Curta nossa página

Combate à dengue

Verniz antimosquito da Coral promete proteção contra o Aedes aegypti

Publicado

Verniz Antimosquito Coral
Foto/Imagem: Freepik


Os números de casos suspeitos de dengue não param de crescer em todo o país. São mais de 1 milhão de casos prováveis (47% já confirmados), de acordo com o Painel de Monitoramento das Arboviroses Ministério da Saúde. Enquanto as recentes vacinas desenvolvidas ainda não são acessíveis para a maioria da população e não há tratamento específico para a doença, o combate ao seu vetor ainda é a melhor estratégia. Com a infestação do mosquito transmissor mais intensa nos períodos de altas temperaturas e chuvas fortes, é necessário relembrar a importância da prevenção, incluindo um novo método que surge para somar na luta ao Aedes aegypti, o Coral Bem Estar Proteção Antimosquito, um verniz para paredes com efeito repelente. Além da promessa da Coral, confira outras dicas de combate à dengue:

Verniz antimosquito da Coral

Para ficar continuamente protegido dentro de casa ou em ambientes comerciais e/ou de grande concentração como academias, salões de festas, escolas e hospitais, o novo aliado é o Coral Bem Estar Proteção Antimosquito – um verniz incolor fosco para paredes e tetos, com ação repelente especificamente contra o transmissor da dengue, da zika e da chikungunya. O produto tem como princípio ativo a permetrina, uma substância conhecida e amplamente utilizada como repelente. Avaliações com a película seca demonstraram que o ativo repelente não é liberado no ambiente, fica retido na matriz do verniz após sua aplicação. Outra vantagem é que o produto pode ser aplicado diretamente sobre qualquer tipo de tinta para parede de qualidade, basta a superfície estar limpa e em bom estado de conservação. Ou seja, não é necessário pintar novamente as paredes antes de aplicar a proteção do verniz.

“É importante que a população faça todo o possível para se proteger do mosquito transmissor da dengue. No caso do nosso verniz, percorremos todo o processo de avaliação necessário para obter a autorização da Anvisa para a sua comercialização no País. A eficácia foi testada em um laboratório externo independente, certificado pela Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde. Para assegurar a sua funcionalidade na prática, os ensaios reproduziram ambientes de uma casa em tamanho real. E os resultados indicaram que o produto oferece proteção contínua 24 horas/dia por até dois anos, repelindo os Aedes aegypti do espaço após contato com a parede protegida”, explica Elaine Poço, diretora de Pesquisa & Desenvolvimento e Sustentabilidade da AkzoNobel para a América Latina. A longa jornada de desenvolvimento do produto, que incluiu mais de 200 testes para chegar ao protótipo final, foi iniciada pelo laboratório da AkzoNobel no Brasil em 2015.

Elimine focos de água parada

Não deixe qualquer tipo de reservatório de água parada sem proteção em casa. O mosquito transmissor da dengue utiliza como criadouros desde grandes espaços como caixas d’água e piscinas abertas até pequenos objetos, como tampas de garrafa, pneus e vasos (utilize areia nos pratos das plantas). Aplicações regulares de inseticidas e larvicidas ajudam a eliminar focos do mosquito em locais abertos e fechados.

Use repelente no corpo e nos ambientes

Passar o produto nas partes do corpo que ficam expostas, como braços, mãos e pernas, é uma maneira eficaz de manter os mosquitos afastados da pele. Todos os ativos repelentes de insetos aprovados para uso em produtos cosméticos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), podem ser usados em crianças, mas é importante seguir as orientações descritas no rótulo do produto, pois cada ativo tem suas particularidades e restrições de uso. Também há repelentes para uso no ambiente. Esses produtos são comercializados na forma de espirais, líquidos e pastilhas utilizadas, por exemplo, em aparelhos elétricos e servem para afastar os mosquitos do ambiente por tempo determinado.

Cubra a maior parte do corpo

Estudos mostram que o Aedes aegypti é atraído por substâncias que o corpo humano elimina por meio do suor e da respiração, por isso é importante utilizar, sempre que possível, roupas que cubram a maior parte do corpo para atenuar esse processo. Especialmente para locais com maior probabilidade de incidência do mosquito, como em trilhas e pescarias, há também roupas com proteção repelente.

Coloque telas em janelas e portas

Sempre que possível, dê preferência a locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras físicas disponíveis.

Fazenda da Matta

Empreendimento de luxo promete aquecer mercado imobiliário de Pirenópolis

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Fazenda da Matta Pirenópolis
Foto/Imagem: Divulgação

O mercado imobiliário de Pirenópolis está prestes a ganhar um novo capítulo com o lançamento do Fazenda da Matta,  empreendimento que promete unir qualidade de vida e valorização patrimonial. O projeto será destaque em rodadas de negócios a partir de abril, abrindo o calendário de eventos que culmina com a abertura oficial do stand de vendas em 17 de maio. A expectativa é alta em um mercado que já apresenta forte demanda por primeira e segunda moradia.

A Fazenda da Matta é desenvolvido pela Omnium, grupo com ampla experiência no mercado imobiliário, agropecuária e prestação de serviços, em parceria com  renomada construtora do centro oeste, além de outros parceiros estratégicos locais como a DVLP, que tem como sócio Guilherme Siqueira Campos. Fundada em 2009 no sudeste do estado de São Paulo, a empresa iniciou suas atividades produzindo lotes e imóveis voltados para o público de baixa renda. Hoje, atua em toda a cadeia do mercado imobiliário, desde a aquisição de áreas e desenvolvimento de projetos até a construção, legalização, entrega e pós-venda, sempre com foco em urbanismo de qualidade.

Recentemente a pesquisa Mapa do Turismo Brasileiro reafirmou o status da região de Pirenópolis, e do eixo Brasília – Goiânia, como destino de alta relevância, integrando novamente a região a categoria de luxo. Isso é reforçado por um fluxo de aproximadamente 80 mil turistas mensais, o que eleva a demanda por imóveis para locação por temporada e para aquisição como segunda residência.

Segundo o IBGE a região apresentou uma expansão populacional de 16%  nos ultimos anos, ilustrando o crescente interesse pela região, conhecida tanto pelo apelo turístico quanto pela qualidade de vida.

O Fazenda da Matta irá explorar essa demanda com espaços amplos para esportes, bem-estar e saúde, além de oferecer experiências exclusivas como Haras, Clubhouse, Putting Green, Paddle, Fazendinha, parreiral próprio, restaurante e academia de ginástica com mais de 300m2, e um amplo complexo esportivo equipado com quadras de tênis, entre outros, que atendem às necessidades de famílias e investidores.

“O mercado imobiliário do Centro-Oeste proporciona que qualquer aquisição seja automaticamente um investimento, pelo seu crescimento e valorização. A Fazenda da Matta chega para atender e aprimorar a procura por segundas residências que eventualmente até se tornem primeiras”, acredita Felipe Maldonado, da Omnium.

Sobre o Fazenda da Matta

O Fazenda da Matta é um condomínio exclusivo que une natureza, sofisticação e exclusividade em um refúgio de alto padrão. Localizado a apenas 10 minutos do centro de Pirenópolis, oferece uma experiência única para quem busca conforto, privacidade e valorização patrimonial.

Com paisagismo assinado pelo escritório Depieri, arquitetura de Denise Zuba e um haras assinado por Doda Miranda, o Fazenda da Matta redefine o conceito de casa de campo. Além disso, conta com uma parceria gastronômica com o renomado Bistrô de Fogo e um compromisso social com a ONG Amigos do Bem.

CONTINUAR LENDO

Lei nº 15.116/2025

Mulher vítima de violência pode ter reconstrução dentária pelo SUS

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
reconstrução dentária SUS violência contra a mulher
Foto/Imagem: Freepik

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que garante, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), tratamento odontológico para reconstrução e reparação dentária de mulheres vítimas de agressões que tenham causado danos à sua saúde bucal. O texto foi publicado no Diário Oficial da União.

Estão incluídos procedimentos de:

  • Reconstrução;
  • Próteses;
  • Tratamentos estéticos e ortodônticos, entre outros serviços.

O atendimento odontológico previsto na Lei nº 15.116/2025 será garantido, prioritariamente, em clínicas e hospitais públicos ou conveniados ao SUS.

Para acesso ao Programa de Reconstrução Dentária para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, a mulher deverá apresentar documentos que comprovem a situação de violência. Os critérios de acesso ao programa ainda serão definidos em regulamentação pelo governo federal.

A lei também permite parcerias com instituições de ensino e pesquisa, sempre que necessário, para aprimorar os serviços oferecidos.

O programa, segundo o governo, além de proporcionar atendimento prioritário e gratuito para a recuperação da saúde bucal, tem o objetivo de “devolver o mínimo de dignidade às vítimas”. O texto foi aprovado no início de março pelo Congresso Nacional.

“Estudos indicam que em mais de 60% dos casos de agressão contra a mulher no âmbito doméstico, a face é o principal alvo. As sequelas deixadas no rosto, e sobretudo na boca, causam impactos que ultrapassam os danos físicos. Os efeitos dessas agressões encontram reflexos no campo emocional da vítima, atingindo sua autoestima e minando a confiança necessária para a reestruturação social e profissional”, explicou o governo, em comunicado.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2024 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense