Sonor Wines
Para cada música, um vinho! Saiba como fazer a melhor harmonização
Nada combina melhor com uma boa taça de vinho do que ouvir uma música para ajudar a relaxar. Embora essa combinação faça com que o vinho pareça mais saboroso, não se trata apenas de uma impressão.
Especialistas em vinho e cientistas vêm estudando os efeitos da música sobre a fermentação de vinhos há algum tempo. Uma teoria chamada Sonor Wines mostrou que o vinho se torna mais refinado ao ser fermentado ao som de compositores como Mozart.
Além disso, acredita-se também que ouvir algum determinado tipo de música ao degustar um vinho pode alterar a percepção sobre o seu sabor.
Experimentar a harmonização entre música e vinho pode ser uma atividade muito divertida para os amantes da bebida. Por isso, trouxemos algumas dicas sobre como combinar o sabor de diferentes tipos de vinhos e uvas com as mais variadas canções e melodias.
Como a música influencia o sabor do vinho
A produção de um vinho pode ser influenciada por uma série de fatores, sendo algumas delas temperatura, localização e umidade. Na hora da degustação, o olfato e o paladar também fazem toda a diferença na sensação de determinado rótulo.
A música exerce um papel importante na percepção que nosso cérebro tem sobre o sabor de um vinho. Há uma relação entre os aspectos cognitivos e a música que sugere que as ondas sonoras estimulam uma áreas determinadas do cérebro.
Então, quando se faz a degustação de um vinho enquanto se ouve música, as áreas do cérebro relacionadas a essa ação estão ativadas e fazem com que as sensações palatais sejam ainda mais completas e sofisticadas.
Harmonizando música e vinho
Indo além da união entre música e vinho, acredita-se que determinados ritmos e canções harmonizam perfeitamente com algumas variedades de uvas e rótulos.
Listamos aqui algumas sugestões de harmonização que vão deixar suas degustações de vinho ainda mais divertidas e saborosas!
Vinhos tintos + rock e música clássica – Os estudos têm demonstrado que os tintos gostam mais de músicas profundas e com mais sentimentos, sem tons estridentes.
Cabernet Sauvignon é uma variedade que harmoniza bem com canções mais agressivas e com timbres de guitarra, como rock clássico. Já os Pinot Noir preferem músicas românticas. Músicas clássicas também combinam com vinhos tintos
Vinhos brancos + jazz – A acidez e a mineralidade dos vinhos brancos combinam perfeitamente com músicas rápidas, ritmadas e ricas em timbres metálicos. Por isso, o jazz pode ser a harmonização ideal para os rótulos brancos.
Vinhos rosés + MPB e bossa nova – A rica musicalidade cheia de nuances da MPB e da bossa nova fazem dos ritmos a trilha sonora perfeita para saborear um bom vinho rosé. O ritmo mais lento e contínuo, unido a instrumentos como piano, eleva a complexidade dos sabores desta variedade de vinhos.
Apesar dos estudos que foram feitos até o momento, não há regras específicas para as harmonizações. Além disso, vale lembrar que aquilo que parece mais agradável ao amante de vinho é a combinação correta.
Como preparar uma degustação harmonizada com música
Agora que você já conhece um pouco mais sobre as combinações mais indicadas entre música e vinho, é importante saber também como aproveitar ao máximo essa experiência.
A degustação pode ser realizada em um ambiente sereno e bem iluminado, para facilitar o foco nas características do vinho.
Ao invés de tocar as músicas completas, cerca de 15 a 20 segundos antes de saborear o vinho pode ser suficiente.
Evite uma variedade muito extensa de rótulos e músicas, pois isso pode resultar em uma harmonização desfavorável.
Aproveite o momento para conhecer mais sobre cada sabor de vinho e entender como a música influencia em sua apreciação.
Por fim, lembre-se que a primeira regra de uma boa degustação de vinhos é se divertir! Com rótulos de qualidade e a companhia correta, combinar vinhos com música pode se tornar uma atividade muito prazerosa. Compre seu vinho online e prepare esse encontro para seus familiares e amigos!
Atualizado em 21/08/2021 – 12:30.
Açaí do Ninja
De feirante a empresário de sucesso: Carlos Henrique e sua indústria de açaí
As dificuldades que surgem ao longo do caminho podem se tornar a força motriz para um destino de sucesso. Esse é o caso de Carlos Henrique, jovem empreendedor que, em 2015, aos 18 anos, ajudava a família em uma frutaria em Goiânia. Movido por sua paixão pelo açaí e por uma visão empreendedora, ele decidiu inovar ao oferecer porções de açaí com frutas na frutaria de seus pais. Com a popularidade crescente do produto, Carlos e sua esposa deram o próximo passo e montaram um delivery em casa, criando as bases para o que viria a ser a marca Açaí do Ninja.
