Saúde
Queda aumenta o risco de morte para pessoas na terceira idade
Acidente doméstico é algo corriqueiro em diferentes fases da vida, de bebês até idosos. Muitas mortes, vistas como acidentais, podem ser evitadas se debatidas e prevenidas corretamente. Uma das mais frequentes causas de mortes ou acidentes domésticos envolvendo idosos são as quedas. Estima-se que cerca de 30% das pessoas com mais de 65 anos de idade caem pelo menos uma vez por ano e depois dos 80 anos de idade, essa porcentagem pode chegar a 50%. Entre as consequências das quedas, a fratura no fêmur é uma das mais graves por se tratar do maior osso do corpo, com grandes chances de impactar na qualidade de vida dos idosos.
Pesquisa da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (UnB), mostra que, três meses após fratura causada por queda, o índice de mortalidade de idosos chega a 20%. E as quedas são a principal causa de internações de idosos por acidentes no sistema público de saúde. Uma projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta ainda que a população idosa do Distrito Federal pode aumentar consideravelmente em 40 anos. Em 2060, quando Brasília completar seus 100 anos, o número de pessoas com mais de 60 anos pode representar cerca de 33%. Atualmente, eles são apenas 10,5 % da população brasiliense.
Para evitar tais acidentes, alguns cuidados devem ser tomados, principalmente com relação a organização e liberação dos acessos e áreas de circulação por onde o idoso transita. Adriano Machado, empresário fundador da Acvida Cuidadores, reforça que cuidar de uma pessoa que já está na terceira idade é uma tarefa que exige preparo e dedicação na maior parte do tempo. Por isso muitas famílias têm procurado pela ajuda do cuidador de idosos: profissional capacitado para lidar com as situações do dia a dia tendo elas restrições de saúde ou não. “Na Acvida contamos com profissionais capacitados e experientes para assumir os cuidados do idoso com muita qualidade e segurança. As famílias que procuram tranquilidade, cuidado humanizado, profissionais idôneos e gestão especializada para garantir a manutenção e segurança dos serviços prestados, pode encontrar tudo aqui”, conclui o empresário.
De acordo com Adriano alguns procedimentos podem ser tomados preventivamente:
- Instalação de corrimão em escadas, sem tapetes próximos ao seu acesso, tanto de subida quanto descida;
- Instalação de barras de apoio no banheiro;
- Camas devem ter altura ideal para garantir a segurança;
- Dê preferência por móveis de cantos arredondados e, se possível, evite móveis com vidro;
- Mantenha corredores iluminados de dia e à noite;
- Opte pela instalação de piso antiderrapante;
- Atenção às boas condições de sapatos e chinelos, pois quando estão desgastados ficam mais propícios a deslizar.