Cidades

Self-healing: tecnologia da CEB-D promete evitar falta inesperada de energia

em

Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A CEB Distribuição, empresa do Grupo Neoenergia, colocou em operação uma tecnologia de ponta em automação da rede elétrica ainda inédita no Distrito Federal. Denominado Self-healing, o sistema de reconfiguração permite isolar um eventual defeito na rede de distribuição de energia e recompor o fornecimento automaticamente para a maior parte da área afetada. A inovação possibilita o restabelecimento da energia de forma mais rápida que o modelo convencional e amplia as opções de manobras.

O primeiro sistema foi instalado no Recanto das Emas, beneficiando mais de 8,8 mil habitantes da região. Até o fim do ano, a empresa tem a previsão de expandir a solução para outras regiões do DF. A incorporação da tecnologia assegura melhor continuidade do serviço prestado pela CEB-D, aprimorando a qualidade do fornecimento de energia para os clientes da distribuidora.

Como funciona

Na prática, os fatores que geram as interrupções são isolados rapidamente por meio da interação entre os equipamentos que compõem o sistema de forma automática. No caso de uma árvore cair em cima da rede elétrica e interromper o fornecimento de energia, o sistema já identifica o ponto onde houve a interrupção, isola somente a área afetada e recompõe o fornecimento de energia automaticamente a todos os clientes impactados.

Até então, um restabelecimento levaria cerca de uma hora e meia – entre identificação e religamento por uma equipe técnica. Com a instalação do sistema, essa operação demanda poucos minutos, ou até segundos, para ser concluída. A inovação traz benefícios para todos.

“Adotando as melhores práticas da Neoenergia, a CEB-D está empenhada na modernização e digitalização da rede elétrica do Distrito Federal com novas tecnologias para melhorar a qualidade do fornecimento de energia e segurança da população, a fim de atender cada vez melhor às exigências de nossos clientes”, destaca o presidente da CEB-D, Frederico Candian.

Comentar




Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile