Curta nossa página

Sem gastar muito

Renove sua casa para 2021: 11 dicas para economizar e ainda deixar tudo elegante

Publicado

Foto/Imagem: Freepik


Decoração e elegância nem sempre são sinônimos de grandes investimentos. Com pouco dinheiro e muita criatividade, você consegue renovar os ambientes de sua casa e deixar cada cantinho aconchegante e cheio de beleza.

Quer saber como? Selecionamos 11 dicas econômicas de decoração para você se inspirar. Continue a leitura para descobrir de que forma é possível deixar a casa renovada em 2021 sem precisar gastar muito.

1. Distribua o espaço de cada ambiente

A distribuição do espaço de cada cômodo é uma das primeiras coisas que você deve considerar para aproveitar melhor as dicas econômicas de decoração. Independente do tamanho dos ambientes, priorize a circulação e a funcionalidade.

2. Valorize a iluminação e a circulação de ar

Dê uma atenção especial para a circulação de ar e iluminação natural. Esses cuidados darão aquela sensação de luxo e requinte, além de abrir diversas possibilidades de inserção de objetos e móveis que enriquecem o décor.

3. Aposte no estilo minimalista

O minimalismo é grande aliado da elegância. Você pode usar esse conceito na escolha da paleta de cores, apostando em tons mais sóbrios e cores que não sejam muito saturadas.

4. Brinque com cores e texturas

Aposte em nuances escuras para imprimir dramaticidade a determinado ambiente e contrastar com o branco. Quem prefere as paredes todas brancas pode usar a textura das plantas para enriquecer o local e deixá-lo mais aconchegante.

5. Componha paredes com diferentes texturas

Para criar um efeito decorativo harmonioso, destaque uma das paredes com fotografias emolduradas. Outra opção é criar uma pequena prateleira para acomodar livros importantes. Ilustrações também são uma boa pedida.

6. Crie efeitos de luz e sombra

Luminárias, lustres e abajures continuam dando aquele toque acolhedor aos ambientes. O segredo é restaurar os modelos que você já tem em casa. A dica é apostar no acabamento com linho ou seda para deixar o ponto de luz mais atrativo.

7. Use espelhos de modo estratégico

Os espelhos, assim como os pontos de luz, nunca saem de moda. O melhor de tudo é que você não precisa comprar um objeto novo. Basta dar uma otimizada na moldura do que já possui e pendurar em um local que reflita a parte mais bonita do cômodo.

8. Garimpe peças de madeira em brechós

Madeiras nobres valorizam a decoração e são atemporais. Caso queira usar móveis grandes, opte pela madeira fosca garimpada em brechós. Dê uma renovada nas peças trocando os pés, colocando mármore em cima ou adicionado puxadores modernos.

9. Opte por estofados simples e elegantes

A simplicidade sempre será tendência. Pense nisso na hora de reformar seu sofá. Opte por tecidos suaves e complemente a composição com almofadas de algodão e linho. Elas darão um toque de requinte ao serem contrastadas com objetos de madeira.

10. Evite imitações de quadros e objetos de decoração

Cultivar estilo próprio é bem mais importante do que seguir tendências. Vale muito mais a pena comprar um quadro original de um artista não muito conhecido do que investir em réplicas. A lógica é a mesma para pedras artificiais ou acrílico metalizado.

11. Tecidos leves sempre são bem-vindos

Para as roupas de cama, aposte em colchas mateladas. Os desenhos e relevos que criam o efeito acolchoado deixam os dormitórios com ar de elegância. A dica é criar uma paleta com estampas calmas e cores não saturadas.

Gostou das dicas econômicas de decoração? Lembre-se de fazer as mudanças de forma gradual e não deixe de criar um planejamento com cronograma, orçamento e referências de projetos para deixar sua casa do jeito que você sempre sonhou.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Lei nº 15.116/2025

Mulher vítima de violência pode ter reconstrução dentária pelo SUS

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
reconstrução dentária SUS violência contra a mulher
Foto/Imagem: Freepik

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que garante, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), tratamento odontológico para reconstrução e reparação dentária de mulheres vítimas de agressões que tenham causado danos à sua saúde bucal. O texto foi publicado no Diário Oficial da União.

Estão incluídos procedimentos de:

  • Reconstrução;
  • Próteses;
  • Tratamentos estéticos e ortodônticos, entre outros serviços.

O atendimento odontológico previsto na Lei nº 15.116/2025 será garantido, prioritariamente, em clínicas e hospitais públicos ou conveniados ao SUS.

Para acesso ao Programa de Reconstrução Dentária para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, a mulher deverá apresentar documentos que comprovem a situação de violência. Os critérios de acesso ao programa ainda serão definidos em regulamentação pelo governo federal.

A lei também permite parcerias com instituições de ensino e pesquisa, sempre que necessário, para aprimorar os serviços oferecidos.

O programa, segundo o governo, além de proporcionar atendimento prioritário e gratuito para a recuperação da saúde bucal, tem o objetivo de “devolver o mínimo de dignidade às vítimas”. O texto foi aprovado no início de março pelo Congresso Nacional.

“Estudos indicam que em mais de 60% dos casos de agressão contra a mulher no âmbito doméstico, a face é o principal alvo. As sequelas deixadas no rosto, e sobretudo na boca, causam impactos que ultrapassam os danos físicos. Os efeitos dessas agressões encontram reflexos no campo emocional da vítima, atingindo sua autoestima e minando a confiança necessária para a reestruturação social e profissional”, explicou o governo, em comunicado.

CONTINUAR LENDO

Economia

Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Pix parcelado
Foto/Imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Banco Central (BC) divulgou as datas prováveis para o lançamento de três funcionalidades no sistema de transferências instantâneas, o Pix. As novas ferramentas devem estar disponíveis nas seguintes datas:

  • Pix parcelado: setembro deste ano;
  • Pix em garantia: 2026;
  • Autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução: 1º de outubro.

Pix parcelado

O Pix parcelado permitirá que o pagador contraia um crédito para permitir o parcelamento de uma transação. Semelhante à modalidade com juros do cartão de crédito parcelado, o recebedor terá acesso instantâneo a todo o valor da transação, mas o pagador poderá parcelar o valor, com acréscimo.

Segundo o BC, a ferramenta deverá estimular o uso do Pix no varejo para a compra de bens e serviços de valor mais elevado, favorecendo quem não tem acesso a esse tipo de operação. O Pix parcelado poderá ser usado para qualquer tipo de transação Pix, inclusive para transferências.

Pix em garantia

Com o objetivo de ajudar empreendedores, o Pix em garantia permitirá que empresas ofereçam recebíveis futuros (valores a receber) de Pix como garantia em operações de crédito. A modalidade poderá baratear os juros das linhas de crédito a pessoas jurídicas, principalmente para as que usam mais o Pix.

A garantia de uma linha de crédito permite que a instituição financeira tome bens e recursos para cobrir eventuais calotes. O BC esclareceu que o Pix em garantia é voltado apenas para estabelecimentos comerciais e empresas, sem mudanças na forma como as pessoas físicas usam o Pix. Segundo o BC, o lançamento só ocorrerá em 2026 porque a ferramenta exige uma infraestrutura mais complexa.

Autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED)

Aplicável somente para fraudes, golpes e crimes, o autoatendimento permite a contestação de transações Pix de forma simples e intuitiva diretamente por meio do aplicativo dos bancos. O processo moderniza o MED porque passa a ser feito de forma 100% digital, sem a necessidade de interação com o atendimento da instituição financeira.

Existente desde 2021, o Mecanismo Especial de Devolução só pode ser usado em caso comprovado de fraudes ou de erros operacionais da instituição financeira. A ferramenta não pode ser usada para desacordos comerciais, casos entre terceiros de boa-fé e envio de Pix para a pessoa errada por erro do próprio usuário pagador (como erro de digitação de uma chave).

Com o autoatendimento do MED, o usuário poderá consultar o status e a evolução dos pedidos de devolução efetuados. Segundo o BC, a modernização acelerará os pedidos de devolução, aumentando a chance de os recursos transferidos por fraude serem bloqueados na conta do fraudador e devolvidos para a vítima.

Diferenciação de comprovantes

Desde terça-feira (1º), o comprovante de agendamento de um Pix deve conter o termo “Agendamento Pix” e ícone do tipo calendar clock (relógio e calendário). Os comprovantes de pagamentos concluídos devem conter o ícone do tipo check (sinal de concluído). A medida passou a ser obrigatória para todos os bancos.

Segundo o BC, a diferenciação ajudará a combater o golpe do falso comprovante e facilitará para o recebedor a identificação de que uma transação foi de fato concluída. Nos últimos tempos, tornou-se comum um golpe em que o pagador mostra o comprovante de Pix agendado ao vendedor. Por ter de olhar rápido e sem elementos visuais para identificar facilmente se a transação não foi concluída, o vendedor fica sem receber os recursos quando o pagador cancela o agendamento.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2024 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense