Cidades
Postos do Detran no Na Hora irão emitir somente licenciamento de veículos
Com o objetivo de agilizar o atendimento e reduzir o tempo de espera do usuário nas unidades do Detran, de 19 de setembro a 14 de outubro, todos os postos do órgão, nas unidades do Na Hora, passarão a atender somente serviços de licenciamento de veículos.
A exclusividade é uma decisão inédita e visa atender com mais rapidez o grande fluxo de usuários que deverão procurar o órgão, às vésperas da cobrança do licenciamento de 2016, que começará no dia 1º de outubro.
O condutor que for flagrado pela fiscalização de trânsito sem o documento deste ano, receberá sete pontos na carteira e uma multa de R$ 191,54, além de ter o veículo apreendido e removido ao Depósito. O Detran lembra que, a partir de 4 de novembro, a multa será de R$ 293,47.
Emissão de documentos pelo site
Nesta época do ano, aumenta o número de pessoas que procuram as unidades do Detran para quitar os débitos de seus veículos e formam longas filas nos postos de atendimento.
Mas isso pode ser evitado. Quem ainda possui débitos, pode emitir os boletos no próprio site do Detran e pagar em agências bancárias, casas lotéricas ou caixas eletrônicos. Neste caso, o usuário vai ao Detran somente para receber o CRLV, evitando a fila de emissão de boletos de débitos e a espera para o banco dar baixa no pagamento.
Em todo o Distrito Federal são atendidos diariamente cerca seis mil usuários. Na véspera da fiscalização do documento de porte obrigatório, o Detran chegou a atender no ano passado, somente em um único dia, 12 mil pessoas. “Isso acarreta desconforto e estresse tanto ao usuário quanto ao servidor do órgão”, justifica o diretor-geral do Detran, Jayme Amorim.
A solução seria as pessoas manterem a documentação de seus veículos regularizada. “Infelizmente, muitos proprietários deixam para a última hora”, lamenta o diretor de Controle de Condutores e Veículos do Detran, Uelson Prazeres. Atualmente, a frota do DF está em torno de 1.654.249 veículos. Até o momento, somente 866.450 estão licenciados.
CRLV devolvidos pelos Correios
O Detran-DF já despachou pelos Correios todos os CRLVs (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) daqueles que quitaram, em dia, as taxas e impostos do seu veículo, relativos a 2016 (IPVA, DPVAT, Licenciamento e multas vencidas). Mais de 12 mil desses documentos foram devolvidos pelas agências dos Correios.
Quem quitou todos os débitos e ainda não recebeu o documento do seu veículo, deverá se informar junto à Central de Atendimento do Detran, 154, ou acessar o site do Detran para verificar se existe alguma pendência. Também poderá procurar um posto de atendimento mais próximo de sua casa para a retirada do documento.