Brasil

Taxa de transmissão do novo coronavírus no Brasil cai para 0,68

em

A taxa de transmissão da Covid-19 no Brasil caiu de 1,01 para 0,68, terceiro menor índice entre os países que fazem parte de levantamento da universidade britânica Imperial College.

Segundo a instituição, apenas o Uzbequistão e a Bolívia tiveram taxas de transmissão do novo coronavírus menores na última contagem semanal da universidade.

Para o Brasil, trata-se do menor valor desde abril. A taxa representa o número de pessoas que um infectado pelo coronavírus Sars-CoV-2 transmite a doença. Ou seja, 100 indivíduos com a Covid-19 transmitem a doença para outras 68 pessoas, diminuindo o contágio.

Quando a taxa é maior que um, significa que a doença está em expansão. No início da pandemia, o índice no Brasil chegou a 2,5.

Cautela

Para acompanhar a evolução da transmissão, no entanto, é preciso acompanhar a taxa por um longo período. Em outras ocasiões, o índice caiu para menos de um, voltando a subir em seguida.

A Imperial College usa como base dados oficiais do Ministério da Saúde, que no momento estão desatualizados por problemas no sistema. A instituição recomenda cautela sobre os números e afirma ainda que existem grandes diferenças regionais dentro do país.

Segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, de segunda-feira (10), o Brasil contabiliza 5.699.005 casos do novo coronavírus e 162.802 mortes.

Comentar




Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile