Quinto Mandamento
SSP divulga balanço de operação com foco na redução de homicídios
Mais de 6 mil abordagens pessoais, quase 2 mil veículos fiscalizados, 750 estabelecimentos comerciais vistoriados, 209 estabelecimentos orientados sobre a importância das saídas de emergência para evitar acidentes, mais de 2,6 mil agentes de segurança em ação e 920 viaturas utilizadas. Esses são alguns dos números alcançados durante a Operação Quinto Mandamento, que, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), completa quatro meses nesta semana.
“A Quinto Mandamento foi pensada para que os números de crimes contra a vida permanecessem em redução, como no primeiro semestre deste ano e de 2019, quando alcançamos o menor número de homicídios em 35 anos”, conta o secretário de Segurança Pública, Anderson Torres. “É perceptível que a presença policial acaba resultando na melhor sensação de segurança da população e reflete no aumento de apreensão de drogas e armas, no cumprimento de mandados de prisão em aberto e, desta forma, na redução de crimes contra o patrimônio, como roubos e furtos.”
A operação reúne representantes das forças de segurança – Polícia Civil (PCDF), Polícia Militar (PMDF), Departamento de Trânsito (Detran-DF) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) –, da Secretaria DF Legal e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF).
Abordagens policiais
O efetivo empregado na operação durante esse período chegou a 2.649 servidores e uso de 746 viaturas. De forma conjunta, a PMDF e a PCDF abordaram 6.608 pessoas e fizeram a checagem de 745 veículos. “Nessas abordagens, tanto pessoais quanto veiculares, é feita a verificação de documentos, como carteira de habilitação e registro do veículo, [bem como] atestar se há ou não mandado de prisão em aberto”, explica o titular da SSP. “Esse trabalho é essencial para retirar das ruas indivíduos com algum envolvimento com o crime”, completa.
As regiões administrativas em que a operação é realizada são definidas com base em análises feitas pela Subsecretaria de Inteligência (SI) e Subsecretaria de Gestão da Informação (SGI), sendo a coordenação da Subsecretaria de Operações Integradas (Sopi) – todas essas unidades vinculadas à SSP. “A integração, tanto interna quanto com outras agências, tem sido cada vez maior, o que é evidente em reuniões de direcionamento de ações e avaliação dos resultados”, destaca o secretário executivo de Segurança Pública, Júlio Danilo.
Bombeiros
Nesses quatro meses, bombeiros expediram 223 orientações a estabelecimentos quanto à importância de manter em dia a documentação e cumprir exigências, como sinalização das saídas de emergência.
Detran
Já o Detran, com apoio do DER e da PMDF, consultou 1.215 veículos durante fiscalização em pontos de bloqueios montados na entrada e saída das cidades.
DF Legal
Desde o início da Operação Quinto Mandamento, a Secretaria DF Legal abordou 750 estabelecimentos comerciais – trabalho complementar à ação policial.
Atualizado em 03/12/2020 – 07:03.
Secretaria de Justiça e Cidadania
Carreta do Na Hora estará em Samambaia nesta sexta (22) e sábado (23)
Dois dias de atendimento de serviços prestados por órgãos públicos estarão disponíveis para a comunidade na Unidade Móvel do Na Hora em Samambaia. A carreta estará nesta sexta-feira (22), das 9h às 16h, e no sábado (23), das 9h às 12h, em frente à administração regional da cidade.
A unidade móvel oferece à população serviços do BRB, Caesb, Codhab, Detran-DF, INSS, Neoenergia, Procon-DF, Receita Federal, entre outros. O Na Hora é vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF).
“Essa é a grande oportunidade de a comunidade local resolver as suas pendências ao lado de casa. A Carreta do Na Hora concentra os serviços prestados por órgãos públicos aos cidadãos e isso desburocratiza os serviços. E a Sejus trabalha para isso: facilitar a vida da população do DF. O Na Hora traz agilidade e conforto e prioriza a cidadania”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
Lançada em fevereiro de 2022, a unidade móvel do Na Hora já promoveu 34.452 atendimentos à população. Também chamada de Carreta do Na Hora ou Na Hora Móvel, a iniciativa busca facilitar o acesso do cidadão, especialmente daqueles que vivem nas regiões mais distantes e vulneráveis do Distrito Federal, aos serviços de órgãos parceiros.
Atualizado em 21/11/2024 – 14:42.
Nesta sexta (22) e sábado (23)
Terceira edição do Dia do Cidadão chega à Rodoviária do Plano Piloto
Em comemoração ao Dia do Cidadão, a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) promove atividades nesta sexta-feira (22) e no sábado (23), com o tema Novembro Azul, campanha voltada à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A iniciativa, que está na terceira edição, ocorre na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, das 9h às 16h.
O objetivo é atender homens em situação de risco e vulnerabilidade social, especialmente os desempregados, com dívidas em execução de alimentos, ações de cobrança em geral ou que queiram realizar exames de DNA para reconhecimento da paternidade voluntária. A DPDF também ofertará sessões extrajudiciais de mediação e conciliação para a efetivação do direito de filiação, paternidade e maternidade. Uma das unidades móveis de atendimento itinerante estará no local para dar apoio.
“O Dia do Cidadão promove a integração social ao facilitar o acesso à Justiça e oferecer atendimentos que garantem os direitos básicos da população em situação de vulnerabilidade”, resume o defensor público-geral, Celestino Chupel.
Coordenador da ação, Celso Murilo de Britto lembra que a iniciativa também contribui para a redução do número de processos em tramitação no Judiciário. “Vários casos podem ser resolvidos de forma extrajudicial, por meio da mediação e da conciliação”, aponta. “Da mesma forma, oferecemos o reconhecimento voluntário de paternidade durante o evento”.
Desempregado, o podador de árvores Marco Andrade Araújo, morador do Arapoanga, em Planaltina, esteve na segunda edição do Dia do Cidadão. “Com essa ajuda, os desempregados ganham força para buscar uma vida melhor e mais digna, com mais oportunidades de sustento”, afirma. “É uma forma concreta de inclusão social e de garantir que todos tenham uma chance justa de recomeçar”.
Serviços oferecidos
A ação contará com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), que levará os serviços da Agência do Trabalhador Itinerante, com vagas de emprego, cesta do trabalhador, CTPS Digital e orientações sobre os cursos ofertados pela pasta, o programa Prospera (microcrédito) e seguro-desemprego.
Ainda no campo de trabalho, o Instituto Fecomércio-DF oferecerá oportunidades de inscrição em cursos gratuitos profissionalizantes e materiais informativos. A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-DF) oferecerá serviços de orientação do trabalhador, apoio ao trabalhador desempregado e expedição de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) também participa, disponibilizando 30 senhas para o atendimento da população. Por sua vez, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) levará serviços do Na Hora. Por fim, haverá ainda corte de cabelo e barba.
Atualizado em 21/11/2024 – 13:45.
-
Acumulou
Mega-Sena 2798 pode pagar prêmio de R$ 14,5 milhões nesta terça-feira (19)
-
Agricultura familiar
Programas fortalecem pequenos produtores e a segurança alimentar
-
Empreendedorismo feminino
Mulher de Negócios: quem é Renata Teles, empresária premiada pelo Sebrae
-
Veja como regularizar
IPVA e IPTU 2024: cerca de 13% dos contribuintes do DF ainda estão em débito
-
Cães e gatos
Royal Canin lança guia de procedimentos neonatais e pediátricos para pets
-
Novembro Azul
Urologistas reforçam a importância da prevenção ao câncer de próstata
-
QuintoAndar
Aluguel em Brasília tem 5ª alta consecutiva e valor do m² ultrapassa os R$ 50
-
Segunda, 18 de novembro
Semana começa com 798 oportunidades de emprego no Distrito Federal