Gastronomia
Quatro receitas com carne suína para surpreender no almoço do Dia dos Pais
Feijoada, tutu, leitoa, costelinha, bisteca, lombinho, pernil, torresminho, linguiça. Como não amar? A carne suína faz parte da nossa cultura gastronômica e está presente na mesa dos brasileiros em diferentes preparos. Mas, ao contrário do que muitos pensam, ela pode ser a estrela de um cardápio leve e nutritivo no almoço do Dia dos Pais.
“Quando paramos para realmente comparar as proteínas, facilmente percebemos que a carne suína é uma excelente opção para incluirmos no cardápio. Além de ser uma ótima fonte proteica para nossa alimentação, contém baixo teor de gordura na maioria dos seus cortes”, explica Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti.
Segundo ela, tudo depende do corte e da forma de preparo. Os melhores cortes, pensando em teor nutricional e baixa caloria, são paleta, pernil, mignon suíno e lombo, que podem ser feitos de diversas formas no dia a dia. O lombo suíno, por exemplo, pode ser considerado uma carne magra. “Se for assado ou cozido, sem adição de gordura, estamos falando de um prato que não teria mais calorias que uma carne de panela ou um frango ao molho”, compara.
A nutricionista ainda ressalta que é sempre bom lembrar que devemos nos atentar para a quantidade consumida, que varia de pessoa para pessoa. Mas, sem dúvida, é uma ótima opção para variar o cardápio sem aumentar o consumo calórico. “Além do corte, devemos pensar na forma de preparo: frituras sempre devem ser menos frequente no nosso cardápio, não importa o corte de carne escolhido”.
Para Renata, até mesmo a feijoada pode ser feita de maneira mais leve, escolhendo cortes menos gordurosos. “Gosto de reforçar que não adianta ser feijoada light se vamos comer a panela toda! Muitas vezes, eu prefiro recomendar a versão tradicional, desde que apreciada com moderação”, diz.
Na questão nutricional, a carne suína é fonte de potássio, que ajuda no controle da pressão arterial e na saúde cardiovascular como um todo e, também, de vitaminas do complexo B, importante para a saúde do sistema nervoso central e do metabolismo energético. Além disso, contém uma boa quantidade de ferro, que previne anemias e ajuda na boa imunidade. Outro benefício da carne de porco é ser rica em selênio e zinco, importantes antioxidantes ligados à imunidade.
Uma das dicas da nutricionista é combinar a carne suína, por ser fonte de ferro, com fontes de vitamina C, como as laranjas e limões, para ajudar na absorção desse mineral. “Vale lembrar que a vitamina C se perde com o calor e, portanto, precisa ser usada para a finalização das preparações ou como acompanhamento para obtermos seus benefícios”, explica.
Para facilitar as compras e deixar o dia ainda melhor, o Oba Hortifruti possui a linha de carnes nobres Oba Reserve, com uma seleção que inclui carne suína, para quem busca o melhor em sabor e qualidade.
Confira algumas receitas com carne suína da nutricionista Renata Guirau para o almoço do Dia dos Pais:
Farofa suína com couve
- 2 xícaras de chá de pernil suíno desfiado
- 2 xícaras de chá de farinha de mandioca
- 1 xícara de chá de cebola picada
- ½ xícara de chá de azeitona preta picada
- 3 xícaras de chá de couve fatiada
- 2 dentes de alho amassados
- 4 colheres de sopa de azeite
- 4 colheres de sopa de bacon picado
- sal e pimenta a gosto
Aqueça o azeite e o bacon em uma panela. Quando o bacon estiver dourado, acrescente o alho e a cebola e refogue bem. Depois, acrescente a couve fatiada, a carne desfiada, as azeitonas picadas, o sal e a pimenta e refogue mais um pouco, até a couve murchar. Acrescente a farinha de mandioca e mexa por mais dois minutos. Acerte o sal, se necessário. Sirva em seguida.
Carne louca de pernil
- 1kg de pernil suíno sem osso
- 2 tomates cortados em tiras
- sumo de 2 limões
- 1 xícara de pimentão verde cortado em tiras
- 3 dentes de alho amassados
- 1 cebola cortada em tiras
- ½ xícara de cheiro verde picado
- 3 colheres de sopa de azeite
- orégano e sal a gosto
Primeiro, corte a carne em fatias finas. Tempere com sal, orégano, azeite e limão, e deixe na geladeira por pelo menos 2 horas. Misture o tomate, o alho, a cebola, o cheiro verde à carne temperada. Leve para a panela de pressão e cozinhe até que a carne fique bem macia (cerca de 50 minutos). Retire da panela e termine de desfiar a carne. Recheie tortas, sanduíches ou use como acompanhamento de saladas e batatas cozidas.
Filé suíno fácil
- 8 bifes de filé suíno
- 2 colheres de café de sal
- 1 colher de chá de gengibre em pó
- 2 colheres de sopa de azeite extra virgem
- pimenta do reino preta a gosto
Tempere os bifes com o sal, a pimenta e o gengibre em pó. Em uma frigideira com o azeite aquecido, grelhe os bifes até dourar de maneira uniforme.
Lombo suíno na panela de pressão
- 1kg de lombo suíno em cubos
- 4 dentes de alho moído
- 1 xícara de tomates cerejas partidos ao meio
- 1 cebola média picada
- ½ pimentão verde picado
- ½ xícara de molho shoyu
- 1 xícara de vinho tinto
- 1 xícara de passata de tomate
- azeite extravirgem
- coentro e alecrim frescos a gosto
- pimenta do reino a gosto
- sal a gosto
Tempere o lombo com o alho, o sal e a pimenta do reino. Deixe descansando na geladeira por duas horas. Misture a cebola, os tomates, o pimentão, o alecrim e o coentro. Aqueça o azeite na panela de pressão e acrescente a mistura dos vegetais.
Quando estiver bem refogado, acrescente os pedaços de lombo temperados, cozinhando para fazer a selagem da carne. Em seguida, acrescente o vinho, o shoyu e a passata de tomate. Feche a panela e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos. Sirva com batatas assadas ou arroz branco.