Com ideias inovadoras e um espírito resiliente, a empresa cresceu e se transformou em uma franquia consolidada, que hoje conta com mais de 80 unidades em Goiás. A marca oferece receitas exclusivas, resultado de anos de testes e aprimoramentos, garantindo sabores marcantes, cremosidade e versatilidade que conquistam os clientes. A produção é feita em uma indústria própria, com matéria-prima de alta qualidade vinda diretamente da região Norte do Brasil e seguindo rigorosos padrões de higiene.
Agora, o Açaí do Ninja expande suas operações para a Capital Federal, trazendo um conceito de franquia de alimentação que agrada a todos os paladares. O cardápio diversificado inclui um self-service com 24 sabores de sorvetes, 5 tipos de açaí e 1 de cupuaçu, além de tigelas prontas com acompanhamentos e uma linha de pratos quentes, como tapiocas, mistos e omeletes. “Hoje, estamos em plena expansão para todo o Brasil, com uma indústria de alta capacidade de produção e uma equipe qualificada”, afirma Carlos Henrique, CEO da marca.
Carlos Henrique destaca que o futuro da marca inclui a expansão pelo modelo de franquias em todo o território nacional e a projeção de levá-la além das fronteiras, gerando empregos e valorizando a cultura do açaí. “Cada tigela de açaí que servimos carrega um pedaço do nosso coração. Mais do que uma empresa, nós construímos uma família”, completa o empresário.
Atualizado em 19/11/2024 – 21:20.
Brasília
Você conhece o Yolo? Clube oferece descontos em mais de 300 restaurantes
O clube de descontos Yolo está transformando a forma como os apaixonados por gastronomia desfrutam das melhores experiências culinárias em Brasília. Sucesso na capital federal, a plataforma chegou em São Paulo neste ano e deve alcançar mais cidades do país em 2025. Mas o que é o Yolo? Victor Thomé, empresário e fundador, explica que com mais de 300 restaurantes parceiros, o clube oferece um benefício irresistível: ao pedir o primeiro prato principal, o segundo sai de graça.
De acordo com ele, essa vantagem se aplica a uma ampla variedade de estabelecimentos, desde refeições rápidas, como hambúrgueres gourmet, até jantares sofisticados em restaurantes de alta gastronomia. “Brasília desponta como a cidade líder no uso do Yolo, tanto em número de restaurantes participantes quanto em assinantes. Só na capital, somamos mais de 30 mil usuários atualmente”, pontua.
Com uma demanda crescente, a empresa planeja expandir o serviço para mais de 10 cidades até 2025, oferecendo ainda mais possibilidades aos usuários que buscam economizar sem abrir mão de qualidade e diversidade na hora de escolher onde comer.
Rodrigo Melo, chef e sócio do restaurante Cantucci Osteria, é um dos parceiros do Yolo. Junto à ferramenta há quase um ano, ele conta que a plataforma possibilita um aumento significativo no número de clientes da casa, principalmente em datas comemorativas, como a Black November, em que o Yolo oferece descontos durante todo o mês. “Percebemos uma grande mudança quando há clientes da plataforma no restaurante. Esta é uma parceria importante para nós e estamos com a expectativa alta para os próximos meses, com as nossas vendas, mas principalmente com a participação do Yolo”, destaca.
Conheça o Yolo
Com mais de 300 restaurantes parceiros, o Yolo nasceu há 7 anos e vem revolucionando o acesso a boa gastronomia de Brasília. Ele possibilita aos usuários o ganho de um prato principal ao pedir outro. O programa funciona de forma presencial, e conta com duas novidades: delivery e take out. Com casas como Santé Lago, Cantucci Osteria, Dudu Bar, Chicago Prime, Ouriço, Veloce, Picanhas do Sul, Mercado Del Puerto, Confraria do Camarão, Blend Boucherie, Italianissimo, Saveur Bistrot, Vitorino, entre outras, são parceiras do clube.
Black November
Com um número recorde de restaurantes parceiros, inclusive em São Paulo, a expectativa está em alta. Além dos descontos mais agressivos já oferecidos dentro da plataforma, durante o mês de novembro, os clientes poderão adquirir o pacote anual, com uma redução de mais de 60% do valor total. O Yolo também prepara sorteios exclusivos. “Acreditamos que essa será a maior Black November da história do Yolo, com um aumento significativo tanto de clientes recorrentes quanto de novos usuários, que entram em grande número nessa época”, reforça Thomé.
Atualizado em 15/11/2024 – 12:51.
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