Curta nossa página

Terapia

REAC: máquina italiana promete reequilibrar o cérebro e o corpo

Publicado

reac terapia
Foto/Imagem: Dermatologista Erasmo Tokarski/Divulgação


Em algumas ocasiões começamos a ter alguns desconfortos sem causa aparente: dores em algumas partes do corpo, problemas gastrointestinais, alteração de humor, problemas psicológicos como depressão, entre outros. Eles podem ser um sinal de que algo está errado com o nosso organismo e não devemos subestimá-los. Muitos desses problemas também podem estar associados ao desequilíbrio cerebral.

É aí que surge a REAC Terapia, um tratamento aplicado através de uma máquina criada na Itália: a sigla significa Radio Eletric Conveyer Assimetric, é o resultado de anos de estudo e pesquisa dos médicos Salvatore Rinaldi e Vania Fontani. O que ela promete é muito importante, reequilibrar o cérebro e, em consequência, as funções do corpo. Sua função é melhorar as frequências cerebrais, que comandam a saúde de todo o organismo, inclusive o funcionamento da mente.

Segundo o dermatologista Erasmo Tokarski, a REAC gera uma micro corrente de rádiofrequência que varia de acordo com as características moleculares dos tecidos de cada um, espalhando o seu efeito terapêutico de uma forma específica para cada paciente. A tecnologia é segura, indolor e não invasiva e sem efeitos colaterais. Não há contraindicações, pode ser praticado em qualquer idade, e seus resultados são de longa duração e não tem efeito placebo.

Os diversos protocolos de tratamento podem ser associados com o suporte e reforço de outros tratamentos com medicações e no auxílio de recuperação de cirurgias.

Protocolos terapêuticos

A terapia REAC é composta por quatro protocolos padrões desenvolvidos pelo Instituto Rinaldi Fontani. Cada um tem uma função e pontos de aplicação diferentes. Primeiro é feita a otimização neuro postural, para que em seguida dar sequência ao tratamento de acordo com a necessidade de cada indivíduo. Além disso, os diversos protocolos de tratamento podem ser associados com o suporte e reforço de outros tratamentos com medicações e no auxílio de recuperação de cirurgias.

A terapia chamada neuromodulação é aplicada em sete pontos específicos no pavilhão auricular. Nos outros protocolos, a terapêutica é chamada de biomodulação e é realizada cobrindo a área a ser tratada com uma sonda especial de alumínio laminar, ligado ao equipamento por oito minutos. Em quase todos os protocolos são realizados ciclos de 18 sessões. Os protocolos são:

Otimização Neuro Postural – Uma consequência do stress da vida diária é o aparecimento de um quadro de assimetria no nosso corpo, chamado dismetria funcional. Para correção dessa assimetria que observamos nas escápulas, quadril e joelhos, realizamos o protocolo inicial que, até os presentes estudos, só precisa ser realizado uma vez na vida, pois seu efeito não se acumula e não necessita repetição após o desaparecimento da dismetria funcional. Os efeitos mais evidentes da Otimização Neuro Postural são: a correção imediata da dismetria funcional, com realinhamento postural, melhora das ações neuromotoras e físicas. Em alguns casos melhora da intensidade de dor em pontos dolorosos. Podem ser observados melhora de sintomas associados ao desequilíbrio postural.

Otimização Neuro Psico Física – É a principal terapia para otimizar progressivamente a resposta de todo o nosso organismo de maneira a recuperar gradualmente a capacidade de auto recuperação do mesmo. Ele é realizado sobre o pavilhão auricular e é dividido em ciclo de 18 sessões. O objetivo é otimizar sistemas específicos (cardiovascular, hormonal, digestivo, imunitário, entre outros) para o sistema nervoso central, de maneira a restabelecer a normalidade de suas funções. O tempo de realização do ciclo pode variar de cinco dias a seis semanas dependendo da frequência realizada. Em alguns casos podem ser necessários mais de um ciclo.

Otimização Tecidual Básica – É administrado através de um eletrodo especial laminar de alumínio, onde são conectados eletrodos e podem ser aplicados na área do corpo onde é evidenciado um distúrbio, uma doença, uma ferida crônica ou uma dor localizada. Esse protocolo também é realizado em 18 sessões de aproximadamente oito minutos.

Otimização Neuro Muscular – Da mesma maneira é realizado através da aplicação do alumínio sobre os grupos musculares e, através desse protocolo, os grupos agonistas e antagonistas serão melhor geridos pelo sistema nervoso central e assim melhorando a coordenação entre os grupos musculares afetados, o número de sessões varia com a região tratada.

Indicações

Os protocolos terapêuticos com a tecnologia REAC no campo da neuroestimulação encontram a sua aplicação natural em diversos âmbitos da medicina, em função do fato que o sistema nervoso central e periférico, atua o seu controle sobre todos os órgãos e sistemas do nosso organismo. Em particular: neurologia, depressão, psiquiatria, distúrbios relacionados ao estresse, reabilitação avançada em: neurologia, ortopedia, traumatologia, reumatologia, pneumologia, otorrinolaringologia e odontologia.

Atualizado em 20/01/2022 – 06:29.

Secretaria de Justiça e Cidadania

Carreta do Na Hora estará em Samambaia nesta sexta (22) e sábado (23)

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Unidade Móvel Na Hora
Foto/Imagem: Divulgação/Sejus-DF

Dois dias de atendimento de serviços prestados por órgãos públicos estarão disponíveis para a comunidade na Unidade Móvel do Na Hora em Samambaia. A carreta estará nesta sexta-feira (22), das 9h às 16h, e no sábado (23), das 9h às 12h, em frente à administração regional da cidade.

A unidade móvel oferece à população serviços do BRB, Caesb, Codhab, Detran-DF, INSS, Neoenergia, Procon-DF, Receita Federal, entre outros. O Na Hora é vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF).

“Essa é a grande oportunidade de a comunidade local resolver as suas pendências ao lado de casa. A Carreta do Na Hora concentra os serviços prestados por órgãos públicos aos cidadãos e isso desburocratiza os serviços. E a Sejus trabalha para isso: facilitar a vida da população do DF. O Na Hora traz agilidade e conforto e prioriza a cidadania”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

Lançada em fevereiro de 2022, a unidade móvel do Na Hora já promoveu 34.452 atendimentos à população. Também chamada de Carreta do Na Hora ou Na Hora Móvel, a iniciativa busca facilitar o acesso do cidadão, especialmente daqueles que vivem nas regiões mais distantes e vulneráveis do Distrito Federal, aos serviços de órgãos parceiros.

Atualizado em 21/11/2024 – 14:42.

CONTINUAR LENDO

Nesta sexta (22) e sábado (23)

Terceira edição do Dia do Cidadão chega à Rodoviária do Plano Piloto

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Dia do Cidadão Defensoria Pública do DF
Foto/Imagem: Lucio Bernardo Jr./Agência Brasília

Em comemoração ao Dia do Cidadão, a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) promove atividades nesta sexta-feira (22) e no sábado (23), com o tema Novembro Azul, campanha voltada à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A iniciativa, que está na terceira edição, ocorre na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, das 9h às 16h.

O objetivo é atender homens em situação de risco e vulnerabilidade social, especialmente os desempregados, com dívidas em execução de alimentos, ações de cobrança em geral ou que queiram realizar exames de DNA para reconhecimento da paternidade voluntária. A DPDF também ofertará sessões extrajudiciais de mediação e conciliação para a efetivação do direito de filiação, paternidade e maternidade. Uma das unidades móveis de atendimento itinerante estará no local para dar apoio.

“O Dia do Cidadão promove a integração social ao facilitar o acesso à Justiça e oferecer atendimentos que garantem os direitos básicos da população em situação de vulnerabilidade”, resume o defensor público-geral, Celestino Chupel.

Coordenador da ação, Celso Murilo de Britto lembra que a iniciativa também contribui para a redução do número de processos em tramitação no Judiciário. “Vários casos podem ser resolvidos de forma extrajudicial, por meio da mediação e da conciliação”, aponta. “Da mesma forma, oferecemos o reconhecimento voluntário de paternidade durante o evento”.

Desempregado, o podador de árvores Marco Andrade Araújo, morador do Arapoanga, em Planaltina, esteve na segunda edição do Dia do Cidadão. “Com essa ajuda, os desempregados ganham força para buscar uma vida melhor e mais digna, com mais oportunidades de sustento”, afirma. “É uma forma concreta de inclusão social e de garantir que todos tenham uma chance justa de recomeçar”.

Serviços oferecidos

A ação contará com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), que levará os serviços da Agência do Trabalhador Itinerante, com vagas de emprego, cesta do trabalhador, CTPS Digital e orientações sobre os cursos ofertados pela pasta, o programa Prospera (microcrédito) e seguro-desemprego.

Ainda no campo de trabalho, o Instituto Fecomércio-DF oferecerá oportunidades de inscrição em cursos gratuitos profissionalizantes e materiais informativos. A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-DF) oferecerá serviços de orientação do trabalhador, apoio ao trabalhador desempregado e expedição de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) também participa, disponibilizando 30 senhas para o atendimento da população. Por sua vez, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) levará serviços do Na Hora. Por fim, haverá ainda corte de cabelo e barba.

Atualizado em 21/11/2024 – 13:45.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2024 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense