Curta nossa página

Clareamento, lentes de contato...

Veja as técnicas mais utilizadas para se obter o sorriso perfeito

Publicado

Foto/Imagem: iStock


Viajar é maravilhoso e melhor ainda é registrar cada momento com fotos incríveis. E o que seria dos bons momentos, se não pudéssemos sorrir? Esse fato vem acarretando certo incômodo para muitas pessoas hoje em dia.

Dentes com imperfeição, manchados ou desalinhados podem prejudicar os bons momentos.

Com base nessa população, foram realizados levantamentos pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos junto com o Instituto FSB Pesquisa, informando que hoje o Brasil se encontra como terceiro país de maior mercado consumidor relacionados a produtos e equipamentos de beleza e estética. Essa procura pelo mercado de estética vem crescendo cada vez mais.

E com isso houve um aumento no lucro do mercado estético, mas, por outro lado, esses procedimentos acabaram diminuíram seus valores, em consequência de haver muitos profissionais qualificados trabalhando na área, o que ajuda muito a alavancar ainda mais todo o setor de estética do país. E assim os consumidores conseguem ter valores bem mais acessíveis a esses cuidados.

E como ter dentes perfeitos e poder tirar aquela selfie incrível na praia com aquele sorriso de dar inveja? Veremos as técnicas mais utilizadas atualmente para se ter o sorriso perfeito.

Clareamento

O dente possui três camadas: O esmalte, a dentina e a polpa. O esmalte é a parte externa e mais dura do dente, porém a que mais sofre danos com cáries ou maus hábitos de higiene bucal. Em seguida vem a dentina que é responsável pela cor dos dentes. E por último a polpa, aquele tecido macio que fica no centro de todos os dentes.

Há muitos fatores que podem alterar o esmalte do dente e escurecer a dentina, deixando o sorriso amarelado e com mau aspecto. Nesse caso, a solução é realizar clareamento dental de consultório, que deve ser feito em clínicas odontológica de qualidade. Afinal, técnicas de clareamento caseiras e produtos milagrosos comprados em farmácias podem causar danos em seus dentes. Por isso, é sempre bom procurar um profissional, se o objetivo é ter um sorriso perfeito.

Limpeza

A limpeza dos dentes não é algo que cabe a profissionais, mas sim ao próprio dono do sorriso. Afinal, todo lugar bonito precisa de uma faxina para ficar perfeito. No caso dos dentes não é diferente, cuidados básicos com escovação, uso de fio dental e um bom enxaguante antisséptico farão a diferença.

Vale lembrar que o básico é fazer escovações ao acordar, após as refeições e antes de dormir. E sempre fazer uma visita ao dentista pelo menos uma vez a cada 6 meses para fazer uma limpeza profissional. Esse processo ajuda a eliminar manchas, tártaros acumulados ainda faz aplicação de flúor para o fortalecimento dos dentes.

Facetas e lentes de contato

A técnica de usar facetas e lentes dentárias surgiu em meados dos anos 90 e hoje já é possível realizar todo o processo de maneira digital.

Trata-se de um processo simples, porém delicado e que garante um sorriso perfeito. Após realizar o procedimento, é preciso cuidados muito específicos com os dentes, por isso jamais deixe de seguir as orientações do profissional.

Aparelhos ortodônticos

E para quem possui os dentes desalinhados, a solução é optar por aparelhos ortodônticos para deixar o sorriso perfeito. Nesse caso, todo o processo de avaliação, implante do aparelho é feita por profissional especializado.

Por isso, pesquise e procure referências de profissionais qualificados para realizar o processo. Obviamente que quanto mais qualificado e conhecido for o profissional, mais caro será o tratamento. No entanto, quando se trata do sorriso vale a pena investir mais para obter resultados permanentes e sem efeitos indesejados.

Próteses e implantes

E mesmo com todos os cuidados e tratamentos, o dente pode sofrer danos maiores e precisar de remoção. Muitos fatores como fraturas, traumas e tratamentos de canal, podem levar a perda do dente. Nesse caso, o melhor a fazer é recorrer a próteses dentárias ou implantes.

E com os avanços da odontologia, hoje as próteses e implantes dentários restauram os dentes e trazem de volta o sorriso perfeito. Para realizar o procedimento de implante ou adquirir uma prótese também é preciso procurar um profissional especializado.

São muitas opções e somente após uma avaliação é que o ortodontista dirá qual o processo mais adequado ao seu caso.

Xô, Aedes!

Distrito Federal tem queda de 81% no número de casos de dengue

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Combate à dengue GDF
Foto/Imagem: Freepik

O engajamento da população e as iniciativas do Governo do Distrito Federal (GDF) para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, têm dado resultado. No ano passado, nesta mesma época, foram 1.354 novos casos em uma semana. Agora, foram 256, uma queda de 81%.

“Esse levantamento mostra o resultado das ações, seja do governo, seja da população. É uma situação do momento, então pode haver mudanças. O importante é mantermos o foco e a união para juntos mantermos a dengue sob controle”, afirma a secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio.

O mais recente boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde mostra que, até o fim da Semana Epidemiológica 48, o DF somava 283.841 casos suspeitos de dengue ao longo de todo o ano, frente a 283.685 da semana epidemiológica 47, um acréscimo de 256. Já em 2023, a SE 48 somava 31.997 casos suspeitos, uma diferença maior que a apresentada frente ao término da SE 47 de 2023, com 30.643, à época, um acréscimo de 1.345 em uma semana.

O maior registro de números absolutos em 2024 ocorre por conta do “pico” dos casos de dengue ocorrido no início do ano. No entanto, o subsecretário de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos, reforça que o cenário atual é melhor que o vivido no fim de 2023, quando houve uma aceleração de infecções por dengue. “No mesmo período do ano passado, o número de casos era muito superior ao que se tem observado até o momento”, explica.

Visando à prevenção da dengue, a Secretaria de Saúde ampliou as ferramentas para monitoramento, como o uso de novas tecnologias digitais para análise de dados, por exemplo. A pasta também ampliou a força de trabalho envolvida nas ações diárias de combate à dengue, além de ter adotado novas estratégias, como as ovitrampas.

Ao longo de 2024, foram realizadas 1.357.780 inspeções em imóveis pela Vigilância Ambiental em Saúde. Além das inspeções de rotina, foram instaladas até o momento 2.175 armadilhas ovitrampas, tendo sido removidos 1.390.606 ovos do Aedes aegypti. Foram instaladas, ainda, 1.278 estações disseminadoras de larvicida.

Outros órgãos do GDF, como as administrações regionais e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), atuam em ações de limpeza, por exemplo. Já a Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde, se destaca pelas ações realizadas ao longo do ano com a comunidade escolar.

CONTINUAR LENDO

Estoque crítico

A negativo: FHB oferece senhas preferenciais para doadores de sangue

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
estoque Hemocentro de Brasília
Foto/Imagem: Divulgação/Hemocentro

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) está distribuindo senhas preferenciais para doadores de sangue A negativo até 11 de dezembro. A medida prioriza o atendimento a esse grupo em um momento crítico, em que os estoques operam com apenas 66% do nível considerado ideal.

“A senha preferencial é uma estratégia que utilizamos quando os estoques de determinada tipagem atingem níveis críticos, como é o caso, agora, do A negativo. Precisamos restabelecê-lo a níveis considerados seguros, a fim de manter o atendimento regular aos hospitais”, explica a gerente de Captação de Doadores do Hemocentro de Brasília, Kelly Barbi.

A queda no volume de doações foi intensificada pelos diversos feriados do mês de novembro. “Com a proximidade das festas de fim de ano e das férias escolares, convidamos a população a doar sangue, realizar esse gesto solidário e altruísta para com os pacientes do DF que necessitam de transfusões para manter ou recuperar a saúde. Há um aumento histórico de transfusões nesse período, motivo pelo qual fazemos esse apelo junto à população”, completa Kelly.

O Hemocentro de Brasília é responsável por abastecer toda a rede de saúde pública do Distrito Federal, além de instituições conveniadas, como o Hospital da Criança, o Instituto de Cardiologia do DF e o Hospital das Forças Armadas.

Como funciona a senha preferencial

A senha preferencial para doadores A negativo será concedida mediante comprovação do grupo sanguíneo, seja com o cadastro no Hemocentro ou por meio de um exame de tipagem sanguínea. A medida otimiza o atendimento e prioriza as necessidades emergenciais, garantindo que o Hemocentro possa atender à alta demanda desses pacientes.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente deve consultar o site do Hemocentro para saber se está apto a doar sangue.

Quem teve gripe deve aguardar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas para poder doar sangue. Quem teve covid-19 deve aguardar 10 dias após o fim dos sintomas, desde que sem sequelas. Se assintomático, o prazo é contado da data de coleta do exame. Pacientes diagnosticados com dengue clássica devem aguardar 30 dias para se candidatar à doação de sangue. Para a dengue hemorrágica, o prazo é de seis meses.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2024 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense