Curta nossa página

Domingos, às 13h

Terraço Shopping recebe Roda de Choro no “novo” Almoço Musical

Publicado

Foto/Imagem: Chorando Baixinho/Rayande Souza


O Choro é considerado o gênero musical que expressa de forma mais rica e autêntica a música instrumental brasileira. E a partir de janeiro de 2020, estará mais perto do público do Terraço Shopping, todos os domingos, às 13h, com apresentações realizados em parceria com a Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello (Clube do Choro de Brasília) e produção da Tato Comunicação. A entrada é franca.

A instituição trabalha com professores especialistas no estilo formando músicos para manter vivo e divulgar o legado de mestres como Pixinguinha, Garoto, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo e Pernambuco do Pandeiro, entre outros. Na programação de janeiro, quatro grupos que representam toda a musicalidade desses talentos brasileiros.

Na abertura do projeto, no dia 5 de janeiro, o grupo Chorando Baixinho constituído por três representantes da nova geração da Escola de Choro. Os jovens Luís Fernando (bandolinista), Arthur Rodrigues (violonista) e Victor Cortez (cavaquinhista). Luís Fernando foi quem teve a ideia de formar o grupo, tendo sua história com a música iniciada aos 6 anos de idade, onde tocava violão, passando então pelo cavaquinho e hoje está no bandolim. Arthur Rodrigues tem 16 anos e é o mais novo do grupo. Começou a tocar cavaquinho com 9 anos em rodas de samba do Cruzeiro Novo e logo depois resolveu começar a aprender violão. Começou no violão de 6 e em seguida se apaixonou pelo de 7 cordas. Victor Cortez, com os seus 16 anos de idade, já toca diversos estilos no seu cavaquinho. Desde os 9 anos ele participa de vários grupos de samba em Brasília e seu atual professor de cavaquinho na escola de Choro é o virtuoso cavaquinhista Marcio Marinho.

No dia 12, Choro de Bamba, nascido nas democráticas rodas da Escola de Choro Raphael Rabello. Impulsionado pelo Choro e pelo Samba, gêneros que traduzem o nome do grupo, trazem em seu repertório bossa nova, forró, baião, xote e frevo, percorrendo um Brasil diverso e de sons plurais. O grupo realiza pesquisa pela obra de chorões como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo e também possui músicas autorais. O Choro de Bamba é formado por Astro Luiz (pandeiro), Gustavo Beier (cavaquinho), Léo Santos (percussão), Marcio França (violão 7 cordas) e Rodrigo Souto (flauta).

Domingo, 19 de janeiro, o Sem Chorumelas é a atração no Terraço Shopping. Grupo de chorinho surgido em 2019, nasceu da amizade e da sintonia musical entre Ana Bello (fl­auta transversal), Patrícia Barcellos (cavaquinho) e Carol Senna (pandeiro). Atualmente o grupo conta também com Caetano Vieira (violão 7 cordas). Em suas apresentações pela cidade, já recebeu participações especiais como a dos violonistas 7 cordas, Vitor Ceolin e Clemente Dutervil, e a do bandolinista, Pedro Ceolin. Em seu repertório principal, o grupo interpreta os clássicos de Alencar 7 Cordas, Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim, Chiquinha Gonzaga, Altamiro Carrilho, dentre outros grandes compositores e instrumentistas brasileiros.

E no dia 26, quem garante o Choro é o Regional Segura Elas. Grupo brasiliense formado em 2017, o regional já participou de algumas das principais rodas de choro brasilienses, além de ter se apresentado em eventos significativos na Escola de Música de Brasília; atualmente, vem se apresentando pela cidade em eventos de pequeno a grande porte em diversos estabelecimentos. Característico por seus arranjos inovadores no repertório de Choro, o Segura Elas é um grupo de mulheres voltado a prática coletiva criativa e engajada, protagonizado inteiramente por musicistas brasilienses: Ana Flávia Rodrigues – Violão 6 cordas, Any Lopes – Flauta Transversal, Iza do Cavaco – Cavaco, Karol Cass – Violoncelo e Nathália Marques – Pandeiro e percussões.

Esplanada dos Ministérios

Menos É Mais, Léo Santana e outras atrações agitam os 65 anos de Brasília

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Aniversário de Brasília 65 anos
Foto/Imagem: Renato Alves/Agência Brasília

A celebração dos 65 anos de Brasília terá shows de atrações nacionais de renome na Esplanada dos Ministérios. Serão três dias de programação gratuita, entre 19 e 21 de abril, com artistas do axé, forró, frevo, pagode, piseiro, sertanejo e gospel. A festa na área central integra a série de ações comemorativas promovidas pelo Governo do Distrito Federal (GDF), sob o tema “O melhor tempo é agora”.

Os shows começam no sábado (19), tendo como atrações principais os cantores Wesley Safadão – que já gravou dois DVDs da carreira na cidade – e Léo Santana. No domingo (20), subirão ao palco o cantor Fagner – que, na juventude, cursou Arquitetura na Universidade de Brasília (UnB) –, o projeto musical O Grande Encontro e a cantora Mari Fernandez. Já na segunda-feira (21), os destaques são o cantor gospel Eli Soares – que se apresentará no período da manhã –, a banda brasiliense de pagode Menos É Mais e a dupla sertaneja Zé Neto & Cristiano, que fará a gravação de um novo conteúdo audiovisual da carreira.

