Viva Brasília
Polícia Militar apreende, em média, sete armas de fogo diariamente
A Polícia Militar apreende uma média diária de sete armas de fogo no Distrito Federal. O número de armas e simulacros retirados das ruas de 1º de janeiro a 23 de junho deste ano chegou a 1.258 — 19,7% a mais que os 1.051 recolhidos nos seis primeiros meses de 2015. Somente no fim de semana de 6 a 8 de maio, por exemplo, a corporação apreendeu 54 objetos do tipo. A quantidade é considerada um recorde para o espaço de tempo.
Segundo informações da PM, essas armas são encontradas, na maioria das vezes, em posse de gangues ligadas ao tráfico de drogas, e usadas constantemente para acertos de contas, assaltos e homicídios.
Em 100% dos casos, de acordo com a polícia, a apreensão é fruto de abordagens das equipes de rua. Após recolhidos, esses artefatos são apresentados nas delegacias da Polícia Civil, de onde seguem para armazenamento na Central de Guarda de Objetos de Crime, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. Depois, o juiz competente envia as armas ao Comando do Exército para destruição ou doação a qualquer órgão de segurança pública do País ou às Forças Armadas. Há ainda a possibilidade de o equipamento ser incorporado, por exemplo, no arsenal da própria Polícia Militar do DF, com a devida autorização judicial.
O trabalho de recolhimento das armas de fogo integra o programa Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida, lançado oficialmente em 21 de julho de 2015. Por meio dele, as forças de segurança e outros órgãos de governo atuam para desenvolver ações que garantam o bem-estar social. Entre as prioridades estão o aumento nas apreensões de drogas e de armas, a solução de crimes contra a vida e a redução da vulnerabilidade social.
Documentos comprovam registro e porte de arma de fogo
Para evitar apreensão, os donos de armas de fogo precisam registrá-las e, se necessário, o porte. No primeiro caso, trata-se de documento, com validade de três anos, que autoriza o proprietário a manter o objeto exclusivamente no interior de sua residência ou no local de trabalho. O porte de arma exige uma certidão com validade de até cinco anos. Já os procedimentos de compra de armas de fogo ficam a cargo da Polícia Federal.
Simulacros: equipamentos que imitam as armas
A Polícia Militar também tira das ruas de Brasília produtos que imitam armas reais, conhecidos como simulacros. Por serem muito semelhantes aos originais, são usados pelos criminosos para intimidar as vítimas. O mesmo ocorre com asairsofts, armas de ar utilizadas para práticas esportivas.
Do início do ano até 23 de junho, foram apreendidos 284 simulacros e 11 airsofts. A polícia ressalta, porém, que o simples fato de portar um equipamento desse tipo não caracteriza crime.
Por conta da dificuldade em reconhecer uma arma de fogo real, a recomendação da PM é evitar comportamentos de risco, como tentar desarmar o criminoso ou ignorar as instruções do assaltante.
Campanha paga por armas entregues
Os donos de arma de fogo, com ou sem registro, podem entregá-las à Polícia Federal ou às instituições credenciadas para destruição, sendo indenizados com valores que variam de R$ 150 a R$ 450, de acordo com o tipo da arma.
Segundo o portal da Polícia Federal, para entregar o material, é preciso preencher um requerimento eletrônico no site da corporação, imprimi-lo e entregá-lo a uma unidade credenciada, com a apresentação do documento de registro. Será fornecido um protocolo de indenização, e o dinheiro poderá ser sacado em qualquer posto de autoatendimento do Banco do Brasil.
As delegacias circunscricionais e algumas especializadas da Polícia Civil também estão aptas a receber armas de fogo, mas, nesse caso, não há indenização.
Inscrições até 25/01
QualificaDF Móvel 2025 abre 1.012 vagas para cursos gratuitos
O Governo do Distrito Federal (GDF), por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,Trabalho e Renda (Sedet-DF), lançou chamamento público para preenchimento de vagas destinadas aos cursos de qualificação profissional do projeto QualificaDF Móvel. Estão abertas as inscrições, a partir desta terça-feira (14), para 1.012 vagas em cursos gratuitos no Núcleo Bandeirante, P Norte, Riacho Fundo II e Sobradinho II.
As inscrições para o terceiro ciclo da quarta etapa da iniciativa podem ser feitas até o dia 25 deste mês por este link. Entre os cursos oferecidos, estão os de cuidador de pessoa idosa, atendente de farmácia, auxiliar de recursos humanos e manicure e pedicure. O resultado final da seleção e a convocação dos candidatos selecionados para o início da qualificação serão divulgados no site da Sedet-DF até o dia 27 de janeiro.
Os candidatos convocados para confirmação de matrícula deverão comparecer a uma das agências do trabalhador listadas no Anexo I do edital, no horário de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou a uma das unidades móveis de execução dos cursos elencadas no item 1.7 do edital, das 8h às 12h e das 13h às 17h, entre os dias 27 deste mês e 1º de fevereiro, e apresentar os documentos comprobatórios originais.
Inscrições já estão abertas
Veja o passo a passo para participar do Casamento Comunitário 2025
Estão abertas as inscrições para casais que desejam formalizar sua união em 2025, mas não têm condições de arcar com as despesas de uma cerimônia matrimonial. O programa Casamento Comunitário, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), disponibilizará 600 vagas para casais, distribuídas ao longo de quatro edições neste ano. A iniciativa, realizada desde 2021, contribuiu para fortalecer os laços familiares e promover a cidadania.
Joaquim Sousa e Helena Vidal, moradores de Taguatinga, já realizaram a inscrição no Na Hora da rodoviária do Plano Piloto para formalizar sua união em 2025. “Sempre sonhamos em nos casar, mas as condições financeiras tornavam isso impossível. Essa oportunidade nos deu a chance de viver esse momento único e abençoado. Somos muito gratos,” comemora Joaquim Sousa.
A primeira cerimônia do Casamento Comunitário 2025 acontece no dia 23 de março. Além desta, outras três edições serão realizadas no decorrer do ano, sempre aos domingos, nas seguintes datas: 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro. Cada edição contará com 150 vagas. A ordem de casamento será definida conforme a ordem de inscrição, portanto, os primeiros 150 casais participarão da cerimônia em março, enquanto os últimos inscritos ocuparão as vagas de dezembro.
Entre as exigências, destaca-se, ter idade mínima de 18 anos, e ausência de impedimento legal para casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521).
Como se inscrever no Casamento Comunitário 2025
Para realizar a inscrição, os interessados deverão comparecer em algum dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, com a documentação exigida. Não será aceita a entrega de documentos por terceiros.
Os locais para realizar a inscrição são os seguintes: Praça dos Direitos da Ceilândia (QNN 13, Ceilândia Norte); na agência do Na Hora, no Setor Cultural Norte; na Praça dos Direitos do Itapoã (Quadra 203, Del Lago II); na Estação Cidadania do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9) e durante as edições do GDF + Perto do Cidadão (sexta-feira de 9h às 16h e sábado de 9h às 12h).
Nos locais de inscrição, todos os casais (solteiros, divorciados e viúvos) devem apresentar comprovante de residência do DF; originais e cópias dos documentos pessoais: carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e original da certidão de nascimento. Eles também devem preencher o formulário de inscrição.
Se divorciado, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da formal de partilha contendo a petição inicial; sentença e o trânsito em julgado.
Se viúvo, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da certidão de óbito e certidão de casamento; formal de partilha contendo a petição inicial, sentença e o trânsito em julgado.
Além disso, todos os inscritos devem apresentar cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme modelo no Anexo I do Edital (veja aqui) que deve ser entregue no ato da inscrição.
As testemunhas deverão apresentar original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Casamento se forem casados (as); se forem divorciados (as), acrescer a Certidão de Casamento com averbação do divórcio. É importante lembrar que as testemunhas que se farão presentes no cartório, não podem ser as mesmas do dia da cerimônia.
Casais selecionados
Após receber as inscrições, a Sejus selecionará os casais com base nos critérios estabelecidos no edital. A lista dos casais selecionados e as informações sobre os próximos passos, incluindo a lista dos documentos que deverão ser entregues nos cartórios de Registro Civil indicados, serão divulgadas no site da Secretaria de Justiça e Cidadania, com dois meses de antecedência para cada cerimônia.
Para mais informações sobre o Casamento Comunitário 2025 entre em contato pelo e-mail [email protected] e/ou telefone (61) 2244-1347/1349.
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