Pátria Voluntária
Pessoas em situação de rua recebem doação de 250 mil sabonetes no DF

Lavar as mãos com água e sabão é uma das principais formas que as pessoas têm como prevenção contra o novo coronavírus. Em parceria com o governo federal, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) recebeu, nesta terça-feira (25), 250 mil sabonetes.
O produto de higiene pessoal foi entregue aos abrigados do alojamento provisório instalado no Autódromo Internacional Nelson Piquet.
A doação foi feita pela multinacional Unilever, por meio do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, o Pátria Voluntária.
A secretária da Sedes, Mayara Noronha Rocha, destacou a importância da parceria entre os governos local e federal para dar dignidade às pessoas em situação de rua.
“Essa doação é uma somatória de forças da sociedade civil, empresariado e governo”, ressalta. “E consequentemente, haverá redução nos custos que o Instituto Tocar teria com esses produtos.
Dessa forma, poderão investir em outros materiais para melhor atender essas pessoas que se encontram em risco social”, comentou.
Presidente do Conselho do Programa Pátria Voluntária, a primeira-dama da República, Michelle Bolsonaro, visitou – pela segunda vez – o alojamento provisório e participou da entrega dos sabonetes.
“Lavar as mãos é um ato de amor com você e com o próximo, além de prevenir doenças”, reforçou.
A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, também esteve no evento e elogiou a ação do GDF ao abrigar pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Eles estão saindo daqui com a dignidade restabelecida. Vamos vencer essa pandemia com a união de forças e poderes”, salientou.
Visita
Em maio deste ano, Mayara apresentou o alojamento à Michelle. Ela conheceu o local que recebe 200 pessoas desde 7 de abril. O local oferece dormitórios, banheiros, área para higiene e alimentação. O cidadão não é obrigado a ficar lá o dia todo, mas existem horários e regras de convivência que precisam ser respeitadas.
Itamar Nunes, 49 anos, é uma dessas pessoas. Ele veio para a capital em 2015 para tratar um tumor no cérebro. Sem condições financeiras, o amazonense estava na rua até ser convidado para ficar no abrigo. “Deus me deu uma segunda chance e não vou desperdiçá-la”, garantiu. Itamar elogiou a ação do governo local ao dar assistência a eles e seus colegas e agradeceu as doações que eles têm recebido. “A junção de todas essas pessoas para nos ajudar nos fortalece, é a luz no fim do túnel”, disse emocionado.
A primeira-dama da República também conheceu alguns dos serviços prestados, como o acompanhamento em saúde feito pelo Consultório na Rua, fruto de uma parceria com a Secretaria de Saúde (SES), e entrega dos documentos de identidade – pela unidade móvel da Polícia Civil – bem como outras ações, como oficinas de produção artesanal, jogos lúdicos e afins. Tudo, sempre, respeitando as regras de prevenção e combate à Covid-19.
Outras doações
No mês passado, as primeiras-damas Mayara e Michelle visitaram o Alojamento Provisório de Ceilândia, montado para acolher pessoas em situação de rua durante pandemia, no Estádio Abadião. Na ocasião, foram entregues 200 mantas, 50 cobertores e 200 pares de chinelos arrecadados durante campanha realizada com servidores da Esplanada dos Ministérios.
Adoção
Acompanhada de Michelle, Mayara também visitou, nesta terça (25), a entidade Miau Aumigos. Localizada no Jardim Botânico, a instituição resgata animais abandonados em Brasília e no entorno da capital. Atualmente, há mais de 150 cachorros e gatos cuidados e castrados no local. A primeira-dama do DF destacou a necessidade de defender a pauta na capital. “Só em Brasília têm mais de 30 mil animais abandonados. Eles são os guardiões de muitas famílias. É uma experiência de dar e receber amor condicional”, frizou ela, que amadrinhou um cão.
Michelle Bolsonaro também reforçou a importância do acolhimento desses animais, principalmente daqueles que foram abandonados. “Durante a pandemia, as instituições perderam até 40% das adoções. Estamos aqui para que a sociedade possa se sensibilizar e ajudar esses bichinhos, seja adotando ou apadrinhando. Eles precisam de muito amor e carinho”, completou.

3º Ciclo 2025
RenovaDF oferece 2.500 vagas para cursos de qualificação profissional

As inscrições para 2.500 vagas do programa RenovaDF – 3º Ciclo 2025 abrem nesta sexta-feira (4). Os interessados podem se inscrever eletronicamente no portal da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF). O período de inscrições segue até 14 de abril. O início das atividades está previsto para 5 de maio.
A iniciativa oferecerá qualificação profissional para a função de auxiliar de manutenção na área da construção civil, abrangendo noções de diversas especialidades, como carpintaria, jardinagem, eletricidade, encanamento, serralheria e alvenaria. O curso terá carga horária mínima de 240 horas, divididas em três etapas de 80 horas, com até 20 horas semanais, ministradas por instituições reconhecidas e experientes na formação e qualificação de mão de obra.
O programa RenovaDF tem como objetivo proporcionar capacitação profissional, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Distrito Federal. As atividades são voltadas para pessoas interessadas em aprimorar suas habilidades e aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho.
Sobre o programa
O RenovaDF é um programa de qualificação profissional da Sedet-DF, em parceria com a Secretaria de Governo (Segov-DF), que atende às demandas das administrações regionais. Os cursos, de iniciação profissional, são aplicados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) e têm duração de três meses (240 horas), com carga horária diária de quatro horas.
Nesta edição, as aulas ocorrerão no período noturno e incluirão atividades práticas de recuperação dos viadutos da cidade.
Durante o curso, os alunos recebem capacitação presencial com noções básicas de construção civil e, enquanto se qualificam, participam da recuperação de espaços públicos do DF. Além do ensino teórico e prático, os participantes recebem kit uniforme (camiseta, bota, capa de chuva, garrafa d’água, boné e equipamentos de proteção individual), lanche diário, bolsa-benefício no valor de um salário mínimo, auxílio-transporte e seguro contra acidentes pessoais.
Para mais informações, basta entrar em contato com a Subsecretaria de Qualificação Profissional (SQP) da Sedet, pelo número (61) 99198-8727.
Trilhando o futuro
Brasília é eleita pela 2ª vez a cidade mais sustentável do Centro-Oeste

Capital de todos os brasileiros, Brasília novamente lidera, no Centro-Oeste, o caminho da sustentabilidade, sendo novamente premiada como a cidade detentora dos melhores índices nesta temática. A honraria é conferida às cidades que equilibram o crescimento econômico com as necessidades dos seus cidadãos.
Para chegar ao status dado agora novamente a Brasília, a cidade precisa adotar, como princípio básico, o uso eficiente de recursos naturais (como gestão adequada da água e resíduos), além de um fortalecimento da governança, do consumo responsável, da justiça social e da transformação digital. Tudo isso visando a garantir um futuro melhor para as próximas gerações.
Segundo o secretário-executivo de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF), Wisney Rafael Alves Oliveira, a pontuação de Brasília teve um aumento de 3,45% em relação a 2024, subindo 19 posições no ranqueamento geral. “Nossos índices mais fortes foram relacionados à gestão e ao bem-estar”, pontua.
Ele também lembrou as boas práticas em outras esferas da administração, como a segurança e a área social. “Por isso, é uma honra receber este prêmio”, afirma. “A Bright Cities reconhece que essas boas práticas são resultados de cidades inteligentes”.
Outros destaques
Além de Brasília, outras cidades da região também receberam o reconhecimento, como Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Rio Verde (GO) e Anápolis (GO). Já a classificação nacional é marcada pela predominância de municípios paulistas nas primeiras posições. Barueri lidera a classificação geral, ao lado de São Caetano do Sul, Jundiaí, São Paulo e Santos, que surgem na sequência. A capital paulista está no 14º lugar entre os aglomerados urbanos mais sustentáveis do país.
Divulgado há uma semana, o Ranking de Cidades Sustentáveis 2025 da Bright Cities é baseado nos indicadores da norma ISO 37120 – que define e estabelece metodologias para orientar e medir o desempenho dos serviços da cidade, como oferta de esgoto e água potável e a qualidade de vida.
O ranking leva em consideração um total de 43 indicadores, cobrindo os mais diversos temas, como desenvolvimento econômico, meio ambiente e governança, tornando-se uma importante referência para governos e instituições em todo o país.
Critérios avaliados
A análise na qual Brasília se destacou é baseada em cinco pilares: prosperidade, infraestrutura e serviços básicos, gestão, bem-estar e segurança. O objetivo é divulgar quais municípios possuem melhores práticas e despertar a atenção dos que recebem menor classificação, mostrando que é possível atingir melhores níveis de avaliação.
A Bright Cities é uma plataforma global de diagnóstico para municípios, cuja análise é inspirada nas normas ISO de cidades – assim como os ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para serem cumpridos até 2030. Os ODSs englobam inúmeras frentes, como a erradicação da pobreza e a melhoria da saúde e bem-estar da população – além da adoção de objetivos como fome zero, igualdade de gênero e água potável e saneamento para todos.
Confira a lista completa das cidades agraciadas.
-
Fim dos alagamentos
Drenar DF: inaugurado o maior sistema de drenagem do Distrito Federal
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2847 pode pagar prêmio de R$ 45 milhões nesta terça (1º/04)
-
Conta de luz
Aneel mantém bandeira tarifária verde de energia para abril de 2025
-
Dra. Loren Nobre
Veja dicas de como prevenir doenças infectocontagiosas na infância
-
Lazer Para Todos
Dia 17 terá gratuidade no transporte, Zoológico e Jardim Botânico
-
Segurança alimentar
Prato Cheio: benefício será ampliado para 18 meses e mais 30 mil famílias
-
Jovens de 14 a 22 anos
Caesb abre 80 vagas para empregados aprendizes edição 2025
-
Brainn
Musculação protege cérebro de idosos contra demência, diz estudo