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Taguatinga comemora 58 anos. Corrida e desfile cívico estão entre as atrações

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Para comemorar os 58 anos de aniversário de Taguatinga, a administração regional preparou vários eventos. Nesta sexta-feira (3), ocorrerá a abertura da Feira de Negócios de Taguatinga, no Taguaparque, que seguirá até a quarta-feira (8). O evento, com palestras, mesas redondas e bancas explicativas para abrir negócios e fazer investimentos, será aberto ao público.

No sábado (4), a parceria é com a emissora TV Band, que terá exposição de conteúdos jornalísticos veiculados pela empresa sobre a região administrativa. O evento será no Taguaparque, no Pistão Norte, às 8 horas.

Para celebrar a data oficial do aniversário, no domingo (5), haverá o corte de bolo na Praça do Relógio, próximo à administração às 8 horas. Também ocorrerá desfile cívico e corrida a partir das 8 horas. Os atletas deverão sair da Praça do Relógio pela Avenida Comercial Norte em direção ao Serviço Social do Comércio (Sesc), onde retornarão pela mesma via para o centro. O percurso de 17 quilômetros estará interditado no dia. Segundo a administração, os motoristas deverão pegar a Samdu e o Pistão Norte como rotas alternativas.

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Segurança em debate
Uma reunião para debater melhorias em relação a segurança da região administrativa será realizada na segunda-feira (6). O encontro será no parque da QNL 1/7 às 20 horas, está aberto a todos os moradores e comparecerão o administrador da região, Ricardo Lustosa, representantes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal, da Polícia Militar e da Polícia Civil.

No mesmo dia, será lançada a sexta edição da revista Traços, com conteúdo jornalístico e venda feita por pessoas em situação de rua. O preço da publicação é R$ 5, sendo que R$ 4 são destinados aos vendedores.

Exposição, culto e missa
Na terça-feira (7), o artista plástico Donizetti García fará exposição na Galeria de Artes, na estação de metrô Taguatinga Centro, com obras que representam pontos característicos da região. O evento começará às 10 horas e os quadros estarão à venda. Na terça, também será feito um culto de Ação de Graças, às 19 horas, na Catedral da Bênção (QSF área especial 4/5, Taguatinga Sul). Já a missa de Ação de Graças será celebrada na quarta-feira (8), no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (na Praça Central Setor C, área especial 7).

No sábado (11) e no domingo (12), o Taguaparque receberá o Circuito Bem Estar e Saúde – que, apesar do nome, ficará concentrado apenas em um local. Haverá aulas de dança, dicas de nutrição, passeio ciclístico e feira de artesanato. O circuito será das 9 horas às 16 horas.

O último evento será na quinta-feira (16) com o lançamento do livro Retratos e Memórias que conta histórias do início da região administrativa. A cerimônia será aberta ao público, em uma faculdade particular (QS 1 Lote 1/17 Rua 214). As festividades terão o apoio da iniciativa privada. Desta forma, não haverá custo para os cofres públicos.

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Inscrições até 25/01

QualificaDF Móvel 2025 abre 1.012 vagas para cursos gratuitos

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QualificaDF Móvel
Foto/Imagem: Divulgação/Sedet-DF

O Governo do Distrito Federal (GDF), por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,Trabalho e Renda (Sedet-DF), lançou chamamento público para preenchimento de vagas destinadas aos cursos de qualificação profissional do projeto QualificaDF Móvel. Estão abertas as inscrições, a partir desta terça-feira (14), para 1.012 vagas em cursos gratuitos no Núcleo Bandeirante, P Norte, Riacho Fundo II e Sobradinho II.

As inscrições para o terceiro ciclo da quarta etapa da iniciativa podem ser feitas até o dia 25 deste mês por este link. Entre os cursos oferecidos, estão os de cuidador de pessoa idosa, atendente de farmácia, auxiliar de recursos humanos e manicure e pedicure. O resultado final da seleção e a convocação dos candidatos selecionados para o início da qualificação serão divulgados no site da Sedet-DF até o dia 27 de janeiro.

Os candidatos convocados para confirmação de matrícula deverão comparecer a uma das agências do trabalhador listadas no Anexo I do edital, no horário de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou a uma das unidades móveis de execução dos cursos elencadas no item 1.7 do edital, das 8h às 12h e das 13h às 17h, entre os dias 27 deste mês e 1º de fevereiro, e apresentar os documentos comprobatórios originais.

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Inscrições já estão abertas

Veja o passo a passo para participar do Casamento Comunitário 2025

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casamento comunitário
Foto/Imagem: Dênio Simões/Agência Brasília

Estão abertas as inscrições para casais que desejam formalizar sua união em 2025, mas não têm condições de arcar com as despesas de uma cerimônia matrimonial. O programa Casamento Comunitário, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), disponibilizará 600 vagas para casais, distribuídas ao longo de quatro edições neste ano. A iniciativa, realizada desde 2021, contribuiu para fortalecer os laços familiares e promover a cidadania.

Joaquim Sousa e Helena Vidal, moradores de Taguatinga, já realizaram a inscrição no Na Hora da rodoviária do Plano Piloto para formalizar sua união em 2025. “Sempre sonhamos em nos casar, mas as condições financeiras tornavam isso impossível. Essa oportunidade nos deu a chance de viver esse momento único e abençoado. Somos muito gratos,” comemora Joaquim Sousa.

A primeira cerimônia do Casamento Comunitário 2025 acontece no dia 23 de março. Além desta, outras três edições serão realizadas no decorrer do ano, sempre aos domingos, nas seguintes datas: 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro. Cada edição contará com 150 vagas. A ordem de casamento será definida conforme a ordem de inscrição, portanto, os primeiros 150 casais participarão da cerimônia em março, enquanto os últimos inscritos ocuparão as vagas de dezembro.

Entre as exigências, destaca-se, ter idade mínima de 18 anos, e ausência de impedimento legal para casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521).

Como se inscrever no Casamento Comunitário 2025

Para realizar a inscrição, os interessados deverão comparecer em algum dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, com a documentação exigida. Não será aceita a entrega de documentos por terceiros.

Os locais para realizar a inscrição são os seguintes: Praça dos Direitos da Ceilândia (QNN 13, Ceilândia Norte); na agência do Na Hora, no Setor Cultural Norte; na Praça dos Direitos do Itapoã (Quadra 203, Del Lago II); na Estação Cidadania do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9) e durante as edições do GDF + Perto do Cidadão (sexta-feira de 9h às 16h e sábado de 9h às 12h).

Nos locais de inscrição, todos os casais (solteiros, divorciados e viúvos) devem apresentar comprovante de residência do DF; originais e cópias dos documentos pessoais: carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e original da certidão de nascimento. Eles também devem preencher o formulário de inscrição.

Se divorciado, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da formal de partilha contendo a petição inicial; sentença e o trânsito em julgado.

Se viúvo, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da certidão de óbito e certidão de casamento; formal de partilha contendo a petição inicial, sentença e o trânsito em julgado.

Além disso, todos os inscritos devem apresentar cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme modelo no Anexo I do Edital (veja aqui) que deve ser entregue no ato da inscrição.

As testemunhas deverão apresentar original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Casamento se forem casados (as); se forem divorciados (as), acrescer a Certidão de Casamento com averbação do divórcio. É importante lembrar que as testemunhas que se farão presentes no cartório, não podem ser as mesmas do dia da cerimônia.

Casais selecionados

Após receber as inscrições, a Sejus selecionará os casais com base nos critérios estabelecidos no edital. A lista dos casais selecionados e as informações sobre os próximos passos, incluindo a lista dos documentos que deverão ser entregues nos cartórios de Registro Civil indicados, serão divulgadas no site da Secretaria de Justiça e Cidadania, com dois meses de antecedência para cada cerimônia.

Para mais informações sobre o Casamento Comunitário 2025 entre em contato pelo e-mail [email protected] e/ou telefone (61) 2244-1347/1349.

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