Esportes
O que muda com Dorival, no caminho para a Copa 2026?
Após a primeira convocação de Dorival Júnior frente à seleção brasileira, jornalistas e torcedores estão querendo entender o que pode mudar com Dorival Júnior como treinador da seleção. Para te ajudar a compreender essa situação, fizemos uma análise detalhada sobre o que pode acontecer de agora em diante.
Apesar dos recentes resultados negativos, o Brasil segue como favorito na maioria dos jogos que disputa nas melhores casas de apostas do país. Isso mostra que o time ainda tem potencial para voltar a ser protagonista no futebol mundial.
Desde a eliminação da última Copa do Mundo, em 2022, no Catar, o Brasil já está com seu terceiro comandante, Dorival Júnior. Agora, todos esperam que o treinador siga como técnico da seleção até o próximo mundial.
O primeiro desafio será recuperar o prestígio da seleção Canarinho, tanto no exterior como frente à própria torcida brasileira. Já que seis seleções garantem uma vaga na próxima Copa, e mais uma disputa a repescagem, é bem provável que a seleção se classifique, mas o torcedor quer mais do que isso.
Apesar de estar na zona de classificação nas eliminatórias atuais para a Copa do Mundo 2026, o Brasil não apresentou um bom futebol e acumula resultados ruins, como empate contra os venezuelanos e derrota contra a Argentina (0x1) em pleno Maracanã, que foi a primeira derrota em casa da seleção brasileira na história.
Retrospecto 2023
O Brasil acumula três derrotas seguidas e quatro jogos sem vencer. Em outubro de 2023, o Brasil empatou em casa contra a fraca Venezuela e, depois, perdeu para os uruguaios por 2×0. Em novembro, mais duas derrotas, contra Colômbia e Argentina, deixaram o Brasil em um desconfortante sexto lugar na tabela de classificação.
Na campanha atual, o Brasil só venceu duas partidas, que foram os dois primeiros confrontos na competição, contra Bolívia e Peru, lanternas do torneio. Até agora, a seleção tem apenas sete pontos em seis jogos, o pior desempenho da seleção, em termos de aproveitamento, na história das eliminatórias.
O Brasil balançou a rede apenas contra Bolívia, Peru e Venezuela. Além disso, já são sete gols tomados. O único adversário que não marcou gol contra o Brasil foi o Peru. Todos os outros adversários conseguiram balançar a rede contra os brasileiros.
Somando todos os jogos, além das eliminatórias, o desempenho do Brasil em 2023 foi o pior da história desde 1940.
O que Dorival pode mudar?
Agora, todos se perguntam: o que o treinador Dorival Júnior pode fazer para melhorar isso.?
A princípio, devemos lembrar que o trabalho do treinador sempre apresentou equipes competitivas, com elencos apresentando boas variações. O treinador é reconhecido por conseguir administrar bem as peças que dispõe.
Dessa forma, Dorival Júnior se mostra capaz de montar equipes diferentes conforme os jogadores que tem à disposição. Isso é importante na seleção, pois, nos últimos anos, vimos uma equipe muito dependente do Neymar. E quando ele não podia atuar, o time parecia sem criatividade.
Além disso, saber variar a estratégia será importante para formar equipes capazes de enfrentar os diferentes estilos de jogo nas equipes sul-americanas.
A convocação de Dorival Júnior para os duelos contra a Espanha e Inglaterra mostrou que ele está empenhado em buscar alternativas. Prova disso foi a convocação de atletas que atuam no futebol nacional, como Bento, Ayrton Lucas e Endrick,
As partidas contra os times europeus será um desafio importante para o treinador. O time terá que se mostrar estável e competitivo contra seleções que possuem uma base forte e estão bem estruturadas.
Você está confiante na seleção? Deixe sua opinião e comente sobre o que você espera de Dorival Júnior no comando da Amarelinha.