Cidades
#VacinaDF: mais de 83% da população adulta já foi vacinada com a 1ª dose
A Secretaria de Saúde vacinou, nesta terça-feira (17), mais 51.415 pessoas com a primeira dose (D1) da vacina que previne a Cfcovidovid-19. Com esse número, somado à vacinação que ocorre desde o dia 19 de janeiro, a capital federal atingiu a marca de 83,34% do público adulto vacinado com a D1 ou com a dose única. No total, 1.869.849 pessoas iniciaram o esquema vacinal no DF, até o momento.
Também nesta terça, 6.486 pessoas receberam a segunda dose (D2) e completaram a imunização. Considerando o público imunizado, o DF já vacinou 650.478 pessoas com a segunda dose e 55.358 com a dose única, o que representa 30,56% da população adulta.
O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, considerou importante essa etapa da vacinação porque ela abarca todas as faixas etárias do público adulto, estabelecido pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). “Estamos avançando com segurança e agilidade numa vacinação que é a esperança de milhões de pessoas do Distrito Federal. Podemos atribuir essa conquista ao trabalho dedicado e competente dos profissionais da rede de saúde público, bem como dos nossos parceiros e voluntários”, afirmou Okumoto, que fez questão de agradecer o governador Ibaneis Rocha “pelas decisões corretas que foram tomadas e pelo apoio dado de forma constante à Secretaria de Saúde”.
18 e 19 anos
Ao meio-dia desta terça-feira (17), teve início a vacinação para o público com 18 e 19 anos. Apenas nesta faixa etária, foram vacinados 28.191 jovens no primeiro dia para este grupo. Na UBS 5 de Ceilândia o movimento foi tranquilo durante todo o dia. Com cartazes e placas, os servidores incentivaram os jovens a registrarem o recebimento da primeira dose. E quem participou da ação, aprovou.
“Eu estou muito feliz em ter tomado a minha primeira dose. É um sentimento de pré-tranquilidade. Eu não vou falar tranquilidade porque tranquilidade será quando eu tomar a segunda dose. Eu era muito medrosa para a vacina, mas essa não dói”, garante a estudante Daniele Silva Medeiros, de 18 anos.
Quem também vacinou foi o jovem Matheus Lima, de 19 anos. ele afirma que “não poderia estar mais feliz. Estou emocionado porque finalmente chegou o nosso grupo”.
A vacinação também continua para quem tem mais de 19 anos, como é o caso do Vitor de Lupi, de 25 anos, que foi à UBS para tomar a primeira dose. “Aqui é um lugar bem exemplar. O atendimento é bom e bem ágil”, elogia.
Adolescentes com comorbidades
Pelo site da Saúde, foram cadastrados 9.160 adolescentes com comorbidades, deficiências ou síndromes. Desse total, 7.344 agendaram atendimento e apenas 4.445 se vacinaram.