Segurança
Viva Brasília fará ações integradas de combate à violência em oito regiões
Oito regiões administrativas do Distrito Federal receberão ações integradas de combate à violência. A iniciativa faz parte do programa Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida e teve avanço nesta terça-feira (13), em reunião para definir um plano de segurança integrado para a Estrutural e o Plano Piloto, mais especificamente o Setor Comercial Sul. Na sexta-feira (9), a mesma coisa foi feita com foco em Santa Maria.
As ações definidas nos dois encontros ainda serão aprimoradas pelo grupo, que envolve, além das forças de segurança, os conselhos comunitários de segurança e as administrações regionais. No caso do Setor Comercial Sul, foram apontadas medidas como videomonitoramento, intensificação no controle de flanelinhas e reforço no patrulhamento de trânsito. Para a Estrutural, listaram-se metas como aumento nas rondas em áreas rurais e o reforço de projetos sociais do Corpo de Bombeiros Militar — O Bombeiro Mirim e o Bombeiro nas Quadras.
Segundo a secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar Araújo, as regiões escolhidas (Ceilândia, Estrutural, Planaltina, Plano Piloto, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião e Taguatinga) concentram 65% da criminalidade no DF. “Estamos iniciando um novo ciclo do Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida, com base na avaliação do que foi o primeiro ano do programa.”
Os locais foram levantados por meio da análise das estatísticas oficiais e das respostas da pesquisa de vitimização feita pela pasta no ano passado e por visitas da secretaria aos lugares com histórico mais crítico. “Trabalhamos com uma gestão orientada por resultado, que nos permite focalizar as ações”, explica o subsecretário de Gestão de Informação da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, Marcelo Durante. “Em cima disso, fazemos um diagnóstico identificando não só como o crime ocorre, mas porque o crime ocorre.”
A análise à qual Durante se refere leva em conta desde a iluminação pública até a disponibilidade de infraestrutura urbana de qualidade, como quadras de esporte e praças. Por isso, a ideia é que também se envolvam com o projeto a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, a Companhia Energética de Brasília (CEB) e a Agência de Fiscalização do DF.
Comitê gestor vai acompanhar as ações
Após as reuniões para tratar sobre cada região, os órgãos terão cerca de 60 dias para apresentar os primeiros resultados. O processo será acompanhado periodicamente pelo comitê gestor do Viva Brasília. “Os protocolos serão integrados entre os órgãos de governo, as forças de segurança e a sociedade civil, com foco em prevenção e envolvendo políticas sociais”, garante a secretária.
De acordo com Márcia de Alencar, o diagnóstico apontou que a maior parte dos envolvidos em crimes no DF são jovens, e, por isso, as ações terão como objetivo a diminuição da vulnerabilidade juvenil.
Em 20 de setembro, ocorrerá a próxima reunião para construir um plano de trabalho integrado, desta vez para Ceilândia, Samambaia e Taguatinga. Esta região já recebe, desde o início do mês passado, ações do Centro Legal, usado também para revitalizar a Rodoviária do Plano Piloto e o Setor Comercial Sul.
Inscrições até 25/01
QualificaDF Móvel 2025 abre 1.012 vagas para cursos gratuitos
O Governo do Distrito Federal (GDF), por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,Trabalho e Renda (Sedet-DF), lançou chamamento público para preenchimento de vagas destinadas aos cursos de qualificação profissional do projeto QualificaDF Móvel. Estão abertas as inscrições, a partir desta terça-feira (14), para 1.012 vagas em cursos gratuitos no Núcleo Bandeirante, P Norte, Riacho Fundo II e Sobradinho II.
As inscrições para o terceiro ciclo da quarta etapa da iniciativa podem ser feitas até o dia 25 deste mês por este link. Entre os cursos oferecidos, estão os de cuidador de pessoa idosa, atendente de farmácia, auxiliar de recursos humanos e manicure e pedicure. O resultado final da seleção e a convocação dos candidatos selecionados para o início da qualificação serão divulgados no site da Sedet-DF até o dia 27 de janeiro.
Os candidatos convocados para confirmação de matrícula deverão comparecer a uma das agências do trabalhador listadas no Anexo I do edital, no horário de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou a uma das unidades móveis de execução dos cursos elencadas no item 1.7 do edital, das 8h às 12h e das 13h às 17h, entre os dias 27 deste mês e 1º de fevereiro, e apresentar os documentos comprobatórios originais.
Inscrições já estão abertas
Veja o passo a passo para participar do Casamento Comunitário 2025
Estão abertas as inscrições para casais que desejam formalizar sua união em 2025, mas não têm condições de arcar com as despesas de uma cerimônia matrimonial. O programa Casamento Comunitário, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), disponibilizará 600 vagas para casais, distribuídas ao longo de quatro edições neste ano. A iniciativa, realizada desde 2021, contribuiu para fortalecer os laços familiares e promover a cidadania.
Joaquim Sousa e Helena Vidal, moradores de Taguatinga, já realizaram a inscrição no Na Hora da rodoviária do Plano Piloto para formalizar sua união em 2025. “Sempre sonhamos em nos casar, mas as condições financeiras tornavam isso impossível. Essa oportunidade nos deu a chance de viver esse momento único e abençoado. Somos muito gratos,” comemora Joaquim Sousa.
A primeira cerimônia do Casamento Comunitário 2025 acontece no dia 23 de março. Além desta, outras três edições serão realizadas no decorrer do ano, sempre aos domingos, nas seguintes datas: 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro. Cada edição contará com 150 vagas. A ordem de casamento será definida conforme a ordem de inscrição, portanto, os primeiros 150 casais participarão da cerimônia em março, enquanto os últimos inscritos ocuparão as vagas de dezembro.
Entre as exigências, destaca-se, ter idade mínima de 18 anos, e ausência de impedimento legal para casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521).
Como se inscrever no Casamento Comunitário 2025
Para realizar a inscrição, os interessados deverão comparecer em algum dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, com a documentação exigida. Não será aceita a entrega de documentos por terceiros.
Os locais para realizar a inscrição são os seguintes: Praça dos Direitos da Ceilândia (QNN 13, Ceilândia Norte); na agência do Na Hora, no Setor Cultural Norte; na Praça dos Direitos do Itapoã (Quadra 203, Del Lago II); na Estação Cidadania do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9) e durante as edições do GDF + Perto do Cidadão (sexta-feira de 9h às 16h e sábado de 9h às 12h).
Nos locais de inscrição, todos os casais (solteiros, divorciados e viúvos) devem apresentar comprovante de residência do DF; originais e cópias dos documentos pessoais: carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e original da certidão de nascimento. Eles também devem preencher o formulário de inscrição.
Se divorciado, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da formal de partilha contendo a petição inicial; sentença e o trânsito em julgado.
Se viúvo, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da certidão de óbito e certidão de casamento; formal de partilha contendo a petição inicial, sentença e o trânsito em julgado.
Além disso, todos os inscritos devem apresentar cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme modelo no Anexo I do Edital (veja aqui) que deve ser entregue no ato da inscrição.
As testemunhas deverão apresentar original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Casamento se forem casados (as); se forem divorciados (as), acrescer a Certidão de Casamento com averbação do divórcio. É importante lembrar que as testemunhas que se farão presentes no cartório, não podem ser as mesmas do dia da cerimônia.
Casais selecionados
Após receber as inscrições, a Sejus selecionará os casais com base nos critérios estabelecidos no edital. A lista dos casais selecionados e as informações sobre os próximos passos, incluindo a lista dos documentos que deverão ser entregues nos cartórios de Registro Civil indicados, serão divulgadas no site da Secretaria de Justiça e Cidadania, com dois meses de antecedência para cada cerimônia.
Para mais informações sobre o Casamento Comunitário 2025 entre em contato pelo e-mail [email protected] e/ou telefone (61) 2244-1347/1349.
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