On-line
Rio+Digital: Mercado Livre e Firjan anunciam ajuda para empresas ampliarem vendas

Desde o início da pandemia, cerca de 220 mil empresas formalizadas entraram na plataforma Mercado Livre. Isso é reflexo da preocupação da companhia em oferecer serviços e ferramentas para impulsionar os negócios dos vendedores, democratizando o acesso ao comércio, impactando diretamente o fomento do empreendedorismo.
Foi pensando em dados como esse que uma parceria firmada entre Firjan e Mercado Livre com o objetivo de capacitar empreendedores do estado do Rio para ampliar as vendas e abrir novos mercados por meio do comércio on-line. O Rio+Digital pretende democratizar os negócios eletrônicos entre as pequenas e médias empresas fluminenses associadas à Firjan e ao CIRJ (Centro Industrial do Rio de Janeiro).
Para isso, após o cadastro, os empreendedores irão passar por uma capacitação que engloba todas as etapas do e-commerce, desde a abertura de uma loja virtual até a entrega ao consumidor. A jornada pode ser acessada no site.
O programa apresenta conteúdos práticos e objetivos sobre “por que vender”, “como vender”, “praticar as vendas” e “escalar as vendas”, além de questões que fazem parte da rotina das empresas, como estratégias de finanças e precificação, cálculo de margem de lucro, atendimento ao cliente, logística, tributação, crédito, organização de estoque, entre outros temas.
Os empresários associados ainda têm acesso a material extra produzido pela Casa Firjan e pela Firjan IEL, voltado para a presença dos negócios no ambiente on-line: novas tendências e hábitos, marketing de influência, desenvolvimento de competências, antecipação de inovações que vão impactar mercado e negócios são alguns dos assuntos.
Apesar dos avanços nos últimos anos, parte dos negócios no Brasil ainda não está digitalizada, não vende on-line ou não explora as redes sociais como forma de promover seus produtos e serviços. Segundo Luiz Césio Caetano, vice-presidente da Firjan, o projeto Rio+Digital, com o Mercado Livre, quer atuar exatamente neste processo, de contribuir para que as empresas encontrem novos mercados através do processo de transformação digital. “Esta iniciativa pretende abrir a oportunidade para que empresas fluminenses atuem no ambiente digital, pois acreditamos que este é o caminho para ampliar a competitividade e melhorar o ecossistema de negócios do estado do Rio”, explica.
A nova parceria é mais uma entrega aliada ao Programa Firjan PEQ, lançado em 2021 com foco nas pequenas empresas. “É senso comum que as pequenas empresas são muito importantes para a economia e para o emprego no Brasil. Com essa iniciativa, fortalecemos os empreendimentos deste perfil oferecendo fácil acesso à informação qualificada e a instrumentos de apoio compatíveis com as suas necessidades. O Rio+Digital é mais uma ferramenta valiosa nesse sentido, que aproxima os empresários de uma plataforma impulsionadora de negócios”, ressalta Caetano.
Para o Mercado Livre, a parceria com a Firjan se soma às iniciativas da empresa para qualificar empreendedores, possibilitando sua entrada ou alavancando seus ganhos no e-commerce. “O Rio de Janeiro é um mercado com grande potencial para o Mercado Livre. Nós, como e-commerce líder na América Latina, temos o papel fundamental de estar ao lado dos nossos vendedores, capacitando-os e fidelizando-os. Com a Firjan, esperamos levar conhecimento e ferramentas para ajudar empreendedores, micro e pequenos negócios a ingressar ou desenvolver ainda mais seus negócios no e-commerce”, afirma André Santos, embaixador do Mercado Livre. “Vemos nessa iniciativa um poder de impacto positivo porque movimenta a economia local, gerando renda e promovendo uma melhor qualidade de vida às pessoas”, destaca.
