Cidades
Secretaria de Saúde vai nomear 723 aprovados em concurso público
A Secretaria de Saúde está autorizada a nomear 723 profissionais aprovados em concurso público. Eles vão ocupar vagas abertas por aposentadorias e possibilitarão a reabertura de 65 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI).
O Estratégia Saúde da Família, modelo de atuação primária, também será reforçado. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (2) pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, no Palácio do Buriti.
Em entrevista coletiva, ele disse que a Saúde foi a pasta que mais recebeu novos profissionais nesta gestão. “Com essas nomeações, que devem estar no Diário Oficial do DF até sexta-feira (5), são 4.920 neste governo, mesmo com as dificuldades financeiras. Como nem todos tomam posse, são cerca de 4 mil contratados em definitivo.”
Quais serão os novos profissionais da Secretaria de Saúde
As nomeações incluem 468 técnicos – 220 de enfermagem, 148 em higiene dental, 85 administrativos, oito em radiologia e sete em laboratório (patologia clínica) – e 103 médicos, dos quais 53 vão atuar no Saúde da Família.
O restante é composto por 36 enfermeiros, 30 auxiliares de operações de serviços diversos em farmácia e anatomia patológica e 20 cirurgiões-dentistas. Os outros 66 profissionais se dividem em assistentes sociais, biomédicos, farmacêuticos-bioquímicos, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos.
Contratações de acordo com a lei
Apesar de estar impedido de fazer novas contratações por estar acima do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o governo de Brasília atuou de acordo com a legislação para contratar esses profissionais.
O inciso IV do artigo 22 da LRF põe como exceção o provimento de vagas nas áreas de educação, saúde e segurança em casos de morte ou de aposentadoria.
A medida acarreta aumento de gastos. “O impacto para 2017 é de R$ 32 milhões e para 2018, de R$ 69 milhões. Isso demonstra a prioridade que o governo tem dado para a área”, avaliou o secretário de Saúde, Humberto Fonseca.