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Campeã de vendas nos EUA

Picape mais vendida do mundo, F-150 é esperada no Brasil em 2021

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Foto/Imagem: Divulgação/Ford


A F-150, da Ford, é a picape mais vendida do mundo e também o veículo mais emplacado dos Estados Unidos nos últimos 40 anos. Reconhecimento não falta, mas ainda assim o modelo não é vendido no mercado brasileiro. No entanto, isso pode mudar a partir do ano que vem: espera-se que a categoria de picapes grandes ganhe mais competidores no Brasil, incluindo a campeã de vendas da marca americana.

Embora a Ford não comente sobre novos lançamentos, cresce a expectativa acerca do desembarque da F-150 no Brasil, que poderia vir até na versão híbrida.

Em conversa com jornalistas no início do mês, executivos da montadora na região garantiram que 2021 será um ano de grandes lançamentos para a marca, o que deixou o mercado ainda mais esperançoso sobre a possível chegada do modelo ao país.

Em fevereiro deste ano, a chegada de uma nova versão da F-150 na Argentina deu uma pista de que o mercado brasileiro também poderia receber o mesmo modelo.

Outra expectativa está relacionada ao possível retorno da Silverado, da Chevrolet, que registrou bons níveis de vendas até o início dos anos 2000. Em entrevista a um canal de YouTube argentino, um executivo da General Motors disse que o modelo virá ao Brasil. A GM não comenta.

A categoria pode crescer após a chegada ao Brasil da RAM 1500, um dos veículos mais vendidos do mundo. O modelo teve pré-venda esgotada em apenas 18 horas.

O que essas picapes têm em comum, além do fato de compartilharem a mesma categoria? O altíssimo preço. A RAM 1500 chegou ao Brasil com versões a partir de R$ 399.990,00. Se a F-150 e a Silverado vierem de fato, também custarão (muito) caro.

Cassio Pagliarini, da consultoria especializada Bright e ex-executivo da indústria automotiva, afirma que esses modelos acabam sendo de nicho no Brasil, diferentemente de outros países.

“O preço muito alto é uma barreira, mas sempre há clientes que desejam um veículo absolutamente diferenciado.”

Ele acrescenta que as picapes vêm ganhando cada vez mais destaque no país e mesmo uma versão totalmente atípica como é a RAM 1500 que veio ao Brasil — com motor somente a gasolina — tem espaço.

Murilo Briganti, diretor da Bright, observa ainda que o tíquete médio dos automóveis no Brasil continua subindo. Na categoria de picapes médias, a mais rentável do segmento, modelos como a Ford Ranger, Volkswagen Amarok, Toyota Hilux e Chevrolet S10 podem custar acima de R$ 250.000,00 dependendo da versão e da configuração.

Ele pontua ainda que o agronegócio tem impulsionado as vendas de picapes e faz todo sentido ampliar a oferta de modelos maiores no país.

“Não é uma diferença tão grande para quem está disposto a investir esses valores em um veículo”, explica.

Atualizado em 20/12/2020 – 11:40.

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Quatro versões

Toyota Corolla e Corolla Cross chegam mais equipados na linha 2023

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Ao Vivo de Brasília
Corolla 2023
Foto/Imagem: Divulgação/Toyota

Já chegou ao mercado a linha 2023 do sedã Toyota Corolla e do SUV Corolla Cross, ambos agora com novos itens na lista de equipamentos. Com quatro versões disponíveis, o SUV agora tem preços entre R$ 161.990 e R$ 204.329, enquanto o sedã varia entre R$ 148.290 e R$ 187.190, com seis configurações à venda.

Os dois modelos recebem o sistema de segurança Toyota Safety Sense (TSS), antes disponíveis somente nas versões híbridas. O pacote Toyota Safety Sense inclui equipamentos com Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS), Assistente de Permanência de Faixa (LTA), Faróis altos automáticos (AHB) e Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC).

O Corolla ganha ainda carregador de celular por indução nas versões Altis Premium e Altis Premium Hybrid – antes presente apenas na versão GR-S. Já as configurações Altis Hybrid, XEI e GLi passam a trazer sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. Por fim, as versões XRE e XR, que já tinham sensores traseiros, agora oferecem também sensores dianteiros na linha 2023.

No SUV Corolla Cross, há mudanças no painel de instrumentos e no computador de bordo das versões XRE e XRV Hybrid, agora com tela digital TFT de 7 polegadas colorida – a mesma que já estava disponível na versão topo de linha XRX Hybrid.

Motorização

O Corolla pode vir com o motor 2.0 16V que entrega 177 cv quando abastecido com etanol ou 169 cv com gasolina. O torque máximo é de 21,4 kgfm com ambos os combustíveis, disponível a 4.400 rpm. A transmissão é a Direct Shift, com 10 marchas.

Há ainda a configuração híbrida flex, que alia o motor 1.8 16V a gasolina de 101 cv (etanol) e 98 cv (gasolina) com dois motores elétricos de 72 cv e 16,6 kgfm de torque. De acordo com os dados do Inmetro, o novo Corolla híbrido faz 14,5 km/l na estrada e 16,3 km/l na cidade quando abastecido com gasolina. ou 9,9 km/l e 10,9 km/l, respectivamente, com etanol.

Lançado em março do ano passado, o Corolla Cross também pode trazer o motor 2.0 flex de 177/169 cv (E/G) a 6.600 rpm e 21,4 kgfm a 4.400 rpm. O câmbio é automático do tipo CVT com simulação de 10 marchas, sendo a primeira por engrenagem mecânica. Por conta das diferenças no conjunto roda/pneu, a Toyota alongou a relação do diferencial em 6% na comparação com o sedã (3.788 no Corolla e 4.014 no Corolla Cross).

Há ainda as configurações com motorização híbrida, que combina o motor 1.8 flex de 101/98 cv a 5.200 rpm e 14,5 kgfm a 3.600 rpm a um motor elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm. O câmbio é automático do tipo CVT, sem simulação de marchas. Nesta motorização, não houve mudanças na relação do diferencial, mantido em 3.218. O híbrido traz ainda os modos de condução Eco, Normal, Power e EV (100% elétrico).

Mercado

O Corolla fechou o ano de 2021 com um total de 41.891 unidades emplacadas, segundo dados da Fenabrave, sendo o 13º automóvel mais vendido no país ao longo de todo o ano passado. Já o Corolla Cross somou 34.249 unidades, sendo o 17º. Em seus respectivos segmentos, o sedã foi líder, superando de longe as 18.949 unidades emplacadas do segundo colocado, o Honda Civic. Entre os SUVs, o Corolla Cross fechou o ano na 9ª posição em seu segmento.

Preços Corolla Cross 2023

  • XR – R$ 161.990,00
  • XRE – R$ 173.690,00
  • XRV Hybrid – R$ 196.390,00
  • XRX Hybrid – R$ 204.329,00

Preços Corolla 2023

  • GLi – R$ 148.290,00
  • XEi – R$ 154.690,00
  • Altis Premium – R$ 177.690,00
  • GR-S – R$ 178.890,00
  • Altis Hybrid – R$ 177.690,00
  • Altis Hybrid Premium – R$ 187.190,00

Atualizado em 12/01/2022 – 08:18.

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Consumer Electronics Show

BMW apresenta o iX Flow: o carro que muda de cor com apenas um toque

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Ao Vivo de Brasília
BMW que muda de cor
Foto/Imagem: Divulgação/BMW

A BMW divulgou durante apresentação na Consumer Electronics Show (CES) 2022, em Las Vegas, um modelo que muda de cor com apenas um toque em um dispositivo.

Trata-se do BMW iX Flow, que possui, entre outras características, a tecnologia E Ink, capaz de alterar a cor do veículo em segundos.

“No futuro, os donos de um carro da BMW vão poder mudar a cor de seus veículos apenas pressionando um botão”, disse Stella Clarke, líder do projeto BMW iX.

Tecnologia

Segundo a empresa, a tecnologia é semelhante àquelas utilizadas nas telas de e-Books. A pintura do carro é composta por milhões de microcápsulas, que tem diâmetro equivalente à espessura de um fio de cabelo.

A BMW informa que cada uma dessas microcápsulas contém pigmentos brancos com carga negativa e pigmentos pretos com carga positiva.

“Dependendo da configuração escolhida, basta um estímulo por meio de um campo elétrico para que os pigmentos brancos ou pretos se acumulem na superfície da microcápsula para dar à carroceria do carro a tonalidade desejada”, explicou a fabricante.

Adaptação

Uma das novidades da tecnologia E Ink é que ela pode ser adaptada pelo dono do BMW iX com base nas suas predileções, mas também com base nas condições do tempo e do clima.

Em dias de sol forte, por exemplo, uma tonalidade branca reflete melhor a luz do sol, diminuindo o aquecimento do veículo e do habitáculo causado pela forte luz solar e pelas altas temperaturas.

Já em dias de ambientes mais frios, é recomendada uma superfície externa escura, pois ajudará o veículo a absorver notadamente mais calor do sol.

“Em ambos os casos, mudanças seletivas de cor podem ajudar a reduzir a quantidade de resfriamento e aquecimento necessária do ar-condicionado do veículo”, declarou a BMW.

“Isso reduz a quantidade de energia que o sistema elétrico do veículo precisa e, com ela, também o consumo de combustível ou eletricidade do veículo. Em um carro totalmente elétrico, mudar a cor de acordo com o clima também pode ajudar a aumentar a autonomia”.

Segundo o comunicado, a tecnologia E Ink não precisa de energia para manter constante o estado da cor escolhida. A corrente elétrica flui somente durante a curta fase de mudança de cor.

Atualizado em 11/01/2022 – 11:44.

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