Curta nossa página

Cine Brasília

Orquestra Sinfônica faz concerto comemorativo nesta terça (5)

Publicado

Foto/Imagem: Gabriel Jabur/Agência Brasilia


A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) prepara um concerto especial para comemorar o Dia Nacional da Cultura, celebrado nesta terça-feira (5), no Cine Brasília, com entrada franca. Os portões são abertos às 19h15 para idosos e pessoas com deficiência e às 19h30 para o público em geral.

“Será um concerto com obras de compositores brasileiros, do passado e atuais”, explica o regente da Sinfônica, Cláudio Cohen. Na pauta, os cem anos do nascimento de Claudio Santoro e 60 da morte de Heitor Villa-Lobos. Ney Rosauro, contemporâneo, é compositor radicado em Brasília, com intensa carreira internacional como percussionista, assim como o jovem André Mehmari, um dos expoentes da nova geração nacional. 

Sobre a série Bachianas Brasileiras, do carioca Villa-Lobos, Cohen explica: “Da Nº 1, para orquestra de violoncelos, à Nº 9, para coro a capela, o ciclo dessas composições de Villa-Lobos é fascinante pela sua riqueza formal e diversidade de concepção. A Nº 6 é um dueto para flauta e fagote, dois instrumentos nos extremos da palheta sonora”. 

Cohen entende que “as Bachianas são, decerto, no mundo inteiro, a mais bela e mais complexa homenagem que se prestou à grandeza do Barroco e a seu maior representante, Johann Sebastian Bach” (1685-1750). Daí o nome da série do compositor brasileiro.

As Bachianas Nº 1 serão executadas pelo naipe de violoncelos da OSTNCS, que tem como primeiro violoncelista Rodolpho Borges. “Estou muito feliz; é sempre um prazer enorme executar uma obra dessa complexidade musical, carregada de nuances e grande beleza”, diz o músico, natural de João Pessoa (PB). Ele pontua ainda que o violoncelo era o instrumento preferido de Villa-Lobos.

Sobre as Bachianas Brasileiras Nº 6, para flauta e fagote, o fagotista da Sinfônica Flávio Lopes diz que a peça faz parte do estudo do instrumento pelas dificuldades técnicas que impõe, tratando-se de uma obra de virtuosismo que lembra todas as características da música brasileira, tanto no que diz respeito ao fagote quanto à flauta.

Frevo para dois pianos, de Claudio Santoro (1919-1989), foi escrito para a pianista Neuza França, autora do Hino Oficial de Brasília, e falecida em 2016. “Estreou no auditório da Escola de Música de Brasília, durante o Festival de Verão, acompanhada por coreografia de Gisèle Santoro”, rememora Cohen. A coreografia em versão orquestral gravada foi apresentada em 7 de dezembro de 1980, no Teatro Dulcina, de acordo com o maestro.

A obra de Ney Rosauro é uma orquestração do Concerto nº 1 para vibrafone e orquestra. “Eu fiquei fascinado pela beleza da obra e sugeri ao compositor que a transcrevesse para orquestra, de onde surgiram os três episódios dedicados a mim”, conta o regente da Sinfônica, que destaca da peça “sua extrema brasilidade e ritmo”.

A obra Variações sinfônicas sobre um tema de Ernesto Nazareth, de André Mehmari, foi encomendada e gravada pela Orquestra Sinfônica de São Paulo. O tema é o tango Fon-fon! (1913), do pianista carioca e compositor de choros e sambas, referência a uma revista popular que circulou na então capital federal e berço dos gêneros, Rio de Janeiro, entre 1907 e 1958. 

Cohen destaca que Mehmari faz, na obra, uma grande viagem musical com citações a Villa-Lobos e ao compositor russo Petrovich Mussorgsky, do conhecido “Grupo dos Cinco”, de corte nacionalista, transitando ainda pelo choro e jazz.

Esplanada dos Ministérios

Menos É Mais, Léo Santana e outras atrações agitam os 65 anos de Brasília

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Aniversário de Brasília 65 anos
Foto/Imagem: Renato Alves/Agência Brasília

A celebração dos 65 anos de Brasília terá shows de atrações nacionais de renome na Esplanada dos Ministérios. Serão três dias de programação gratuita, entre 19 e 21 de abril, com artistas do axé, forró, frevo, pagode, piseiro, sertanejo e gospel. A festa na área central integra a série de ações comemorativas promovidas pelo Governo do Distrito Federal (GDF), sob o tema “O melhor tempo é agora”.

Os shows começam no sábado (19), tendo como atrações principais os cantores Wesley Safadão – que já gravou dois DVDs da carreira na cidade – e Léo Santana. No domingo (20), subirão ao palco o cantor Fagner – que, na juventude, cursou Arquitetura na Universidade de Brasília (UnB) –, o projeto musical O Grande Encontro e a cantora Mari Fernandez. Já na segunda-feira (21), os destaques são o cantor gospel Eli Soares – que se apresentará no período da manhã –, a banda brasiliense de pagode Menos É Mais e a dupla sertaneja Zé Neto & Cristiano, que fará a gravação de um novo conteúdo audiovisual da carreira.

As apresentações musicais ocorrerão em um megapalco com telões e passarela a ser montado na Esplanada dos Ministérios. A estrutura terá camarotes, área kids e pet, roda gigante, tirolesa e praça de alimentação.

Ao longo da festividade, a população poderá contar com o programa Vai de Graça, que oferece transporte público de graça ao cidadão. De forma estendida, a gratuidade estará disponível deste a Quinta-feira Santa (17) até o dia do aniversário de Brasília, segunda-feira (21). Além disso, o GDF anunciou também o programa Lazer Para Todos durante os cinco dias de feriado, permitindo o acesso livre ao Jardim Botânico e ao Zoológico de Brasília.

Diversidade

Os 65 anos de Brasília incluem ainda os eventos religiosos da Semana Santa. Este ano, a Via Sacra na sexta-feira (18), no Morro da Capelinha, terá participação efetiva dos órgãos do GDF. A missa em ação de graças a Brasília será celebrada na segunda-feira, às 10h, pelo arcebispo Dom Paulo Cezar na Catedral Metropolitana de Brasília. A expectativa é receber 3 mil fiéis.

O setor produtivo também estará mobilizado no aniversário da capital. A rede hoteleira anunciou que alguns hotéis terão 35% de descontos nas hospedagens. A área gastronômica terá dois festivais em curso: Restaurant Week, entre 14 e 27 de abril, e Comida di Buteco, entre 11 de abril e 4 de maio.

A corrida de rua também faz parte das atrações. Nos dias 20 e 21, ocorre mais uma edição da Maratona Brasília. Além da principal modalidade de 42.195 km, os atletas e amadores poderão participar de percursos de 3 km (caminhada), 5 km, 10 km e 21 km, na Esplanada dos Ministérios, com largada em frente ao Museu Nacional da República.

Os principais equipamentos públicos do Distrito Federal vinculados à Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) estarão com programações especiais gratuitas durante o aniversário. A Sala Martins Pena, do Teatro Nacional Claudio Santoro, recebe no dia 19 atrações teatrais, no dia 20 um espetáculo de mágica, e no dia 21 a Medalha do Boi de Seu Teodoro e o concerto Rock Sinfônico da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro.

CONTINUAR LENDO

Neste sábado (12)

Alameda Shopping comemora 35 anos com programação especial

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Alameda Shopping
Foto/Imagem: Divulgação

Em abril, o Alameda Shopping celebra seus 35 anos de história e, para marcar esta data tão especial, preparou uma programação cheia de atrações para os seus clientes. Serão diversas ações para engajar os frequentadores e transformar esta festa em um momento inesquecível para todos. O empreendimento espera a participação de todos para tornar esse aniversário ainda mais especial!

Alameda Day

Neste sábado, 12 de abril, o Alameda Shopping realiza o Alameda Day, um evento repleto de atrações para todos os gostos:

Apresentação da Orquestra – Concerto exclusivo da Orquestra Agnus Dei, na Praça Central, das 15h às 16h;

Música na Praça – Programação especial com apresentações musicais, das 12h às 15h e das 16h às 17h;

Pipoca & Algodão Doce – Distribuição gratuita das 14h às 18h;

Câmera 360º – Para estimular a interação e criar conteúdos para as redes sociais, a Câmera 360º estará disponível das 14h às 18h.

Mês de ofertas

Durante todo o mês de abril, o Alameda Shopping terá uma página especial no seu site com ofertas e descontos exclusivos.

Estácio Brasília

No mesmo dia, das 13h30 às 18h, também terá uma programação especial de serviços gratuitos e orientações para o público. A parceria com a Estácio oferece diversas atividades de apoio à saúde e bem-estar:

Direito – Orientação Jurídica com Rodrigo;

Arquitetura – Escritório Modelo com Gustavo;

Contábeis – Orientação sobre Imposto de Renda;

Biomedicina – Auriculoterapia;

Radiologia e Pedagogia – Orientações sobre Radiologia e o tema Imagens que Conectam e Cuidam (relacionado ao Dia Mundial e Nacional da Conscientização do Autismo);

Enfermagem – Aferição de pressão e prevenção de câncer de mama, útero e próstata;

PP e JOR – Orientações sobre gestão de mídias sociais e produções audiovisuais para web;

Farmácia – Aferição de pressão, uso racional de medicamentos, descarte de medicamentos, e extração de dia caseiro;

Odontologia – Instrução de higiene oral, escovação supervisionada, aplicação de flúor tópico e prevenção do câncer bucal;

Nutrição – Avaliação de bioimpedância e orientações nutricionais;

Fisioterapia – Orientação postural e outros serviços;

Educação Física – Avaliação de força de membros superiores e inferiores, além de exercícios de coordenação e cognição.

O aniversário é do shopping, mas a festa é totalmente prepara para os clientes do shopping pioneiro de Taguatinga com todas as atividades e descontos exclusivos para comemorar os 35 anos do Alameda Shopping.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2024 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense