Cidades
Vacinação de jovens de 14 e 15 anos contra a Covid-19 começa nesta quarta (15)
A Secretaria de Saúde recebeu, nesta segunda-feira (13), mais um carregamento com 77.220 doses da Pfizer, que serão destinadas para vacinar jovens de 14 e 15 anos, ampliando assim o público-alvo a ser imunizado contra a Covid-19. A vacinação do grupo começa nesta quarta-feira (15), a partir das 8h e 9h, de acordo com o perfil do local de vacinação.
Os pontos de vacinação serão divulgados nesta terça-feira (14). Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (13), os gestores da Secretaria de Saúde anunciaram que, com a nova remessa, o Distrito Federal possui um quantitativo de mais de 100 mil primeiras doses para alcançar os jovens que estão nessa faixa etária, cujo público é estimado em 89.453 pessoas.
O secretário de Saúde, general Pafiadache, celebrou o anúncio da nova ampliação. “Neste final de semana, eu presenciei a cena de um pai indo tomar a D2 e levando o filho para tomar a D1. Isso é sensacional! Estamos satisfeitos com a participação da população na vacinação contra a Covid-19, mas sempre pedimos que as pessoas levem, incentivem e sensibilizem quem ainda não se vacinou. É extremamente importante termos uma cobertura vacinal completa, e isso depende de nós”, afirma o secretário.
A antecipação da segunda dose para quem recebeu os imunizantes da Pfizer e da AstraZeneca permanece para quem tem a data de retorno marcada até o dia 24 de setembro. Ainda durante a coletiva, o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, afastou qualquer possibilidade de desabastecimento de vacinas para quem já tomou a primeira dose.
“Estamos fazendo uma ‘matemática reversa’ com o adiantar de doses, mas a população do Distrito Federal pode ficar tranquila porque não há qualquer risco de desabastecimento de segundas doses. O número de pessoas que ainda não receberam a D2 não é um número absoluto, mas distribuído em um quadro matemático que estaria à nossa frente e que nós estamos antecipando”, esclarece.