Cidades
Veículos sem licenciamento lotam os depósitos do Detran-DF
Até junho deste ano, a maioria absoluta dos veículos recolhidos aos depósitos do Detran-DF – 76,4% – foi por falta de licenciamento. Há 44 dias para o início da exigência do CRLV de 2017 (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos), apenas 38% da frota registrada no Distrito Federal está licenciada, ou seja, 644.664 de 1.691.278 veículos.
Se comparado aos seis primeiros meses do ano passado, o número de veículos recolhidos por falta de licenciamento aumentou 17,5%, de 8.085 para 9.500 este ano. A quantidade de autuações por falta do documento obrigatório também aumentou em 13,4% este ano, passando de 14.597, em 2016, para 16.550 multas nesse semestre.
Fiscalização do CRLV
O condutor que não regularizar a situação de seu veículo terá problemas na fiscalização do CRLV de 2017, que iniciará no próximo dia 1º de setembro. Quem for pego sem o documento atualizado cometerá uma infração de natureza gravíssima, com multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e remoção do veículo, além de outras despesas com guincho, diária, vistoria e serviço de liberação, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.
O Detran-DF orienta os proprietários que não receberam o documento, a entrarem no site do Departamento para verificarem se existe alguma pendência ou algum tipo de restrição. Também é fundamental manter o endereço atualizado. De cada dez documentos expedidos pelo Detran, quatro são devolvidos por não localizar o proprietário.
Quitação de débitos
Para receber o CRLV o proprietário do veículo deverá quitar o IPVA – imposto da Secretaria de Fazenda, o DPVAT – seguro obrigatório recolhido pela Seguradora Líder, a taxa de Licenciamento do Detran e as multas pendentes.
Aquele que não receber o documento do veículo em casa deverá verificar no site do Detran, no campo veículos, se existe alguma pendência. Caso constate algum débito, o boleto poderá ser impresso por meio do próprio site do órgão.
Atendimento ao público
O Detran pede aos usuários que evitem deixar para a última hora a regularização do veículo, pois o volume de atendimento nesse período chega a dobrar. Isso sobrecarrega o sistema, provocando maior tempo de espera. No ano passado, na véspera do início da fiscalização, o Detran chegou a registrar 12 mil atendimentos por dia, quando o normal fica em torno de 6 mil.