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20 anos

População do DF reconhece qualidade, eficiência e rapidez do Na Hora

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Na Hora
Foto/Imagem: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília


Mesmo com a crescente oferta de serviços pela internet, muitos brasilienses ainda preferem se dirigir a um posto do Na Hora a recorrer ao celular, computador ou tablet para emitir  segunda via da conta de luz, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ou simplesmente pagar uma conta no banco.

Em uma pesquisa realizada pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), por meio da Central 156, para avaliar o atendimento, 59,38% dos entrevistados indicaram que gostariam que existisse em sua cidade uma unidade com a característica de reunir em um mesmo lugar vários órgãos públicos.

Com o objetivo de avaliar o atendimento do Na Hora, indicando possíveis melhorias e gargalos nos serviços prestados, a pesquisa telefônica foi feita entre 3 e 31 de março, em dias úteis, nos períodos da manhã e da tarde. Ao todo, foram respondidas completamente 4.591 pesquisas válidas, com representatividade em todas as regiões administrativas (RAs).

População satisfeita

Um dos pontos elencados pelo levantamento foi o de entender como a população avalia o Na Hora nos critérios de agendamento, atendimento pelos parceiros, tempo de espera, atendimento na recepção e triagem, experiência geral e horário de funcionamento. Cada entrevistado atribuía uma nota entre 1 e 5, com 1 representando uma avaliação péssima e 5, ótima.

Segundo o resultado do levantamento da Codeplan, mais de 60% dos entrevistados indicaram valor 4 ou 5 para todas as perguntas, algumas das quais receberam mais de 80% dessas notas. Isso revelou que a população está, na média, satisfeita com os serviços do Na Hora em diversos aspectos.

Período preferido

A pesquisa também abordou o período de maior preferência dos entrevistados que vão ao Na Hora. Engana-se quem acha que é o horário do almoço. Podendo escolher mais de uma opção, o período preferido foi o matinal, entre as 8h e as 12h, com 36,19% de suporte ao horário. O segundo período mais indicado é entre as 18h e as 20h (27,73%). Como comparação, o período do almoço, das 12h às 14h, representou 16,52%.

Unidades

O Na Hora Rodoviária é a unidade mais visitada, conforme 48,17% dos entrevistados afirmaram. Em segundo lugar nesse ranking está a unidade de Taguatinga, já visitada por 29,11% dos respondentes. Em terceiro, aparece o Na Hora Ceilândia (26,46%).

As unidades com menos visitações são a Na Hora Brazlândia (1,53%) e a Na Hora Perícia Médica (0,23%), no Setor Comercial Sul, a mais nova unidade. A maior parte dos visitantes das unidades do Na Hora é, no geral, composta por moradores das RAs em que essas unidades ficam situadas.

O levantamento se preocupou em saber dos entrevistados o desejo de ter os serviços na própria RA ou não. Do total de entrevistados cujo local de moradia não conta com o Na Hora, cerca de 60% disseram que gostariam que existisse uma unidade perto de casa. Em comparação, apenas 8,38% dos entrevistados afirmaram não querer uma unidade na própria RA. Os outros entrevistados identificaram já existir unidades na RAs onde moram.

Para as regiões administrativas que não possuem postos do Na Hora, foi identificada uma demanda elevada de pessoas por unidades em Samambaia, Santa Maria, Águas Claras e Recanto das Emas. Mais de 90% dos entrevistados dessas cidades indicaram querer uma unidade.

E quem nunca foi?

Entre os que nunca foram ao Na Hora, 71,05% indicaram não terem precisado usar os serviços. O resultado aponta que a não utilização dos serviços está mais associada à falta de necessidade do que a motivos internos ao Na Hora – um resultado considerado positivo pelos pesquisadores.

Mais de 40 milhões de atendimentos

O Na Hora possui oito unidades no Distrito Federal: Brazlândia, Ceilândia, Gama, Riacho Fundo, Rodoviária do Plano Piloto, Sobradinho, Taguatinga e Perícia Médica (Setor Comercial Sul). Até o fim do ano, todos deverão ter passado passar por reforma.

“O Na Hora é um serviço com padrão de qualidade, eficiência e rapidez. Em 20 anos de trabalho, fizemos mais de 40 milhões de atendimentos. Mas queremos mais. Desde o ano passado, estamos modernizando todas as unidades do Na Hora. Até o fim do ano, as oito estarão completamente reformadas, o que vai aprimorar ainda mais o atendimento”, antecipa o secretário de Justiça e Cidadania, Jaime Santana.

“A pesquisa é muita clara em mostrar a satisfação da população do DF com os serviços prestados pelo Na Hora. Isso não impediu a Codeplan de identificar pontos de melhoria, como novas ferramentas de atendimento, novos órgãos parceiros e regiões administrativas de maior demanda por novas unidades”, observa o gerente de Finanças e Avaliação de Políticas Públicas Socioeconômicas da Codeplan, Rafael Richter. “Isso revela a importância de consultar a população, com o alcance que a Central 156 permite.”

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3º Ciclo 2025

RenovaDF oferece 2.500 vagas para cursos de qualificação profissional

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Qualificação profissional RenovaDF
Foto/Imagem: Tony OliveiraAgência Brasília

As inscrições para 2.500 vagas do programa RenovaDF – 3º Ciclo 2025 abrem nesta sexta-feira (4). Os interessados podem se inscrever eletronicamente no portal da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF). O período de inscrições segue até 14 de abril. O início das atividades está previsto para 5 de maio.

A iniciativa oferecerá qualificação profissional para a função de auxiliar de manutenção na área da construção civil, abrangendo noções de diversas especialidades, como carpintaria, jardinagem, eletricidade, encanamento, serralheria e alvenaria. O curso terá carga horária mínima de 240 horas, divididas em três etapas de 80 horas, com até 20 horas semanais, ministradas por instituições reconhecidas e experientes na formação e qualificação de mão de obra.

O programa RenovaDF tem como objetivo proporcionar capacitação profissional, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Distrito Federal. As atividades são voltadas para pessoas interessadas em aprimorar suas habilidades e aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho.

Sobre o programa

O RenovaDF é um programa de qualificação profissional da Sedet-DF, em parceria com a Secretaria de Governo (Segov-DF), que atende às demandas das administrações regionais. Os cursos, de iniciação profissional, são aplicados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) e têm duração de três meses (240 horas), com carga horária diária de quatro horas.

Nesta edição, as aulas ocorrerão no período noturno e incluirão atividades práticas de recuperação dos viadutos da cidade.

Durante o curso, os alunos recebem capacitação presencial com noções básicas de construção civil e, enquanto se qualificam, participam da recuperação de espaços públicos do DF. Além do ensino teórico e prático, os participantes recebem kit uniforme (camiseta, bota, capa de chuva, garrafa d’água, boné e equipamentos de proteção individual), lanche diário, bolsa-benefício no valor de um salário mínimo, auxílio-transporte e seguro contra acidentes pessoais.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Subsecretaria de Qualificação Profissional (SQP) da Sedet, pelo número (61) 99198-8727.

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Trilhando o futuro

Brasília é eleita pela 2ª vez a cidade mais sustentável do Centro-Oeste

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Brasília cidade sustentável
Foto/Imagem: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Capital de todos os brasileiros, Brasília novamente lidera, no Centro-Oeste, o caminho da sustentabilidade, sendo novamente premiada como a cidade detentora dos melhores índices nesta temática. A honraria é conferida às cidades que equilibram o crescimento econômico com as necessidades dos seus cidadãos.

Para chegar ao status dado agora novamente a Brasília, a cidade precisa adotar, como princípio básico, o uso eficiente de recursos naturais (como gestão adequada da água e resíduos), além de um fortalecimento da governança, do consumo responsável, da justiça social e da transformação digital. Tudo isso visando a garantir um futuro melhor para as próximas gerações.

Segundo o secretário-executivo de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF), Wisney Rafael Alves Oliveira, a pontuação de Brasília teve um aumento de 3,45% em relação a 2024, subindo 19 posições no ranqueamento geral. “Nossos índices mais fortes foram relacionados à gestão e ao bem-estar”, pontua.

Ele também lembrou as boas práticas em outras esferas da administração, como a segurança e a área social. “Por isso, é uma honra receber este prêmio”, afirma. “A Bright Cities reconhece que essas boas práticas são resultados de cidades inteligentes”.

Outros destaques

Além de Brasília, outras cidades da região também receberam o reconhecimento, como Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Rio Verde (GO) e Anápolis (GO). Já a classificação nacional é marcada pela predominância de municípios paulistas nas primeiras posições. Barueri lidera a classificação geral, ao lado de São Caetano do Sul, Jundiaí, São Paulo e Santos, que surgem na sequência. A capital paulista está no 14º lugar entre os aglomerados urbanos mais sustentáveis do país.

Divulgado há uma semana, o Ranking de Cidades Sustentáveis 2025 da Bright Cities é baseado nos indicadores da norma ISO 37120 – que define e estabelece metodologias para orientar e medir o desempenho dos serviços da cidade, como oferta de esgoto e água potável e a qualidade de vida.

O ranking leva em consideração um total de 43 indicadores, cobrindo os mais diversos temas, como desenvolvimento econômico, meio ambiente e governança, tornando-se uma importante referência para governos e instituições em todo o país.

Critérios avaliados

A análise na qual Brasília se destacou é baseada em cinco pilares: prosperidade, infraestrutura e serviços básicos, gestão, bem-estar e segurança. O objetivo é divulgar quais municípios possuem melhores práticas e despertar a atenção dos que recebem menor classificação, mostrando que é possível atingir melhores níveis de avaliação.

A Bright Cities é uma plataforma global de diagnóstico para municípios, cuja análise é inspirada nas normas ISO de cidades – assim como os ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para serem cumpridos até 2030. Os ODSs englobam inúmeras frentes, como a erradicação da pobreza e a melhoria da saúde e bem-estar da população – além da adoção de objetivos como fome zero, igualdade de gênero e água potável e saneamento para todos.

Confira a lista completa das cidades agraciadas.

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