Curta nossa página

Gazit Brasil

Shoppings de SP se unem para promover Campanha do Agasalho 2023

Publicado

Campanha do Agasalho SP
Foto/Imagem: Freepik


O inverno chegou e, com ele, um drama vivido pelas mais de 52 mil pessoas que estão em situação de rua só na capital paulista, segundo dados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) divulgados em abril. Além disso, outros milhões de cidadãos encontram dificuldades para se manter aquecido. Pensando em protegê-los e dar um conforto nos dias mais frios, os shoppings da Gazit Brasil, repetem a corrente de solidariedade para incentivar a Campanha do Agasalho. A ação acontece em diversos pontos de São Paulo, Guarulhos e Campinas, nos empreendimentos da administradora.

Para este ano, a Companhia conta com o apoio do Projeto Orsi, Organização não governamental, da capital, que há mais de uma década oferece assistência social para pessoas em situação de vulnerabilidade a partir da distribuição de serviços, roupas, alimentos e itens essenciais e a ONG Compaixão Aquece, que arrecada cobertores para doação e atua em casas de recuperação, asilos, hospitais, orfanatos e nas ruas de Campinas. Além disso, o Fundo Social da Prefeitura de Guarulhos também será um dos receptores das arrecadações.

Ano passado, os shoppings da Gazit Brasil arrecadaram mais de quatro mil peças, número que pretendem superar este ano. Para essa campanha, as doações também poderão ser destinadas aos pets, uma vez que dados do Instituto Pet Brasil (IBP) apontam que o Brasil possui cerca de 185 mil animais abandonados sob a tutela de organizações não governamentais (ONGs) e grupos de protetores.

“Temos um papel social importante e conseguimos mobilizar nossos colaboradores, lojistas e principalmente os clientes nessa rede de apoio. Abrimos nossas portas e convidamos o público a nos ajudar a arrecadar roupas, agasalhos, cobertores, enfim, itens que beneficiem a quem mais precisa de aconchego nesses dias de temperatura baixa. Essa já é a sexta edição em que nos unimos para a Campanha do Agasalho e, mais uma vez, contamos com o apoio de todos os nossos parceiros para fazer um inverno melhor na vida de quem está em situação de vulnerabilidade”, afirma Rhuann Destro, Gerente Geral de Comunicação e Marketing Corporativo, na Gazit Brasil.

As arrecadações serão realizadas até o término do inverno, com retiradas periódicas, a fim de atender prontamente a população em situação de rua. Confira os pontos de arrecadação de cada empreendimento:

Shopping Light
R. Cel. Xavier de Toledo, 23 – República – São Paulo/SP
Ponto de coleta: Concierge – SAC
Horário de arrecadação: Todos os dias, das 12h às 20h
Destino das doações: Projeto Orsi

Prado Boulevard
Av. Washington Luiz, 2480 – Vila Marieta, Campinas – SP
Ponto de coleta: Piso térreo – Em frente à Claro
Horário de arrecadação: Segunda a sábado: 10h às 22h e Domingos e feriados: 14h às 20h
Destino das doações: ONG Compaixão Aquece

Morumbi Town Shopping
Av. Giovanni Gronchi, 5930 – Vila Andrade – São Paulo/SP
Ponto de coleta: 1º Piso – próximo à Lindt
Horário de arrecadação: Horário de funcionamento do Shopping
Destino das doações: Projeto Orsi

Internacional Shopping
Rod. Presidente Dutra, Saída 225. Itapegica – Guarulhos/SP
Ponto de coleta: 1º Piso – em frente à Cacau Show
Horário de arrecadação: horário de funcionamento do Shopping
Destino das doações: Fundo Social da Prefeitura de Guarulhos

Top Center Shopping
Av. Paulista, 854 – Bela Vista – São Paulo/SP
Ponto de coleta: Piso Paulista e Piso Bela Vista
Horário de arrecadação: Segunda a sábado: 09h às 21h – Domingos e Feriados: 12h às 18h
Destino das doações: Projeto Orsi

Mais Shopping
R. Amador Bueno, 229 – Santo Amaro – São Paulo/SP
Ponto de coleta: Piso 2 – Próximo à Hering
Horário de arrecadação: Segunda a sábado: 10h às 22h – Domingos e Feriados: 10h às 18h
Destino das doações: Projeto Orsi

Lei nº 15.116/2025

Mulher vítima de violência pode ter reconstrução dentária pelo SUS

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
reconstrução dentária SUS violência contra a mulher
Foto/Imagem: Freepik

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que garante, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), tratamento odontológico para reconstrução e reparação dentária de mulheres vítimas de agressões que tenham causado danos à sua saúde bucal. O texto foi publicado no Diário Oficial da União.

Estão incluídos procedimentos de:

  • Reconstrução;
  • Próteses;
  • Tratamentos estéticos e ortodônticos, entre outros serviços.

