Cidades
Operação flagra 70 condutores por dirigirem após o consumo de bebida alcoólica
Durante a Operação Lei Seca realizada pelo Detran-DF, PMDF, DER e PRF, de sexta-feira (12) a madrugada desta segunda-feira (15), foram autuados 70 condutores por dirigirem após o consumo de bebida alcoólica, sendo que um foi conduzido à delegacia por apresentar quantidade de álcool considerada crime. Também foram flagrados seis motoristas inabilitados e seis com a CNH vencida há mais de 30 dias. As equipes recolheram aos depósitos 161 veículos por infrações diversas, um deles com mais de R$ 20 mil em débitos.
As operações fizeram parte de uma ação integrada nacional de combate à alcoolemia, promovida pelo Fórum Permanente das Operações Lei Seca do Brasil. As ações ocorreram em diversas regiões do País. Em Brasília, as atividades ficaram prejudicadas pelas fortes chuvas.
Bafômetro descartável – Em 2018, o Detran-DF dará continuidade as atividades relativas a álcool e direção. Dentre as ações educativas previstas para o período de Carnaval, o Detran utilizará bafômetros descartáveis para conscientizar a população. A intenção é demonstrar que o consumo de qualquer quantidade de bebida alcoólica pode trazer alterações ao organismo. O material também será utilizado na triagem de condutores durante as ações de fiscalização.
Além disso, o Detran intensificará as ações de combate à condução de veículo após a ingestão de bebida alcoólica. A exemplo da Operação Festa Segura, realizada durante as festividades de fim de ano, a intenção é promover uma intensa fiscalização por 15 dias.