por exemplo — nos parques do Distrito Federal. Mas o lugar tornou-se também um ponto de produção de mudas para reflorestamento de nascentes de córregos, como o do Urubu e o do Palha. A área de 639 metros quadrados é cedida pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap).

Plantio comunitário no Viveiro do Lago Norte
17 de dezembro (sábado), das 14 às 17 horas, na QL 4/6.

Comentar




Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile