Roubo em postos de combustíveis cai quase pela metade no primeiro semestre

Cidades

Roubo em postos de combustíveis cai quase pela metade no primeiro semestre

em

Os assaltos em postos de combustíveis reduziram 45%, passando de 317 nos seis primeiros meses do ano passado para 172 no mesmo período deste ano. O primeiro semestre de 2017 foi o que registrou menos roubos nesses estabelecimentos em quatro anos. Os dados fazem parte de levantamento da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social (SSP/DF).

Desde 2015, quando foi implantada a política de segurança Viva Brasília – Nosso Pacto Pela Vida, a SSP/DF vem identificando uma queda considerável nos indicadores. No primeiro semestre de 2014, o Distrito Federal contabilizou 965 roubos a postos de combustíveis. Já em 2015, este índice reduziu para 469, ou seja, decréscimo de 51%.

De lá para cá, as forças de segurança tem trabalhado com estratégia focada nas manchas criminais, que são estudos produzidos pela SSP/DF com base nos boletins de ocorrências. A partir desses registros, a Polícia Civil do DF consegue mapear as características do roubo em postos de combustíveis e, assim, localizar os autores.

A Polícia Militar do DF, por sua vez, faz a distribuição do efetivo nos pontos “mais quentes”, onde os assaltos são mais frequentes, observando o dia e a hora mais comuns da prática criminosa. Para o porta-voz da corporação, major Michello Bueno, a ajuda dos donos de postos de combustíveis é fundamental para o trabalho das Polícias. “É importante a implantação de um sistema de monitoramento por câmeras com imagens nítidas, alarmes e um rápido acionamento da polícia [pelo telefone 190] quando necessário”.

De acordo com levantamento da SSP/DF, 21 autores de roubos em postos de combustíveis foram presos em flagrante neste ano, sendo quatro deles somente em junho.

 

Em pelo menos 67% dos fatos, os autores utilizaram arma de fogo para ameaçar as vítimas e subtrair objetos de valor. Taguatinga é a cidade que registrou mais casos (8), seguida por Ceilândia (7).

Comentar




Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile