Cidades

Rede Alub: a escola é um direito e um dever que exige seriedade

em

Divulgação/Alub

Responda rápido: qual o mais importante invento do século XXI? Se você optou pelo smartphone, que trouxe inserção digital para a vida de milhares e milhares de pessoas, errou. Segundo opinião dos funcionários da Rede Alub, colhida em conversas informais com um outro membro do time, o maior símbolo cultural dos últimos tempos atende pelo nome “metodologia Alub”.

“O time Alub é dos mais engajados com que tive a honra de trabalhar. Aqui todos entendem a importância da educação e a seriedade que ela exige. Isso está em nossa essência, passando pelo mais alto funcionário até quem está na base da hierarquia”. A fala é de uma das mais respeitadas profissionais educacionais do Distrito Federal, Learice Barreto de Alencar, diretora pedagógica da Rede Alub.

Em entrevista concedida ao Ao Vivo de Brasília, a diretora pedagógica argumenta que a Rede Alub busca ter em seu corpo docente um diferencial que garante a força da instituição: os professores. Para a profissional, são eles os principais responsáveis pelo cuidado e atenção que os alunos necessitam para sua formação cidadã. Isso desde o infantil IV até o pré-vestibular.

Learice argumenta que “cerca de 85% dos professores formaram-se pela Universidade de Brasília ou outras renomadas universidades federais do País. Além de possuírem titulação em nível de doutorado, mestrado e especializações, carregam a vocação e a paixão por sua profissão”, diz.

Seriedade

A estrutura acadêmica da instituição de ensino deixa uma mensagem para a sociedade: a escola é um direito de todos, mas também um dever pela qualidade e tem uma finalidade própria. E, sendo um dever, precisa ser levada a sério.

Para Arthur Mário Pinheiro Machado, presidente da Rede Alub, o avanço virá se, “em vez de insistirmos apenas na educação como direito, começarmos, em casa, na escola e na sociedade, a lembrar e a cobrar de todos que educação é também um dever. Isso vale da pré-escola à pós-graduação. Isso é tratar o ensino com seriedade”, completa.





Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile