Brasil
Verniz antimosquito da Coral promete proteção contra o Aedes aegypti
Os números de casos suspeitos de dengue não param de crescer em todo o país. São mais de 1 milhão de casos prováveis (47% já confirmados), de acordo com o Painel de Monitoramento das Arboviroses Ministério da Saúde. Enquanto as recentes vacinas desenvolvidas ainda não são acessíveis para a maioria da população e não há tratamento específico para a doença, o combate ao seu vetor ainda é a melhor estratégia. Com a infestação do mosquito transmissor mais intensa nos períodos de altas temperaturas e chuvas fortes, é necessário relembrar a importância da prevenção, incluindo um novo método que surge para somar na luta ao Aedes aegypti, o Coral Bem Estar Proteção Antimosquito, um verniz para paredes com efeito repelente. Além da promessa da Coral, confira outras dicas de combate à dengue:
Verniz antimosquito da Coral
Para ficar continuamente protegido dentro de casa ou em ambientes comerciais e/ou de grande concentração como academias, salões de festas, escolas e hospitais, o novo aliado é o Coral Bem Estar Proteção Antimosquito – um verniz incolor fosco para paredes e tetos, com ação repelente especificamente contra o transmissor da dengue, da zika e da chikungunya. O produto tem como princípio ativo a permetrina, uma substância conhecida e amplamente utilizada como repelente. Avaliações com a película seca demonstraram que o ativo repelente não é liberado no ambiente, fica retido na matriz do verniz após sua aplicação. Outra vantagem é que o produto pode ser aplicado diretamente sobre qualquer tipo de tinta para parede de qualidade, basta a superfície estar limpa e em bom estado de conservação. Ou seja, não é necessário pintar novamente as paredes antes de aplicar a proteção do verniz.
“É importante que a população faça todo o possível para se proteger do mosquito transmissor da dengue. No caso do nosso verniz, percorremos todo o processo de avaliação necessário para obter a autorização da Anvisa para a sua comercialização no País. A eficácia foi testada em um laboratório externo independente, certificado pela Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde. Para assegurar a sua funcionalidade na prática, os ensaios reproduziram ambientes de uma casa em tamanho real. E os resultados indicaram que o produto oferece proteção contínua 24 horas/dia por até dois anos, repelindo os Aedes aegypti do espaço após contato com a parede protegida”, explica Elaine Poço, diretora de Pesquisa & Desenvolvimento e Sustentabilidade da AkzoNobel para a América Latina. A longa jornada de desenvolvimento do produto, que incluiu mais de 200 testes para chegar ao protótipo final, foi iniciada pelo laboratório da AkzoNobel no Brasil em 2015.
Elimine focos de água parada
Não deixe qualquer tipo de reservatório de água parada sem proteção em casa. O mosquito transmissor da dengue utiliza como criadouros desde grandes espaços como caixas d’água e piscinas abertas até pequenos objetos, como tampas de garrafa, pneus e vasos (utilize areia nos pratos das plantas). Aplicações regulares de inseticidas e larvicidas ajudam a eliminar focos do mosquito em locais abertos e fechados.
Use repelente no corpo e nos ambientes
Passar o produto nas partes do corpo que ficam expostas, como braços, mãos e pernas, é uma maneira eficaz de manter os mosquitos afastados da pele. Todos os ativos repelentes de insetos aprovados para uso em produtos cosméticos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), podem ser usados em crianças, mas é importante seguir as orientações descritas no rótulo do produto, pois cada ativo tem suas particularidades e restrições de uso. Também há repelentes para uso no ambiente. Esses produtos são comercializados na forma de espirais, líquidos e pastilhas utilizadas, por exemplo, em aparelhos elétricos e servem para afastar os mosquitos do ambiente por tempo determinado.
Cubra a maior parte do corpo
Estudos mostram que o Aedes aegypti é atraído por substâncias que o corpo humano elimina por meio do suor e da respiração, por isso é importante utilizar, sempre que possível, roupas que cubram a maior parte do corpo para atenuar esse processo. Especialmente para locais com maior probabilidade de incidência do mosquito, como em trilhas e pescarias, há também roupas com proteção repelente.
Coloque telas em janelas e portas
Sempre que possível, dê preferência a locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras físicas disponíveis.