13 de setembro
Terracap promove visita à Torre de TV Digital a 32 escolas de Planaltina de Goiás
Vinte professores e cem estudantes de 32 escolas públicas de Planaltina de Goiás poderão conhecer de perto como funciona a Torre de TV Digital. Quem promove a visita é a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), que coloca à disposição um de seus empreendimentos, para que os estudantes aprendam um pouco mais sobre a importância do monumento criado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
O passeio, que ocorre no dia 13 de setembro, próxima terça-feira, a partir das 9h45, também está inserido no projeto pedagógico da Secretaria de Educação de Planaltina de Goiás, no qual os alunos estudam o desligamento do sinal analógico e a entrada do sinal digital, previsto para entrar em vigor em outubro deste ano, inclusive no município goiano.
A Secretaria de Educação de Planaltina/GO também levará um docente com conhecimentos técnicos sobre o assunto, para tirar eventuais dúvidas. Os alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, além de aprender um pouco mais, também poderão contemplar a bela paisagem de Brasília do Mirante Flor do Cerrado, com 110 metros de altura.
Terracap Cidadã
A ação desenvolvida pela Terracap faz parte do Programa Terracap Cidadã, iniciado em 2013. A iniciativa inclui doações a entidades sociais; ações de compensação ambiental, como o plantio de mudas nativas do bioma cerrado; além de outras iniciativas que promovam o bem-estar social e a preservação do meio ambiente.
Neste ano, a Terracap ampliou um pouco mais esse projeto ao promover, junto aos alunos das escolas públicas do Distrito Federal, a visita a dois de seus principais empreendimentos: o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha e a Torre de TV Digital.
Escolas que vão participar da visita à Torre de TV Digital:
- Escola Municipal Boa Esperança
- Escola Municipal Carlos D. de Andrade
- Escola Municipal Carlos Alves
- Escola Municipal Cora Coralina
- Escola Municipal Conquista do Saber
- Escola Municipal Criança Esperança
- Escola Municipal Darcy Ribeiro
- Escola Municipal Eça de Queiroz
- Escola Municipal Eloy Pinto de Araújo
- Escola Municipal Emília Ferreiro
- Escola Municipal Estrela do Leste
- Escola Municipal Felipe de Lyon
- Escola Municipal Flor do Cerrado
- Escola Municipal Flor da Terra
- Escola Municipal Marlene Mariano Cardoso
- Escola Municipal Jardim Paquetá
- Escola Municipal Jorge Amado
- Escola Municipal Machado de Assis
- Escola Municipal Marcelo Lemgruber
- Escola Municipal Panorama
- Escola Municipal Paulo Freire
- Escola Municipal Pingo de Sabedoria
- Escola Municipal Professor Francisco Alan
- Escola Municipal Professora Júlia Oliveira
- Escola Municipal Professora Zaida Boaventura
- Escola Municipal Rui Barbosa
- Escola Municipal Santa Maria
- Escola Municipal Simone Pinto Boaventura
- Escola Municipal Nossa Senhora
- Escola Municipal Olavo Bilac
- Escola Municipal Vila Mutirão
- Escolas Municipais do Campo
Inscrições até 25/01
QualificaDF Móvel 2025 abre 1.012 vagas para cursos gratuitos
O Governo do Distrito Federal (GDF), por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,Trabalho e Renda (Sedet-DF), lançou chamamento público para preenchimento de vagas destinadas aos cursos de qualificação profissional do projeto QualificaDF Móvel. Estão abertas as inscrições, a partir desta terça-feira (14), para 1.012 vagas em cursos gratuitos no Núcleo Bandeirante, P Norte, Riacho Fundo II e Sobradinho II.
As inscrições para o terceiro ciclo da quarta etapa da iniciativa podem ser feitas até o dia 25 deste mês por este link. Entre os cursos oferecidos, estão os de cuidador de pessoa idosa, atendente de farmácia, auxiliar de recursos humanos e manicure e pedicure. O resultado final da seleção e a convocação dos candidatos selecionados para o início da qualificação serão divulgados no site da Sedet-DF até o dia 27 de janeiro.
Os candidatos convocados para confirmação de matrícula deverão comparecer a uma das agências do trabalhador listadas no Anexo I do edital, no horário de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou a uma das unidades móveis de execução dos cursos elencadas no item 1.7 do edital, das 8h às 12h e das 13h às 17h, entre os dias 27 deste mês e 1º de fevereiro, e apresentar os documentos comprobatórios originais.
Inscrições já estão abertas
Veja o passo a passo para participar do Casamento Comunitário 2025
Estão abertas as inscrições para casais que desejam formalizar sua união em 2025, mas não têm condições de arcar com as despesas de uma cerimônia matrimonial. O programa Casamento Comunitário, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), disponibilizará 600 vagas para casais, distribuídas ao longo de quatro edições neste ano. A iniciativa, realizada desde 2021, contribuiu para fortalecer os laços familiares e promover a cidadania.
Joaquim Sousa e Helena Vidal, moradores de Taguatinga, já realizaram a inscrição no Na Hora da rodoviária do Plano Piloto para formalizar sua união em 2025. “Sempre sonhamos em nos casar, mas as condições financeiras tornavam isso impossível. Essa oportunidade nos deu a chance de viver esse momento único e abençoado. Somos muito gratos,” comemora Joaquim Sousa.
A primeira cerimônia do Casamento Comunitário 2025 acontece no dia 23 de março. Além desta, outras três edições serão realizadas no decorrer do ano, sempre aos domingos, nas seguintes datas: 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro. Cada edição contará com 150 vagas. A ordem de casamento será definida conforme a ordem de inscrição, portanto, os primeiros 150 casais participarão da cerimônia em março, enquanto os últimos inscritos ocuparão as vagas de dezembro.
Entre as exigências, destaca-se, ter idade mínima de 18 anos, e ausência de impedimento legal para casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521).
Como se inscrever no Casamento Comunitário 2025
Para realizar a inscrição, os interessados deverão comparecer em algum dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, com a documentação exigida. Não será aceita a entrega de documentos por terceiros.
Os locais para realizar a inscrição são os seguintes: Praça dos Direitos da Ceilândia (QNN 13, Ceilândia Norte); na agência do Na Hora, no Setor Cultural Norte; na Praça dos Direitos do Itapoã (Quadra 203, Del Lago II); na Estação Cidadania do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9) e durante as edições do GDF + Perto do Cidadão (sexta-feira de 9h às 16h e sábado de 9h às 12h).
Nos locais de inscrição, todos os casais (solteiros, divorciados e viúvos) devem apresentar comprovante de residência do DF; originais e cópias dos documentos pessoais: carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e original da certidão de nascimento. Eles também devem preencher o formulário de inscrição.
Se divorciado, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da formal de partilha contendo a petição inicial; sentença e o trânsito em julgado.
Se viúvo, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da certidão de óbito e certidão de casamento; formal de partilha contendo a petição inicial, sentença e o trânsito em julgado.
Além disso, todos os inscritos devem apresentar cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme modelo no Anexo I do Edital (veja aqui) que deve ser entregue no ato da inscrição.
As testemunhas deverão apresentar original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Casamento se forem casados (as); se forem divorciados (as), acrescer a Certidão de Casamento com averbação do divórcio. É importante lembrar que as testemunhas que se farão presentes no cartório, não podem ser as mesmas do dia da cerimônia.
Casais selecionados
Após receber as inscrições, a Sejus selecionará os casais com base nos critérios estabelecidos no edital. A lista dos casais selecionados e as informações sobre os próximos passos, incluindo a lista dos documentos que deverão ser entregues nos cartórios de Registro Civil indicados, serão divulgadas no site da Secretaria de Justiça e Cidadania, com dois meses de antecedência para cada cerimônia.
Para mais informações sobre o Casamento Comunitário 2025 entre em contato pelo e-mail [email protected] e/ou telefone (61) 2244-1347/1349.
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