As apresentações musicais ocorrerão em um megapalco com telões e passarela a ser montado na Esplanada dos Ministérios. A estrutura terá camarotes, área kids e pet, roda gigante, tirolesa e praça de alimentação.

Ao longo da festividade, a população poderá contar com o programa Vai de Graça, que oferece transporte público de graça ao cidadão. De forma estendida, a gratuidade estará disponível deste a Quinta-feira Santa (17) até o dia do aniversário de Brasília, segunda-feira (21). Além disso, o GDF anunciou também o programa Lazer Para Todos durante os cinco dias de feriado, permitindo o acesso livre ao Jardim Botânico e ao Zoológico de Brasília.

Diversidade

Os 65 anos de Brasília incluem ainda os eventos religiosos da Semana Santa. Este ano, a Via Sacra na sexta-feira (18), no Morro da Capelinha, terá participação efetiva dos órgãos do GDF. A missa em ação de graças a Brasília será celebrada na segunda-feira, às 10h, pelo arcebispo Dom Paulo Cezar na Catedral Metropolitana de Brasília. A expectativa é receber 3 mil fiéis.

O setor produtivo também estará mobilizado no aniversário da capital. A rede hoteleira anunciou que alguns hotéis terão 35% de descontos nas hospedagens. A área gastronômica terá dois festivais em curso: Restaurant Week, entre 14 e 27 de abril, e Comida di Buteco, entre 11 de abril e 4 de maio.

A corrida de rua também faz parte das atrações. Nos dias 20 e 21, ocorre mais uma edição da Maratona Brasília. Além da principal modalidade de 42.195 km, os atletas e amadores poderão participar de percursos de 3 km (caminhada), 5 km, 10 km e 21 km, na Esplanada dos Ministérios, com largada em frente ao Museu Nacional da República.

Os principais equipamentos públicos do Distrito Federal vinculados à Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) estarão com programações especiais gratuitas durante o aniversário. A Sala Martins Pena, do Teatro Nacional Claudio Santoro, recebe no dia 19 atrações teatrais, no dia 20 um espetáculo de mágica, e no dia 21 a Medalha do Boi de Seu Teodoro e o concerto Rock Sinfônico da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro.

CONTINUAR LENDO

Neste sábado (12)

Alameda Shopping comemora 35 anos com programação especial

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Alameda Shopping
Foto/Imagem: Divulgação

Em abril, o Alameda Shopping celebra seus 35 anos de história e, para marcar esta data tão especial, preparou uma programação cheia de atrações para os seus clientes. Serão diversas ações para engajar os frequentadores e transformar esta festa em um momento inesquecível para todos. O empreendimento espera a participação de todos para tornar esse aniversário ainda mais especial!

Alameda Day

Neste sábado, 12 de abril, o Alameda Shopping realiza o Alameda Day, um evento repleto de atrações para todos os gostos:

Apresentação da Orquestra – Concerto exclusivo da Orquestra Agnus Dei, na Praça Central, das 15h às 16h;

Música na Praça – Programação especial com apresentações musicais, das 12h às 15h e das 16h às 17h;

Pipoca & Algodão Doce – Distribuição gratuita das 14h às 18h;

Câmera 360º – Para estimular a interação e criar conteúdos para as redes sociais, a Câmera 360º estará disponível das 14h às 18h.

Mês de ofertas

Durante todo o mês de abril, o Alameda Shopping terá uma página especial no seu site com ofertas e descontos exclusivos.

Estácio Brasília

No mesmo dia, das 13h30 às 18h, também terá uma programação especial de serviços gratuitos e orientações para o público. A parceria com a Estácio oferece diversas atividades de apoio à saúde e bem-estar:

Direito – Orientação Jurídica com Rodrigo;

Arquitetura – Escritório Modelo com Gustavo;

Contábeis – Orientação sobre Imposto de Renda;

Biomedicina – Auriculoterapia;

Radiologia e Pedagogia – Orientações sobre Radiologia e o tema Imagens que Conectam e Cuidam (relacionado ao Dia Mundial e Nacional da Conscientização do Autismo);

Enfermagem – Aferição de pressão e prevenção de câncer de mama, útero e próstata;

PP e JOR – Orientações sobre gestão de mídias sociais e produções audiovisuais para web;

Farmácia – Aferição de pressão, uso racional de medicamentos, descarte de medicamentos, e extração de dia caseiro;

Odontologia – Instrução de higiene oral, escovação supervisionada, aplicação de flúor tópico e prevenção do câncer bucal;

Nutrição – Avaliação de bioimpedância e orientações nutricionais;

Fisioterapia – Orientação postural e outros serviços;

Educação Física – Avaliação de força de membros superiores e inferiores, além de exercícios de coordenação e cognição.

O aniversário é do shopping, mas a festa é totalmente prepara para os clientes do shopping pioneiro de Taguatinga com todas as atividades e descontos exclusivos para comemorar os 35 anos do Alameda Shopping.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2024 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense