Suplementação feminina
Sanavita lança Shot Matinal que promete mais energia e disposição

A exposição atual à poluição, infecções, raios UV sem proteção e má alimentação geram um desequilíbrio, aumentando consideravelmente os níveis de radicais livres no corpo. Isso aumenta processos inflamatórios que podem trazer danos às células e tecidos como a pele, favorecendo o envelhecimento precoce e doenças crônico-degenerativas.
De olho nessa necessidade, a Sanavita – marca precursora da suplementação feminina há 39 anos, conhecida por sua linha de colágenos e inovação em nutrição cosmética – acaba de trazer mais uma novidade para o mercado: o Shot Matinal. Trata-se de um blend superconcentrado que contém ativos e nutrientes funcionais, obtidos da cúrcuma longa, própolis verde, gengibre, limão e inulina (fibra prebiótica vinda das raízes da chicória).
Além disso, conta com a quantidade diária necessária de vitamina C, selênio e zinco, fundamentais para reequilibrar as defesas do corpo. Uma dose diária pode trazer benefícios como proteção antioxidante, ação anti-inflamatória, reforço do sistema imunológico e auxílio ao metabolismo.
Mas qual a diferença desse produto para um shot caseiro? O Shot Matinal Sanavita conta com qualidade assegurada por laudo, ativos padronizados e um mix imuno-antioxidante comprovado. Com uma embalagem de 150g, o equivalente a 30 doses, por R$ 99,90, o produto também é indicado para fortalecer a saúde em momentos de estresse ou em períodos como o inverno, em que o corpo está mais suscetível a doenças oportunistas, assim como para pessoas que necessitam de uma ajuda para iniciar o dia com mais disposição e vitalidade.
Em uma comparação com outros produtos do mercado, o Shot Matinal Sanavita tem maior teor de compostos fenólicos provenientes da própolis verde, um tipo diferenciado de própolis que apresenta propriedades especiais responsáveis pelos potentes efeitos benéficos sobre a saúde e a imunidade.
O Shot Matinal da Sanavita tem preparo prático e fácil, basta adicionar água, e por isso, diferente da versão caseira em que os ingredientes ainda precisam ser ralados/misturados, ele facilita a adoção de um hábito saudável pela manhã. Vale destacar que os shots caseiros são muitas vezes preparados a partir de ingredientes a granel, que podem ter sofrido influências de diversos fatores, que interferem na integridade, qualidade e eficácia dos ativos no corpo.
Tendo em vista seus exigentes consumidores e saudabilidade dos produtos da marca, o Shot Matinal Sanavita tem baixas calorias, não contém glúten, lactose e açúcares. “O objetivo é que o produto traga um momento de autocuidado, uma forma rápida e prática de consumir um booster de nutrientes e ativos funcionais que ajudam o despertar pela manhã após o jejum noturno, e manter o equilíbrio, a produtividade, disposição e proteção ao longo do dia. Sabemos que será um grande aliado para nossa rotina corrida”, explica Andrea Frias, PhD em nutrição e Gerente de P&D e Centro de Pesquisas Sanavita. O Shot Matinal também pode ser consumido em outros horários, conforme a sua necessidade, garantindo excelentes resultados.

Divulgação/Sanavita
Principais benefícios de cada propriedade
Cúrcuma longa: com um extrato padronizado, o Shot Matinal Sanavita garante 95% dos curcuminoides presentes na dose. Eles são responsáveis pelo amplo espectro de ações biológicas e farmacológicas clinicamente comprovadas. Para a saúde da pele, bloqueia os efeitos dos raios UV e diminui o acúmulo de pigmentos escuros relacionados à idade. Tem propriedades cicatrizantes, ações antidiabéticas, diminui a resistência à insulina, e anticolesterolêmica, e age em dores articulares, doenças inflamatórias da pele e, se combinadas com exercício físico e uma boa alimentação, ajuda na diminuição de peso e circunferência abdominal.
Própolis verde: extraído do Alecrim do Campo, uma espécie vegetal encontrada unicamente no Brasil, tem ativos exclusivos, como a bacarina, que inibe a proliferação de células cancerígenas, e a artepelin C. Com 5mg compostos fenólicos por dose, o Shot Matinal Sanavita tem qualidade e maior pureza também devido ao extrato liofilizado, a desidratação da substância da planta. Tem entre seus benefícios o tratamento da disbiose, um desequilíbrio na flora intestinal, além de ajudar no controle glicêmico e no funcionamento renal e a combater a proteinúria, uma quantidade excessiva de urina.
Gengibre: fonte de gengerois, shagaois e zingeronas, ajuda nas propriedades gástricas, combatendo náusea, gastrite, esvaziamento gástrico, úlceras e desconfortos como estufamento e flatulência.
Inulina: a fibra prebiótica modula a microbiota intestinal, auxiliando no seu funcionamento, e é fonte de ácidos graxos de cadeia curta.
Limão: o PH ácido favorece o processo digestivo e aumenta a secreção pancreática e biliar, além da vitamina C.
Onde comprar
É possível com o Shot Matinal no e-commerce da Sanavita e nas principais drogarias e lojas de produtos naturais.

Protegendo bebês
Saúde do DF é pioneira na aplicação de medicamento contra bronquiolite

O Governo do Distrito Federal (GDF) dá um passo importante para a proteção da saúde de bebês prematuros: a capital do Brasil é a primeira unidade da federação a aplicar o Nirsevimabe na rede pública de saúde. O medicamento adquirido pela Secretaria de Saúde (SES-DF) é um anticorpo de ação prolongada que protege bebês contra infecções graves causadas pelo vírus sincicial respiratório (VSR), principal responsável por casos de bronquiolite e pneumonia nos primeiros meses de vida.
A pequena Ana Ísis, nascida com 36 semanas, foi a primeira bebê da rede pública a tomar o medicamento. Nesta quinta-feira (17), ao lado da mãe Raimunda Ribeiro, 38 anos, ela recebeu o Nirsevimabe no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib). Ana Ísis integra o público-alvo do medicamento: recém-nascidos prematuros, com idade gestacional entre 32 semanas e 36 semanas e 6 dias, nascidos a partir de 1º de outubro de 2024 – faixa etária que integra o período de maior circulação do VSR no Distrito Federal em 2025.
“O Nirsevimabe representa um avanço enorme na proteção da primeira infância. Essa ação reforça o compromisso do Governo do Distrito Federal com a prevenção, o cuidado e a inovação na saúde pública, especialmente para os nossos pequenos mais vulneráveis”, afirmou o secretário de Saúde do DF, Juracy Cavalcante Lacerda Júnior.
A aplicação do medicamento é feita antes do pico da sazonalidade das infecções respiratórias em bebês, como medida preventiva para reduzir complicações e internações – o que tem impacto direto na ocupação de leitos de UTI neonatal. A distribuição está sendo realizada para as 11 maternidades da rede pública, de forma proporcional à estimativa de nascimentos prematuros.
Todo o processo seguirá um protocolo rigoroso e humanizado da SES-DF, elaborado em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria e o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB). A capacitação dos profissionais da rede – médicos, enfermeiros e farmacêuticos – já foi iniciada.
Aprovado pela Anvisa em outubro de 2023 e incorporado ao SUS em fevereiro deste ano, o Nirsevimabe é um anticorpo pronto, que oferece proteção imediata sem necessidade de ativação do sistema imunológico, sendo especialmente eficaz para prematuros e crianças com menos de dois anos com comorbidades.
“É importante destacar que o Palivizumabe continuará sendo utilizado para os grupos de risco já estabelecidos, como crianças com cardiopatias congênitas e displasias pulmonares. O Nirsevimabe vem ampliar a estratégia de proteção, de forma complementar e integrada ao protocolo vigente”, explicou a médica pediatra e gestora da SES-DF, Julliana Macêdo.
Com essa iniciativa pioneira, o Distrito Federal assume o protagonismo nacional no enfrentamento das síndromes respiratórias graves em crianças, priorizando a vida desde os primeiros dias.
26 de abril
Dia nacional de prevenção à hipertensão alerta para o controle da doença

