Cidades
Usuários da rede pública de saúde recebem 400 cadeiras de rodas
O governador Rodrigo Rollemberg participou da entrega de 400 cadeiras de rodas para pessoas com algum tipo de deficiência, neste sábado (11), na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na Asa Sul. A aquisição e doação das peças é uma parceria do governo de Brasília com a entidade.
Os beneficiados estão inscritos na lista de espera da Secretaria de Saúde, que também teve 20 servidores, entre enfermeiros e fisioterapeutas, responsáveis pela adequação das cadeiras ao público atendido. O trabalho deles é voluntário e em horário contrário ao do expediente. Atualmente o órgão tem 2 mil pessoas cadastradas, de várias faixas etárias e tipos de deficiência.
Os equipamentos foram arrecadados pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias por meio do programa de ajuda humanitária Mãos que Ajudam. Os funcionários da Saúde, por sua vez, fizeram a triagem dos beneficiados e a adaptação das cadeiras.
O trabalho em conjunto foi destacado pelo governador de Brasília. “A parceria tem sido uma marca do nosso governo. Se temos a oportunidade de fazer parcerias com a sociedade, o resultado é melhor e mais amplo. Por isso, viemos fazer um agradecimento a essa iniciativa”, afirmou.
Licitação
A Secretaria de Saúde prepara termo de referência para a compra de mais 1,8 mil cadeiras de rodas para a comunidade. A substituição regular dos materiais é uma obrigação da pasta, conforme prevê a portaria nº 116/1993 do Ministério da Saúde.
A doação, como a das 400 cadeiras de rodas, ajuda a atender com mais celeridade à demanda dos pacientes, de acordo com o secretário de Saúde, Humberto Fonseca. “Estamos estudando a melhor maneira de comprar as cadeiras. Temos uma licitação a fazer. Mas esse tipo de ação nos ajuda enormemente, pois é uma entrega imediata.”
Também compareceram à cerimônia o presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Brasília, Roberto Leite, e a gerente de Saúde Funcional da Secretaria de Saúde, Camila Silva de Medeiros.