Ao concluir a jornada de conhecimento na página do Rio+Digital, os empresários se cadastram no site do Mercado Livre (caso ainda não possuam cadastro) e ingressam no ”Você Chegou!”, que fornece assessoria gratuita para facilitar a experiência do novo usuário a realizar as primeiras vendas. O curso faz parte do Programa de Vendedores que oferece conteúdos e consultorias para cada momento do negócio do parceiro. As outras fases do projeto são o “Você Vendeu”, “Você Cresceu” e “Você Venceu”, com conteúdos relevantes para cada perfil de vendedor.
A parceria com a Firjan também contempla um bônus de R$ 200 em Product Ads para as empresas associadas, com o intuito de impulsionar os anúncios e as vendas na plataforma.
Cursos no Programa Mercado Livre eleva em quase 32% a taxa de sucesso do vendedor iniciante
- De acordo com resultados mapeados nos primeiros meses do ano de 2023, participar do módulo de aceleração “Você Chegou”, como primeiro passo da plataforma, eleva em quase 32% a taxa de sucesso do vendedor iniciante;
- Os vendedores que participaram de todos os programas de aceleração do Mercado Livre faturam cerca de 19% a mais do que os vendedores que não fizeram parte dessas iniciativas;
- O Mercado Livre facilita o comércio de mais de 500 mil pequenas e médias empresas atualmente, gera 35 empregos por dia no Brasil e torna possível o acesso ao giro de capital, já que 40% das PMEs receberam crédito pela 1ª vez na plataforma;
Sobre o Mercado Livre
O Mercado Livre é a companhia líder em tecnologia para e-commerce e serviços financeiros na América Latina, que oferece soluções para que pessoas e empresas possam comprar, vender, anunciar e enviar produtos por meio da internet, assim como soluções de pagamento, crédito, investimentos, seguros e gestão de benefícios.
Além da plataforma de e-commerce e do banco digital Mercado Pago, a empresa conta com os serviços do Mercado Envios, Mercado Livre VIS (Veículos, Imóveis e Serviços), Mercado Ads e Mercado Shops. Maior e mais completo marketplace da América Latina, o ecossistema do Mercado Livre atingiu mais 148 milhões de usuários ativos na região em 2022, sendo 73 milhões de compradores e 3,3 milhões de vendedores, permitindo alcançar 509 visitas, 36 compras e 173 transações a cada segundo. Em 2022, sua receita líquida atingiu US$ 10,5 bilhões, quando também alcançou US$ 34,4 bilhões em vendas, superando a marca de mais de 1 bilhão de produtos enviados.
Fundado em 1999 e presente em 18 países, o Mercado Livre superou a marca de 39 mil colaboradores diretos na região, mais de 15 mil apenas no Brasil, seu principal mercado. Atualmente, é uma das 10 melhores empresas para trabalhar no país, dentre as 10 melhores em tecnologia, sendo ainda a melhor para as mulheres.

Lei nº 15.116/2025
Mulher vítima de violência pode ter reconstrução dentária pelo SUS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que garante, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), tratamento odontológico para reconstrução e reparação dentária de mulheres vítimas de agressões que tenham causado danos à sua saúde bucal. O texto foi publicado no Diário Oficial da União.
Estão incluídos procedimentos de:
- Reconstrução;
- Próteses;
- Tratamentos estéticos e ortodônticos, entre outros serviços.
O atendimento odontológico previsto na Lei nº 15.116/2025 será garantido, prioritariamente, em clínicas e hospitais públicos ou conveniados ao SUS.
Para acesso ao Programa de Reconstrução Dentária para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, a mulher deverá apresentar documentos que comprovem a situação de violência. Os critérios de acesso ao programa ainda serão definidos em regulamentação pelo governo federal.
A lei também permite parcerias com instituições de ensino e pesquisa, sempre que necessário, para aprimorar os serviços oferecidos.
O programa, segundo o governo, além de proporcionar atendimento prioritário e gratuito para a recuperação da saúde bucal, tem o objetivo de “devolver o mínimo de dignidade às vítimas”. O texto foi aprovado no início de março pelo Congresso Nacional.
“Estudos indicam que em mais de 60% dos casos de agressão contra a mulher no âmbito doméstico, a face é o principal alvo. As sequelas deixadas no rosto, e sobretudo na boca, causam impactos que ultrapassam os danos físicos. Os efeitos dessas agressões encontram reflexos no campo emocional da vítima, atingindo sua autoestima e minando a confiança necessária para a reestruturação social e profissional”, explicou o governo, em comunicado.
Economia
Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central

O Banco Central (BC) divulgou as datas prováveis para o lançamento de três funcionalidades no sistema de transferências instantâneas, o Pix. As novas ferramentas devem estar disponíveis nas seguintes datas:
- Pix parcelado: setembro deste ano;
- Pix em garantia: 2026;
- Autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução: 1º de outubro.
Pix parcelado
O Pix parcelado permitirá que o pagador contraia um crédito para permitir o parcelamento de uma transação. Semelhante à modalidade com juros do cartão de crédito parcelado, o recebedor terá acesso instantâneo a todo o valor da transação, mas o pagador poderá parcelar o valor, com acréscimo.
Segundo o BC, a ferramenta deverá estimular o uso do Pix no varejo para a compra de bens e serviços de valor mais elevado, favorecendo quem não tem acesso a esse tipo de operação. O Pix parcelado poderá ser usado para qualquer tipo de transação Pix, inclusive para transferências.
Pix em garantia
Com o objetivo de ajudar empreendedores, o Pix em garantia permitirá que empresas ofereçam recebíveis futuros (valores a receber) de Pix como garantia em operações de crédito. A modalidade poderá baratear os juros das linhas de crédito a pessoas jurídicas, principalmente para as que usam mais o Pix.
A garantia de uma linha de crédito permite que a instituição financeira tome bens e recursos para cobrir eventuais calotes. O BC esclareceu que o Pix em garantia é voltado apenas para estabelecimentos comerciais e empresas, sem mudanças na forma como as pessoas físicas usam o Pix. Segundo o BC, o lançamento só ocorrerá em 2026 porque a ferramenta exige uma infraestrutura mais complexa.
Autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED)
Aplicável somente para fraudes, golpes e crimes, o autoatendimento permite a contestação de transações Pix de forma simples e intuitiva diretamente por meio do aplicativo dos bancos. O processo moderniza o MED porque passa a ser feito de forma 100% digital, sem a necessidade de interação com o atendimento da instituição financeira.
Existente desde 2021, o Mecanismo Especial de Devolução só pode ser usado em caso comprovado de fraudes ou de erros operacionais da instituição financeira. A ferramenta não pode ser usada para desacordos comerciais, casos entre terceiros de boa-fé e envio de Pix para a pessoa errada por erro do próprio usuário pagador (como erro de digitação de uma chave).
Com o autoatendimento do MED, o usuário poderá consultar o status e a evolução dos pedidos de devolução efetuados. Segundo o BC, a modernização acelerará os pedidos de devolução, aumentando a chance de os recursos transferidos por fraude serem bloqueados na conta do fraudador e devolvidos para a vítima.
Diferenciação de comprovantes
Desde terça-feira (1º), o comprovante de agendamento de um Pix deve conter o termo “Agendamento Pix” e ícone do tipo calendar clock (relógio e calendário). Os comprovantes de pagamentos concluídos devem conter o ícone do tipo check (sinal de concluído). A medida passou a ser obrigatória para todos os bancos.
Segundo o BC, a diferenciação ajudará a combater o golpe do falso comprovante e facilitará para o recebedor a identificação de que uma transação foi de fato concluída. Nos últimos tempos, tornou-se comum um golpe em que o pagador mostra o comprovante de Pix agendado ao vendedor. Por ter de olhar rápido e sem elementos visuais para identificar facilmente se a transação não foi concluída, o vendedor fica sem receber os recursos quando o pagador cancela o agendamento.
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