Cidades
Secretaria de Saúde do DF lança portal Brasília contra o Aedes
No Dia Nacional de Combate ao Aedes, a população do DF ganha mais um canal de informação para enfrentar o mosquito transmissor da dengue, da zika e da chikungunya.
Foi lançado nesta sexta-feira (8) o site Brasília contra o Aedes, onde estão listadas as dicas de prevenção, unidades de referência no atendimento às doenças e dados sobre a infestação no Distrito Federal.
O endereço do portal foi divulgado em cerimônia no Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) de São Sebastião. Na ocasião, também foram entregues à Secretaria de Saúde duas caminhonetes para transporte das equipes de campo da Diretoria de Vigilância Ambiental, doadas pelo Ministério da Saúde.
“Os veículos serão usados em visitas a residências e em iniciativas de orientação à população e de retirada de lixo”, lista o secretário de Saúde, Humberto Fonseca.
A proposta do site Brasília contra o Aedes é simplificar o contato da comunidade com as equipes de saúde. Ele foi desenvolvido pela Secretaria de Saúde e vai permitir, inclusive, o envio de informações e fotos sobre locais com focos do vetor.
“Vamos monitorar todas as demandas da população e dar respostas. A gente fez a opção por ele por ter uma linguagem simples, sem termos técnicos e com orientação rápida”, explica o diretor de Vigilância Ambiental, Denilson Magalhães.
O Dia Nacional de Combate ao Aedes é uma campanha em âmbito nacional. No Distrito Federal, a mobilização estabelece inspeções em escolas e prédios públicos de todas as regiões administrativas para eliminar possíveis focos de infestação.
São Sebastião foi escolhida para sediar o evento desta sexta-feira por ser divisa com Goiás e Minas Gerais. A área teve a segunda maior taxa de incidência de dengue do DF por 100 mil habitantes, com 282 casos. “É uma cidade que temos que manter o alerta durante o ano todo”, afirma Magalhães.
A redução dos casos de dengue é diretamente relacionada à limpeza e manutenção de áreas públicas. Por isso, as ações do programa Cidades Limpas, da Secretaria das Cidades, têm sido fundamentais na retirada de entulho, lixo e pneus usados que poderiam ser criadouros do Aedes aegypti.
Parceria com a Secretaria de Educação, com a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa) e com a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), por sua vez, incentivaram a conscientização da comunidade.