Cidades
Roubo em postos de combustíveis cai quase pela metade no primeiro semestre
Os assaltos em postos de combustíveis reduziram 45%, passando de 317 nos seis primeiros meses do ano passado para 172 no mesmo período deste ano. O primeiro semestre de 2017 foi o que registrou menos roubos nesses estabelecimentos em quatro anos. Os dados fazem parte de levantamento da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social (SSP/DF).
Desde 2015, quando foi implantada a política de segurança Viva Brasília – Nosso Pacto Pela Vida, a SSP/DF vem identificando uma queda considerável nos indicadores. No primeiro semestre de 2014, o Distrito Federal contabilizou 965 roubos a postos de combustíveis. Já em 2015, este índice reduziu para 469, ou seja, decréscimo de 51%.
De lá para cá, as forças de segurança tem trabalhado com estratégia focada nas manchas criminais, que são estudos produzidos pela SSP/DF com base nos boletins de ocorrências. A partir desses registros, a Polícia Civil do DF consegue mapear as características do roubo em postos de combustíveis e, assim, localizar os autores.
A Polícia Militar do DF, por sua vez, faz a distribuição do efetivo nos pontos “mais quentes”, onde os assaltos são mais frequentes, observando o dia e a hora mais comuns da prática criminosa. Para o porta-voz da corporação, major Michello Bueno, a ajuda dos donos de postos de combustíveis é fundamental para o trabalho das Polícias. “É importante a implantação de um sistema de monitoramento por câmeras com imagens nítidas, alarmes e um rápido acionamento da polícia [pelo telefone 190] quando necessário”.
De acordo com levantamento da SSP/DF, 21 autores de roubos em postos de combustíveis foram presos em flagrante neste ano, sendo quatro deles somente em junho.
Em pelo menos 67% dos fatos, os autores utilizaram arma de fogo para ameaçar as vítimas e subtrair objetos de valor. Taguatinga é a cidade que registrou mais casos (8), seguida por Ceilândia (7).