O atendimento odontológico previsto na Lei nº 15.116/2025 será garantido, prioritariamente, em clínicas e hospitais públicos ou conveniados ao SUS.

Para acesso ao Programa de Reconstrução Dentária para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, a mulher deverá apresentar documentos que comprovem a situação de violência. Os critérios de acesso ao programa ainda serão definidos em regulamentação pelo governo federal.

A lei também permite parcerias com instituições de ensino e pesquisa, sempre que necessário, para aprimorar os serviços oferecidos.

O programa, segundo o governo, além de proporcionar atendimento prioritário e gratuito para a recuperação da saúde bucal, tem o objetivo de “devolver o mínimo de dignidade às vítimas”. O texto foi aprovado no início de março pelo Congresso Nacional.

“Estudos indicam que em mais de 60% dos casos de agressão contra a mulher no âmbito doméstico, a face é o principal alvo. As sequelas deixadas no rosto, e sobretudo na boca, causam impactos que ultrapassam os danos físicos. Os efeitos dessas agressões encontram reflexos no campo emocional da vítima, atingindo sua autoestima e minando a confiança necessária para a reestruturação social e profissional”, explicou o governo, em comunicado.

CONTINUAR LENDO

Economia

Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Pix parcelado
Foto/Imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Banco Central (BC) divulgou as datas prováveis para o lançamento de três funcionalidades no sistema de transferências instantâneas, o Pix. As novas ferramentas devem estar disponíveis nas seguintes datas:

  • Pix parcelado: setembro deste ano;
  • Pix em garantia: 2026;
  • Autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução: 1º de outubro.

Pix parcelado

O Pix parcelado permitirá que o pagador contraia um crédito para permitir o parcelamento de uma transação. Semelhante à modalidade com juros do cartão de crédito parcelado, o recebedor terá acesso instantâneo a todo o valor da transação, mas o pagador poderá parcelar o valor, com acréscimo.

Segundo o BC, a ferramenta deverá estimular o uso do Pix no varejo para a compra de bens e serviços de valor mais elevado, favorecendo quem não tem acesso a esse tipo de operação. O Pix parcelado poderá ser usado para qualquer tipo de transação Pix, inclusive para transferências.

Pix em garantia

Com o objetivo de ajudar empreendedores, o Pix em garantia permitirá que empresas ofereçam recebíveis futuros (valores a receber) de Pix como garantia em operações de crédito. A modalidade poderá baratear os juros das linhas de crédito a pessoas jurídicas, principalmente para as que usam mais o Pix.

A garantia de uma linha de crédito permite que a instituição financeira tome bens e recursos para cobrir eventuais calotes. O BC esclareceu que o Pix em garantia é voltado apenas para estabelecimentos comerciais e empresas, sem mudanças na forma como as pessoas físicas usam o Pix. Segundo o BC, o lançamento só ocorrerá em 2026 porque a ferramenta exige uma infraestrutura mais complexa.

Autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED)

Aplicável somente para fraudes, golpes e crimes, o autoatendimento permite a contestação de transações Pix de forma simples e intuitiva diretamente por meio do aplicativo dos bancos. O processo moderniza o MED porque passa a ser feito de forma 100% digital, sem a necessidade de interação com o atendimento da instituição financeira.

Existente desde 2021, o Mecanismo Especial de Devolução só pode ser usado em caso comprovado de fraudes ou de erros operacionais da instituição financeira. A ferramenta não pode ser usada para desacordos comerciais, casos entre terceiros de boa-fé e envio de Pix para a pessoa errada por erro do próprio usuário pagador (como erro de digitação de uma chave).

Com o autoatendimento do MED, o usuário poderá consultar o status e a evolução dos pedidos de devolução efetuados. Segundo o BC, a modernização acelerará os pedidos de devolução, aumentando a chance de os recursos transferidos por fraude serem bloqueados na conta do fraudador e devolvidos para a vítima.

Diferenciação de comprovantes

Desde terça-feira (1º), o comprovante de agendamento de um Pix deve conter o termo “Agendamento Pix” e ícone do tipo calendar clock (relógio e calendário). Os comprovantes de pagamentos concluídos devem conter o ícone do tipo check (sinal de concluído). A medida passou a ser obrigatória para todos os bancos.

Segundo o BC, a diferenciação ajudará a combater o golpe do falso comprovante e facilitará para o recebedor a identificação de que uma transação foi de fato concluída. Nos últimos tempos, tornou-se comum um golpe em que o pagador mostra o comprovante de Pix agendado ao vendedor. Por ter de olhar rápido e sem elementos visuais para identificar facilmente se a transação não foi concluída, o vendedor fica sem receber os recursos quando o pagador cancela o agendamento.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2024 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense