Cidades
Publicado edital para concurso de escrivão da Polícia Civil do DF
A Polícia Civil do Distrito Federal divulgou no Diário Oficial do DF, nesta quinta-feira (5), o edital do concurso para escrivão. Ao todo, são 300 vagas – sendo 60 de cota destinada a candidatos negros e 15 para portadores de necessidades especiais. O salário é de R$ 8.698,78.
Os pretendentes deverão ter curso superior em qualquer área. As provas serão aplicadas em 15 de março do ano que vem. A banca examinadora do certame é o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
A seleção será feita em duas etapas. A primeira terá prova objetiva, discursiva, prática de digitação, exames biomédicos, avaliação médica, capacidade física, avaliação psicológica, sindicância da vida pregressa do candidato e investigação social. Todas de caráter eliminatório.
Já a segunda etapa do concurso consistirá no curso de formação profissional – também responsabilidade do Cebraspe. Esta fase também é eliminatória.
Os candidatos aprovados deverão obedecer uma escala de trabalho de 40 horas semanais e dedicação exclusiva.
Evandro Guedes, CEO do AlfaCon Concursos, diz que esse é um dos maiores concursos do DF. “É o primeiro grande concurso da Polícia Civil, que deve ser seguido pelo edital de agente. A prova tem um formato Certo e Errado e também inclui a produção de um texto dissertativo de até 30 linhas”, ressalta.
Com a experiência de ter sido aprovado em 12 concursos públicos, Guedes explica que um dos maiores erros de preparação dos concurseiros é estudar as matérias sem analisar os editais. “O edital é a lei do concurso público. Muitas vezes o candidato vai fazer uma prova sem saber as regras do certame. Ele pode ir muito bem na prova teórica, mas esquece que existe, por exemplo, uma parte prática, e é desclassificado”.