De 23 a 26 de agosto
Projeto Transitolândia ensina cidadania no trânsito para crianças, na Praça do Buriti
A Escola Vivencial de Trânsito (Transitolândia) está montada no Praça do Buriti – em frente ao Palácio do Buriti – de hoje (23) até sexta-feira (26). O evento tem atividades teóricas e práticas para ensinar cidadania no trânsito para até 840 crianças.
Uma delas é Rebeca Moura Gomes, de 10 anos. Ela foi para a Transitolândia com a Escola Classe 48, de Ceilândia. “Aprendi que devemos passar na faixa com muito cuidado, olhar para um lado e para o outro e prestar muita atenção às placas”, disse. A aluna não sabia sobre sinalização e comportamento no trânsito e diz que aprendeu.
Nos três primeiros dias da programação, a Transitolândia na Praça do Buriti será fechada apenas para receber alunos de escolas públicas, já inscritas. Na sexta (26), a estrutura só funcionará pela manhã e será aberta para que os servidores públicos da área levem os filhos. Segundo o coordenador de Educação doDepartamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), Fábio Vargas, o espaço poderá atender 120 crianças por turno, matutino e vespertino. O funcionamento é das 8h15 ao meio-dia e das 13h30 às 17 horas.
O que é a Transitolândia
A Transitolândia é um projeto do DER-DF que existe desde 2004 no Parque Rodoviário de Sobradinho. Conta com a reprodução de uma cidade para que as crianças tenham experiências práticas com noções do trânsito. A versão montada no Buriti é uma réplica em que a estrutura de cidade foi montada com cones de trânsito. O evento ocupa cerca de 3 mil metros quadrados da praça.
Os meninos e meninas assistem a um teatro interativo no qual aprendem sobre boa conduta nas vias. Depois, participam de jogos educativos como amarelinha e quebra-cabeças com a temática de sinalização. Outra atividade é uma volta na reprodução da cidade, em que as crianças são colocadas em grupos de três em carros dirigidos por servidores do DER-DF para que vejam na prática como funcionam as placas, as faixas e os semáforos. O DER-DF providenciou o material e de dez a 15 servidores por dia.
Levar o evento para a praça faz parte de projeto da Coordenação de Gestão de Pessoal da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Distrito Federal. A intenção é usar a Praça do Buriti para atividades voltadas para a população e para os servidores da área. A Transitolândia é a primeira atividade levada para o local. Ainda não há programação definida para as próximas.
Na manhã desta terça-feira, o diretor-geral do DER-DF, Henrique Luduvice, compareceu no local. Da secretaria, o secretário adjunto de Gestão Administrativa, Marcelo Herbert, a subsecretária de Administração Geral, Luciana de Carvalho, e a chefe da Unidade de Inteligência da Subsecretaria de Gestão Estratégica, Francimara Viotti, também estiveram presentes.
Transitolândia na Praça do Buriti
De 23 a 26 de agosto (terça a sexta-feira)
Das 8h15 ao meio-dia e das 13h30 às 17 horas
Na Praça do Buriti (em frente ao Palácio do Buriti)
Inscrições até 25/01
QualificaDF Móvel 2025 abre 1.012 vagas para cursos gratuitos
O Governo do Distrito Federal (GDF), por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,Trabalho e Renda (Sedet-DF), lançou chamamento público para preenchimento de vagas destinadas aos cursos de qualificação profissional do projeto QualificaDF Móvel. Estão abertas as inscrições, a partir desta terça-feira (14), para 1.012 vagas em cursos gratuitos no Núcleo Bandeirante, P Norte, Riacho Fundo II e Sobradinho II.
As inscrições para o terceiro ciclo da quarta etapa da iniciativa podem ser feitas até o dia 25 deste mês por este link. Entre os cursos oferecidos, estão os de cuidador de pessoa idosa, atendente de farmácia, auxiliar de recursos humanos e manicure e pedicure. O resultado final da seleção e a convocação dos candidatos selecionados para o início da qualificação serão divulgados no site da Sedet-DF até o dia 27 de janeiro.
Os candidatos convocados para confirmação de matrícula deverão comparecer a uma das agências do trabalhador listadas no Anexo I do edital, no horário de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou a uma das unidades móveis de execução dos cursos elencadas no item 1.7 do edital, das 8h às 12h e das 13h às 17h, entre os dias 27 deste mês e 1º de fevereiro, e apresentar os documentos comprobatórios originais.
Inscrições já estão abertas
Veja o passo a passo para participar do Casamento Comunitário 2025
Estão abertas as inscrições para casais que desejam formalizar sua união em 2025, mas não têm condições de arcar com as despesas de uma cerimônia matrimonial. O programa Casamento Comunitário, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), disponibilizará 600 vagas para casais, distribuídas ao longo de quatro edições neste ano. A iniciativa, realizada desde 2021, contribuiu para fortalecer os laços familiares e promover a cidadania.
Joaquim Sousa e Helena Vidal, moradores de Taguatinga, já realizaram a inscrição no Na Hora da rodoviária do Plano Piloto para formalizar sua união em 2025. “Sempre sonhamos em nos casar, mas as condições financeiras tornavam isso impossível. Essa oportunidade nos deu a chance de viver esse momento único e abençoado. Somos muito gratos,” comemora Joaquim Sousa.
A primeira cerimônia do Casamento Comunitário 2025 acontece no dia 23 de março. Além desta, outras três edições serão realizadas no decorrer do ano, sempre aos domingos, nas seguintes datas: 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro. Cada edição contará com 150 vagas. A ordem de casamento será definida conforme a ordem de inscrição, portanto, os primeiros 150 casais participarão da cerimônia em março, enquanto os últimos inscritos ocuparão as vagas de dezembro.
Entre as exigências, destaca-se, ter idade mínima de 18 anos, e ausência de impedimento legal para casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521).
Como se inscrever no Casamento Comunitário 2025
Para realizar a inscrição, os interessados deverão comparecer em algum dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, com a documentação exigida. Não será aceita a entrega de documentos por terceiros.
Os locais para realizar a inscrição são os seguintes: Praça dos Direitos da Ceilândia (QNN 13, Ceilândia Norte); na agência do Na Hora, no Setor Cultural Norte; na Praça dos Direitos do Itapoã (Quadra 203, Del Lago II); na Estação Cidadania do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9) e durante as edições do GDF + Perto do Cidadão (sexta-feira de 9h às 16h e sábado de 9h às 12h).
Nos locais de inscrição, todos os casais (solteiros, divorciados e viúvos) devem apresentar comprovante de residência do DF; originais e cópias dos documentos pessoais: carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e original da certidão de nascimento. Eles também devem preencher o formulário de inscrição.
Se divorciado, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da formal de partilha contendo a petição inicial; sentença e o trânsito em julgado.
Se viúvo, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da certidão de óbito e certidão de casamento; formal de partilha contendo a petição inicial, sentença e o trânsito em julgado.
Além disso, todos os inscritos devem apresentar cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme modelo no Anexo I do Edital (veja aqui) que deve ser entregue no ato da inscrição.
As testemunhas deverão apresentar original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Casamento se forem casados (as); se forem divorciados (as), acrescer a Certidão de Casamento com averbação do divórcio. É importante lembrar que as testemunhas que se farão presentes no cartório, não podem ser as mesmas do dia da cerimônia.
Casais selecionados
Após receber as inscrições, a Sejus selecionará os casais com base nos critérios estabelecidos no edital. A lista dos casais selecionados e as informações sobre os próximos passos, incluindo a lista dos documentos que deverão ser entregues nos cartórios de Registro Civil indicados, serão divulgadas no site da Secretaria de Justiça e Cidadania, com dois meses de antecedência para cada cerimônia.
Para mais informações sobre o Casamento Comunitário 2025 entre em contato pelo e-mail [email protected] e/ou telefone (61) 2244-1347/1349.
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