Celebrado no próximo sábado, 26, o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial faz um alerta importante para a conscientização da população sobre a identificação dessa doença “silenciosa”, mas que pode ser controlada com o acompanhamento médico e mudanças de hábitos.
Estima-se que cerca de 27,9% dos brasileiros sejam hipertensos. A maior prevalência ocorre entre mulheres, com 29,3% das pessoas do sexo feminino com a doença. Entre os homens, 26,4% tem hipertensão. Os dados são do levantamento feito pelo Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) do Ministério da Saúde, realizado, em 2023, nas 27 capitais.
O médico da Família e Comunidade da Amparo Saúde, Pedro Pina, informa que “a hipertensão arterial sistêmica, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição crônica caracterizada pelo aumento persistente da pressão sanguínea nas artérias. Isso significa que o coração precisa fazer mais força para bombear o sangue para o resto do corpo, o que pode causar sérios problemas de saúde ao longo do tempo”.
Pina explica que uma pessoa é considerada hipertensa quando apresenta valores iguais ou superiores a 140/90 mmHg em medições repetidas em diferentes ocasiões. “É importante ressaltar que apenas uma aferição acima do normal não caracteriza hipertensão arterial sistêmica, mas indica que a pessoa deve procurar um médico para compreender o motivo”, salienta ele, acrescentando que o diagnóstico preciso para essa doença “silenciosa” deve ser feito por um profissional de saúde, considerando também fatores de risco e condições clínicas.
A pressão alta pode ter diversas causas, incluindo fatores genéticos, como histórico familiar de hipertensão; hábitos alimentares inadequados, com o consumo excessivo de sal, gorduras e alimentos ultraprocessados; sedentarismo; obesidade; estresse; tabagismo; consumo excessivo de álcool; e doenças preexistentes, a exemplo de diabetes e doenças renais.
Sinais de pressão alta
Os sintomas da hipertensão podem não aparecem em todos os pacientes, como alerta Pina, tornando a doença ainda mais perigosa. No entanto, alguns sinais podem indicar que algo está errado, como dores de cabeça frequentes, tontura e mal-estar, visão embaçada ou alterações visuais associadas à dor de cabeça, falta de ar e dor no peito.
“Caso esses sintomas apareçam, é essencial buscar atendimento médico, porque o grande problema da hipertensão arterial sistêmica são suas consequências. Se não for controlada, ela pode levar a sérias complicações, como acidente vascular cerebral (AVC), infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca, doenças renais e problemas na visão”, informa.
Embora seja mais comum em adultos, crianças e adolescentes também podem desenvolver hipertensão, principalmente devido a fatores genéticos, obesidade e maus hábitos alimentares. “O acompanhamento pediátrico é fundamental para a prevenção e tratamento. A hipertensão em crianças, geralmente, tem causas de maior gravidade e que precisam ser investigadas com maior atenção”, pontua.
Para confirmar o diagnóstico da hipertensão será necessária a aferição da pressão arterial em diferentes momentos. Em alguns casos, exames complementares, como monitorização ambulatorial da pressão arterial (Mapa) ou monitorização residencial da pressão arterial (MRPA), podem ser solicitados pelo médico.
“O tratamento inclui mudanças no estilo de vida e, em muitos casos, o uso de medicamentos anti-hipertensivos”, informa Pina, pontuando que as principais medidas para o controle da hipertensão são: reduzir o consumo de sal e alimentos ultraprocessados, principalmente aqueles ricos em sódio, como refrigerantes; praticar atividade física regularmente para manter um peso saudável; controlar o estresse e evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, além de seguir corretamente as orientações médicas e tomar os medicamentos prescritos.
-
Economia
GDF vai classificar dívidas ativas para tentar reduzir inadimplência
-
Taguatinga
Alameda Shopping celebra Páscoa com feira temática e programação especial
-
E aniversário de Brasília
Semana Santa: confira o que abre e o que fecha no feriado prolongado
-
Perigos das redes
Desafio do desodorante: psicóloga faz alerta após morte de criança
-
26 de abril
Dia nacional de prevenção à hipertensão alerta para o controle da doença
-
Acesso livre
Brasília 65 anos: tudo sobre a programação, transporte e segurança
-
Protegendo bebês
Saúde do DF é pioneira na aplicação de medicamento contra bronquiolite
-
Continua acumulada
Mega-Sena 2854 pode pagar prêmio de R$ 50 milhões neste sábado (19)